Novidades

10 dicas matadoras para aumentar sua competitividade empresarial

competitividade empresarial 1
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Era uma cigana diferente: lia a mão, só que de pessoas jurídicas.

Ela tinha o poder de decifrar o presente e o futuro das empresas, apenas lendo as mãos de seus donos e proprietários.

Adquiriu esta habilidade ímpar ao longo de vários anos como consultora de gestão em negócios.

Um acontecimento pessoal forte em sua vida a fez abandonar a sua carreira para praticar a arte de ler as mãos das pessoas, seguindo uma longa tradição de sua família.

Só que uma vez ela percebeu que toda vez que lia a mão de um empresário, acabava por força do hábito, lendo também a mão da pessoa jurídica que formava a empresa dele.

Sua fama se espalhou a ponto dela só atender empresários hoje em dia.

Ela ficou tão famosa que atraiu a atenção e a curiosidade de executivos de renome internacionais, entre eles Mary, a dona de uma grande empresa de produtos eletrônicos dos Estados Unidos.

Mary fez uma viagem internacional exclusivamente para se encontrar com aquela cigana diferente e especial, que entre outras habilidades falava muito bem o inglês.

As duas se encontraram na tenda da cigana. Mary se apresentou e disse ter vindo desesperada em busca de apoio e conselhos que pudessem ajudá-la a aumentar a competitividade empresarial de seu negócio.

Depois de 5 minutos de bate-papo numa espécie de quebra gelo, a cigana pediu para ver a mão de Mary.

Foi pegando na mão da empresária americana e tendo uma visão premonitória do futuro da empresa:

competitividade empresarial
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Estou vendo em suas mãos um belo futuro para a sua empresa, apesar de todos os problemas que você enfrenta hoje com ela. Eu vejo de forma bem clara pela análise da palma da sua mão, que sua empresa terá uma liderança pessoal forte ancorada por uma equipe de primeira linha, principalmente nos quadros gerenciais e estratégicos. Vejo você e uma equipe de classe mundial construindo uma estratégia que fará a diferença para melhorar a sua competitividade empresarial.

1. Para aumentar a competitividade de sua empresa, você deverá começar pelo QUEM (escolher uma liderança de apoio de mais alto nível), antes mesmo de definir O QUE (a estratégia que sua empresa seguirá). Mas para isto você terá que fazer uma transição no seu quadro de pessoal, aumentando a sua competitividade empresarial através do aumento do QI médio do seu grupo de colaboradores, trocando pessoas de menor performance e desempenho por pessoas mais bem treinadas e preparadas para os desafios dos novos tempos.

Vejo através das linhas do seu dedo médio, que alguém muito forte e muito influente aparecerá na vida da sua empresa e que esta pessoa será totalmente seduzida pelos produtos e serviços que você oferecer – esta pessoa tem uma coroa na cabeça e você a trata como um rei de verdade – vejo vocês se abraçando e vejo você a chamando pelo nome de Cliente – e pela forma que você a trata ela será a base do enorme sucesso que sua empresa fará no futuro.

Mas para que isto aconteça, você terá que tomar providências para conhecer melhor o seu atual cliente, aumentar a sua satisfação, a sua fidelidade e lealdade, fazendo com que ele queira voltar e comprar cada vez mais, sem intenção de te abandonar por outros concorrentes e fazendo um esforço espontâneo para divulgar sua marca e sua empresa em forma de reconhecimento e recomendação para outros clientes.

2. Ah e não se esqueça de fazer um projeto para reduzir a quantidade de problemas, reclamações e devoluções que têm ocorrido, pois este é um risco muito sério no relacionamento promissor entre vocês.

Vejo pelas linhas do seu dedo indicador, alguns traços marcantes que curiosa e coincidentemente têm o nome de indicadores – representando os indicadores dos bons resultados financeiros e operacionais que sua empresa vai alcançar ao longo dos próximos anos.

3. Para melhorar seus resultados, você precisará voltar toda a atenção da sua empresa para o atendimento das necessidades dos seus clientes de forma obsessiva, precisará amarrar 100% dos recursos que emprega (tempo, gente e dinheiro) à sua estratégia desenhada para aumentar a sua competitividade empresarial.

4. Você precisará focar como nunca em aumentar o crescimento, principalmente das vendas e envolver toda a sua empresa num esforço incomum para a redução de custos e despesas – deverá reduzir seus custos fixos (sim, até eles) transformando-os em custos básicos e principalmente elaborar um plano de forte redução dos seus custos variáveis para ter resultados que alavanquem sua competitividade empresarial.

5. E não se esqueça que para atingir os belos resultados que estou vendo no seu futuro, você deverá aumentar a sua competitividade empresarial através da geração de um fluxo de caixa positivo, de uma melhor gestão do giro da sua empresa (reduzindo os prazos dos seus recebíveis, alongando substancialmente os prazos dos seus pagáveis e principalmente melhorando a gestão do seu estoque – reduzindo o seu inventário e agilizando os seus processos produtivos.

Eu vejo através do seu dedo anelar um grupo de pessoas jovens, bonitas e competentes comemorando os melhores resultados da sua empresa de todos os tempos – as linhas do seu dedo anelar representam seus funcionários construindo o futuro da sua empresa, de uma forma vigorosa e superior aos seus concorrentes.

6. Para que isto ocorra e aumente a sua competitividade empresarial, você precisará mudar a sua forma de recrutamento e contratação, forçando a entrada dos melhores talentos disponíveis no mercado, criando os melhores processos de treinamento e capacitação a ponto dos seus concorrentes querem copiá-los como forma de aumentar a competitividade empresarial deles. E não se esqueça de rever seus processos de avaliação de desempenho e feedback comportamental destes funcionários nível A, de forma a substituir anualmente os piores e reconhecer e recompensar os melhores para aumentar a sua competitividade empresarial.

Vejo que o seu dedo polegar é bem forte e ele representa uma das bases de sustentação e segurança da sua empresa – sem o polegar você não teria como agarrar e segurar as melhores coisas da sua empresa – as linhas do seu dedo polegar formam a sua impressão digital e representam os processos que são criados e operados em todas as suas etapas da cadeia de valor da sua empresa.

7. Para que seus processos funcionem maravilhosamente bem como estou vendo no seu futuro, você precisará mapear os processos atuais, identificar e trabalhar os pontos de ineficiência e de riscos de tal forma que eles sejam executados de forma contínua, moderna e melhorada a cada dia.

Vejo algo interessante no seu dedo mindinho – eu consigo ver linhas em formas de tuas letras – a letra T e a letra I, significando a sua plataforma de TI – Tecnologia – Sistemas de Informática e de Comunicação da sua empresa.

8. Vejo que para atingir a excelência em operações e processos, você precisará modernizar seus atuais sistemas, ao mesmo tempo em que reduz os custos que representavam os antigos – você precisará de sistemas mais baratos, mais eficientes e principalmente mais eficazes para aumentar a sua competitividade empresarial.

9. Em volta da sua mão eu enxergo uma aura dourada representando a Sociedade onde a sua empresa está inserida. Para que a energia em torno da mão que representa a sua empresa como um todo seja cada vez maior, você precisará discutir com a própria sociedade, clientes e funcionários formas de criar mais valores daqui para frente para todos eles e precisará envolver seus fornecedores nesta jornada rumo ao aumento da sua competitividade empresarial.

10. Eu vejo sim um futuro brilhante para a sua empresa, que só será atingido se você seguir as recomendações gerais que te dei à medida em que lia a sua mão – espero que você se lembre de todas elas ao voltar ao seu trabalho.

Dicas extras para melhorar a sua competitividade empresarial

Para finalizar gostaria de acrescentar alguns pontos igualmente importantes que eu vi que sua empresa vai precisar trabalhar enquanto percorria as linhas da sua mão de forma geral:

  • A leitura da sua mão indica que sua empresa é dominada por processos burocráticos, muitos deles obsoletos, com controles ineficazes e quase todos dotados de uma complexidade inacreditável. Você precisará criar um meio de trabalhar de forma inteligente a desburocratização e precisará espalhar para toda a sua empresa e seus parceiros a necessidade da simplicidade e da simplificação como único meio de sobrevivência futura – fazendo isto, o aumento da sua competitividade empresarial será facilitado em muito.
  • Também vejo uma forte necessidade de melhoria na forma de gestão e governança da sua empresa – como excelente empreendedora você criou uma empresa do zero, como se ela fosse um recém-nascido. Só que a sua empresa foi crescendo e você ainda insiste em tratá-la como um bebê crescido – está na hora de você transformar sua empresa em uma adulta séria, implantando um sistema de gestão e governança profissional, se necessário com ajuda externa competente e profissional.
  • E por fim para que sua empresa continue crescendo, dando bons frutos e prosperando da forma como eu vejo na leitura do seu futuro, cuide para que ela seja uma empresa totalmente orientada para a inovação radical – pois eu ainda não te falei, mas a sua empresa que eu vi no futuro faz um enorme sucesso em cima de produtos, serviços e ideias que ainda não existem hoje.

Este post foi escrito em forma de uma história que imaginei para te ajudar a aumentar a competitividade empresarial da sua empresa – espero que esta história te ajude a fixar melhor as dicas e sugestões que, se aplicadas, irão melhorar significativamente a sua competitividade empresarial.

Que você tenha cada vez mais sucesso e mais competitividade empresarial na sua vida!

Você saberia mensurar o quanto a sua empresa é competitiva? Acesse o Checklist gratuito para avaliar o grau de competitividade da sua empresa.
Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*