Novidades

O POWERPOINT ESTÁ MORTO!

 ” O Contador de histórias transforma a arte da palavra em arte do encontro “

Frase inspiradora do dia – de Benita Pietro

Você uma pessoa melhor e mais bem sucedida – esta é a causa pela qual trabalhamos aqui no blog do Maluco:) 

Você uma pessoa ainda mais convincente e capaz de vender e apresentar suas ideias e projetos – é o objetivo deste post


O Powerpoint está morto :

Um dos maiores segredos das pessoas mais persuasivas e convincentes do mundo é que elas não gostam de usar um monte de slides de Powerpoint, recheados de dados, números e estatísticas para vender suas ideias.

Elas descobriram que só Powerpoint não funciona para prender a atenção das pessoas e vender suas ideias e projetos.

Segundo a psicologia cognitiva a mente humana absorve, retém e memoriza mais fatos que são apresentados em forma de histórias.

Desde os tempos das cavernas, quando o homem se sentava ao redor do fogo, é que as histórias são usadas para persuadir os outros.

Os livros, os filmes, as séries e as novelas fazem muito sucesso exatamente porque se baseiam em histórias.

Portanto desenvolva uma grande habilidade para contar histórias e faça dela o seu maior diferencial competitivo na hora que tiver que vender, persuadir, apresentar uma ideia, um produto, um serviço ou um projeto.

Estruture suas apresentações ao redor de histórias. Guarde os dados, os fatos, os números e as estatísticas como backup, como evidências que comprovem o valor de suas histórias dentro de um contexto e um roteiro bem trabalhado.


Veja este exemplo:

Pedro tinha uma vida invejável.

Numa sexta-feira foi promovido por seu chefe ao segundo melhor cargo da empresa.

No fim de semana gastou o que não tinha para comemorar e comprar coisas para a família e para a casa.

Na segunda, quando chegou para trabalhar descobriu que o chefe responsável por sua promoção tinha morrido subitamente de infarto durante o fim de semana.

Alguns dias depois, foi demitido pelo novo chefe que chegou com novos planos e nova equipe.

Pedro ficou desempregado por mais de um ano, perdeu praticamente tudo que tinha conquistado…

Hoje ele é um dos mais bem sucedidos empreendedores do país na sua área de atuação.


Contar histórias é simplesmente isso: ter a capacidade de descrever como uma vida estável e desejável muda de uma hora para outra chacoalhada por um acontecimento impactante, inesperado e surpreendente.

E como a pessoa atingida por este acontecimento age para restaurar o equilíbrio passando pelo choque e o conflito entre suas expectativas subjetivas e uma realidade objetiva que se recusa a cooperar.

Contar histórias é expor os dramas, trazer os problemas para o primeiro plano e sem seguida mostrar o que foi feito para superá-los.

O Powerpoint está morto. Substitua-o por uma boa história e brilhe nas suas apresentações ainda que dê “pau” no micro ou acabe a energia elétrica durante sua exibição – sustente-a com uma boa história.

*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco


Se você gostou deste post, concordaria em compartilhá-lo agora com seus amigos e parentes, porque assim você também contribuiria para a causa de deixar este mundo um lugar um pouquinho melhor através do compartilhamento de informações úteis e relevantes que possam transformá-lo ainda mais?


Para encerrar este post escolhi uma música que mostra o poder de uma boa história para prender a atenção e atingir em cheio a mente e o coração das pessoas – ouça “Eduardo & Mônica” do Legião Urbana – e veja uma bela e linda história :

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*