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A QUINTA DAS NOVE COISAS MAIS IMPORTANTES PARA ATINGIR A EXCELÊNCIA EM GESTÃO NA SUA EMPRESA

“Fazer as coisas certas é mais importante do que fazer certo as coisas”

Frase inspiradora do dia – de Peter Drucker


Você – uma pessoa melhor e mais bem sucedida! Esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente aqui no blog do Maluco:)

Nosso sonho é ser cada vez mais útil e relevante para que você possa aumentar o seu valor pessoal e profissional.

Você um profissional de destaque, com performance e rendimento superior – É o objetivo deste post !


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura “A Liberdade guiando o povo (em francês: La Liberté guidant le peuple)”

Trata-se da pintura mais famosa de Eugène Delacroix em comemoração à Revolução de Julho de 1830.

Neste quadro, uma mulher representando a Liberdade, guia o povo por cima dos derrotados, empunhando a bandeira tricolor da Revolução francesa.

Para mim este quadro tem tudo a ver com o tema deste post – Liderança

principalmente porque ele representa a força da mulher, cada vez mais presente e importante na direção rumo a mundo novo e melhor.

Neste post, dando continuidade à série “As 9 coisas mais importantes para sua empresa atingir a excelência em gestão”, vou compartilhar com você algumas dicas sobre como você pode aperfeiçoar e melhorar a maneira como você e sua empresa podem atingir o nível de excelência em gestão de classe mundial referente ao quesito :

5) LIDERANÇA

Em qualquer empresa de sucesso, a Liderança é a base de tudo.

Toda empresa depois de fundada, segue um ciclo de vida cujo sucesso dependerá fundamentalmente desta quinta coisa mais importante entre as nove mais importantes para se atingir a excelência em nível de empresa classe mundial.

O item relacionado a este fundamento é a Liderança – é por meio dela que, aliada à boa governança, a excelência em gestão é atingida e resultados consistentes são alcançados.

Uma organização que deseja crescer de forma perene e sistêmica precisa exercitar a liderança diariamente e a comunicação, neste sentido, tem papel fundamental, uma vez que permite a integração de todas as partes do processo.

A Liderança é a ponta da corda da gestão, é o ponto de partida e junto com valores e conceitos de ética e sustentabilidade disseminados, gera o engajamento de colaboradores e a estruturação de práticas de gestão e das condições necessárias à busca da excelência.

Entre as coisas mais importantes para uma Liderança de sucesso estão:

– Construir a missão da empresa e disseminá-la aos seus colaboradores;

A missão é o mapa que a empresa e todos seus colaboradores e funcionários devem seguir.

É a direção a ser seguida.

É pela Missão que a Liderança passa para cada funcionário o motivo pelo qual ele deve se inspirar, levantar todos os dias e ir para a empresa para lutar por uma causa ou uma missão nobre que traga mais significado ainda para a sua vida.

Definir a Missão é uma tarefa exclusiva da alta cúpula da Liderança e não pode e nem deve ser delegada para funções operacionais.

Depois que a Liderança define a Missão ela a detalha e desdobra em valores e comportamentos para cumprir esta Missão, definindo assim a Cultura que norteará a empresa.

– Verificar de que forma a ética é praticada e incentivada pelos dirigentes nas relações internas e externas, como no tratamento com seus “stakeholders” tais como clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, entre outros.

É fundamental estabelecer princípios para promover e assegurar o comportamento ético nas relações, principalmente nos dias de hoje.

Os líderes e gestores devem analisar constantemente o desempenho da sua empresa para garantir que seus objetivos e metas sejam cumpridos.

A análise crítica deve ser realizada de forma sistêmica e relacionada a aspectos financeiros, de produção, de vendas, de clientes, de colaboradores e de fornecedores.

– as metas, os objetivos, as estratégias e os resultados precisam ser compartilhados com os colaboradores para que o grupo possa buscar os mesmos ideais.

Sabe-se que, quando os colaboradores da empresa entendem os objetivos e acompanham os resultados, o nível de produtividade e comprometimento aumenta.

É muito importante que a utilização dos recursos (tempo, gente e dinheiro) da empresa esteja 100% amarrada às maiores prioridades estratégicas da empresa, não se permitindo desvio de aplicação de recursos para qualquer atividade que não esteja intimamente ligada à Estratégia.

Além disso, é função da liderança formar e desenvolver novos líderes, de forma estruturada, evitando preferências pessoais.

O crescimento da empresa e a capacidade e as competências gerenciais estão diretamente ligados aos investimentos no desenvolvimento de gestores e na liderança.

Por fim a Liderança deve se dedicar à análise de cenários e antecipar-se às tendências de forma a auxiliar no crescimento da empresa e no processo de construção da inovação.

É importante buscar informações e conhecimento, assim como criar parcerias que possam promover a cultura de inovação, de melhoria e de excelência.

A liderança deve apoiar o desenvolvimento de um ambiente propício ao incentivo e à troca de ideias.


Em adição aos itens acima descritos, uma boa Liderança deve estimular :

A franqueza como uma das práticas mais importantes da empresa.

Para que os funcionários conheçam a fundo a Missão, a Visão e adotem os valores e os comportamentos exigidos para o seu atingimento, eles precisam  aderir e entender a Cultura implantada para a empresa.

A liderança deve fazer com que a franqueza seja um dos principais valores da empresa, onde o feedback amplo e o debate forte e aberto permita mostrar aos funcionários o que eles estão fazendo de certo e onde eles precisam melhorar.

A liderança deve estabelecer a Celebração como um jeito de ser da empresa

Lembrando que celebrar não é levar todos os funcionários para um jantar com o chefe – é bem mais do que isto – Celebrar é criar momentos que permitam que os colaboradores possam comemorar com suas famílias, esposas, maridos e filhos suas conquistas profissionais – a empresa deve estimular esta prática.

Para celebrar combine dinheiro e recompensas relacionadas à entrega dos resultados e programação de entretenimentos com capacidade de aumentar a satisfação, a motivação e o engajamento.

A Liderança deve implementar a avaliação permanente de seus colaboradores,

Implementando a diferenciação e a recompensa certa para os melhores jogadores, o feedback e o suporte para os jogadores com desempenho abaixo do esperado e o afastamento dos colaboradores que estejam fora dos padrões de resultados e de aderência à cultura da empresa.

A Liderança precisa agir como a fonte de energia da empresa, como a Luz que mostra o caminho transmitindo ideias e desafios com o máximo de energia, motivação e transparência possível.

A Liderança deve ter processos para lidar com crises, desde o mapeamento de riscos até atitudes fortes e objetivas para lidar com crises, caso elas aconteçam.

A Liderança deve desenhar e comunicar suas estratégias de maneira a mobilizar um engajamento incomum de seus colaboradores – deve criar diálogos, debates para vender suas ideias, enfrentar as resistências e fazer as coisas acontecerem.

E por fim a Liderança precisa avaliar resultados sempre de forma comparativa com o mesmo período do ano anterior e principalmente com relação à performance da concorrência em igual período e a partir destas avaliações comparativas tomar as decisões necessárias quando os resultados derem sinais de alerta e de necessidade de ação.

Clique aqui para ler a primeira coisa mais importante

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Clique aqui para ler a terceira coisa mais importante

Clique aqui para ler a quarta coisa mais importante

Para encerramento deste post, escolhi como trilha sonora uma música que todo Líder deveria ouvir antes de partir para uma missão.

Para mim esta música cria senso de urgência, aumenta a autoestima e a autoconfiança e me torna mais firme e decidido para seguir em frente.

Ouça “A Cavalgada das Valquírias”, de A Valquíria, de Wagner

(Versão registada em 1991-92, na Festspielhaus de Bayreuth, com direcção de Daniel Barenboim e encenação de Harry Kupfer)

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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