No história do post anterior, Mary, um executiva de uma grande empresa de produtos eletrônicos dos Estados procurou uma famosa cigana que dava conselhos de gestão lendo a mão de pessoas jurídicas através da mão de seus donos.
Ela fazia isto usando seus anos de conhecimentos acumulados como executiva responsável por várias empresas ao redor do mundo.
Depois da visita e dos sábios conselhos, Mary, a executiva, voltou para sua empresa nos Estados Unidos e como primeira providência criou um Checklist para avaliar o grau de competitividade organizacional das diversas empresas que compunham o seu grupo.
Depois convocou todos os CEOs destes negócios e distribui o checklist para eles exigindo que o aplicassem em suas unidades de negócio e o devolvessem para a matriz, junto com um plano para aumento da competitividade.
Depois que ela recebeu os vários formulários preenchidos por unidade de negócio, ela os usou para alavancar a competitividade do grupo inteiro, compartilhando as melhores práticas identificadas em um negócio específico para todos os outros negócios cuja avaliação não tinha sido tão boa.
E deu muito resultado, a competitividade do seu grupo é uma das maiores do mercado hoje em dia.
Checklist para avaliar a sua competitividade organizacional
Nós resolvemos distribuir o que seria no mundo real este checklist para nossos leitores, a fim de que eles também possam avaliar o grau de competitividade de suas empresas.
Os quesitos do checklist já estão ordenados por ordem de importância (do maior para o menor).
Dentro de cada quesito você vai ler uma série de perguntas para as quais deve dar uma nota para sua empresa numa escala de 1 a 10.
No final, ordene as respostas em ordem numérica crescente de avaliação e elabore estratégias para reforçar seus pontos mais altos e trabalhar as perguntas de menor avaliação:
Leave a Reply