RECEITA DO SUCESSO EM 13 PASSOS – EXTRAÍDA DE UM ESTUDO JORNALISTICO HISTÓRICO AMERICANO SOBRE OS HÁBITOS DE 500 MILIONÁRIOS

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
“A maneira mais rápida de ganhar dinheiro é resolver um problema. Quanto maior for o problema que você resolver, maior é a probabilidade de você ganhar dinheiro”

A frase inspiradora do dia- Steve Siebold


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, o quadro, pintura óleo sobre tela

” O Rico Insensato” do gênio Rembrandt.

Eu adoro o jeito como este pintor usava a figura de pessoas idosas em várias de suas obras, para retratar as experiências humanas e dar-lhes mais credibilidade.

Também adoro o efeito de claro-escuro que ele usava para compor suas pinturas, numa magistral combinação alternada entre luz e sombra.

Neste quadro, ele retratou a Parábola do Homem Rico, por volta de 1627 mostrando um  velho rico examinando  uma moeda à luz de uma vela.

Veja com que maestria ele reproduziu uma vela acesa por trás da mão direita do velho rico, criando um incrível efeito de cores e reflexos no rosto do velho à altura de seus óculos e nos outros objetos próximos à vela iluminada.

O pintor procurou retratar com a sua arte a famosa parábola religiosa sobre o velho rico, avarento e tolo, alertando para os efeitos da avareza.

Trecho da parábola : “…O homem rico decidiu construir celeiros maiores para guardar uma colheita particularmente boa, no intuito de desfrutar com folga o que armazenara. Mas Deus lhe disse: “Insensato, esta noite te pedirão a alma; e de quem serão as coisas que acumulaste?”

Boa para refletir sobre o equilíbrio entre o ter o ser na vida.


UM ESTUDO SOBRE OS HÁBITOS E A PRÁTICAS DOS MILIONÁRIOS :

Após estudar 500 milionários, jornalista americano dá receita do sucesso em 13 passos.

Hoje, 80 anos após a publicação do livro de Napoleon Hill, o conteúdo continua atual.

A obra aborda como quebrar barreiras psicológicas que impedem muitas pessoas de alcançar seus sonhos

O empresário Andrew Carnegie liderou a expansão da indústria de aço no século XIX.

Quando chegou aos Estados Unidos vindo da Escócia, ele tinha pouco mais de um centavo no bolso.

Mas acabou se tornando, na época, o homem mais rico do mundo.

Durante o auge de sua carreira, ele confiou ao jornalista Napoleon Hill a missão de documentar — e compartilhar — as estratégias que o transformaram em um dos empresários mais bem-sucedidos de todos os tempos.

“Foi ideia do próprio Sr. Carnegie que a fórmula mágica, que lhe deu tamanha fortuna, fosse colocada ao alcance de pessoas que não têm tempo para investigar como ganhar dinheiro”, escreveu Hill no prefácio do livro “Quem Pensa Enriquece” (Ed. Fundamento), resultado de sua parceria com Carnegie.

Hoje, 80 anos após a publicação da obra, o conteúdo continua atual.

Além de analisar Carnegie, o jornalista estudou mais de 500 milionários durante 20 anos.

Suas entrevistas e pesquisas foram parar no livro. Nele, Hill dá “o segredo para fazer dinheiro” em 13 passos.

A abordagem é quebrar barreiras psicológicas que impedem muitas pessoas de alcançar o sucesso.

1. Desejo: você precisa querer.

Todos os milionários começaram com o sonho, a esperança, o desejo.

Imaginavam suas riquezas antes de vê-las em suas contas bancárias.

“Desejar não vai trazer riquezas.

Mas desejar com um estado de espírito que se torna uma obsessão, depois planejar maneiras e meios para adquirir riquezas, e colocar esses planos em prática com uma persistência que não reconheça o fracasso, trará riquezas.”

2. Fé: acredite que você pode alcançar seu objetivo.

Ficar rico começa com a mentalidade — acreditar que você acumulará riqueza.

“A quantidade de dinheiro é limitada apenas pela pessoa em cuja mente está o pensamento. A fé remove as limitações!”, defende Hill em seu livro.

3. Afirmação: use frases para alcançar seu objetivo.

Tornar o desejo por dinheiro ou sucesso em realidade requer que você repita para seu subconsciente o seu objetivo, diz Hill.

Inclusive em voz alta. Basta dizer o que você quer e como pretende alcançar. Faz parte de transformar um sonho em uma “obsessão constante”.

4. Conhecimento especializado: ganhar experiência e continuar aprendendo.

A educação só se torna poderosa quando organizada e aplicada à vida. E deve ser continuamente reabastecida. Você nunca para de aprender.

“Homens que não são bem-sucedidos cometem o erro de acreditar que o período de aquisição de conhecimento acaba quando termina a escola.”

5. Imaginação: tenha ideias e visualize seu sucesso.

Se você pode imaginar, pode criar.

“Ideias são os pontos de partida de todas as fortunas. As ideias são produtos da imaginação”, escreve.

“Quem quer que você seja, onde quer que viva, seja qual for a ocupação com que você esteja envolvido, lembre-se a cada vez que você ler as palavras ‘Coca-Cola’ que aquele vasto império de riqueza e influência cresceu a partir de uma única ideia.”

6. Planejamento organizado: aja. Você precisa correr atrás do que quer.

E deve agir com persistência e entusiasmo. “Nós somos bons ‘começadores’, mas péssimos ‘terminadores’. As pessoas estão propensas a desistir ao primeiro sinal de derrota.

Então, não há nenhum substituto para a persistência.”

7. Decisões: derrote a procrastinação com determinação.

Essa é a característica chave que Hill identificou em todos os ricos estudados — determinação. Aqueles que tomam decisões rapidamente, sabem o que querem (e tendem a conseguir o que querem).

“Determinação não é apenas uma característica dos ricos, mas uma das qualidades mais importantes que um líder deve possuir.

No fim das contas, tomar uma decisão errada é melhor do que não tomar decisão alguma.”

8. Persistência: não pare até você conseguir o que deseja.

Persistência é fundamental quando se tenta acumular riqueza, mas poucas pessoas têm a força de vontade necessária para transformar o desejo em algo real.

“Riqueza não responde a desejos. Responde apenas a planos definidos, apoiados por desejos definidos, por meio de persistência constante.”

9. Mestres da mente: esteja rodeado pelos melhores.

Pessoas bem-sucedidas se cercam de amigos talentosos e colegas que partilham sua visão. O alinhamento de várias mentes criativas é mais poderoso do que apenas uma.

“Um grupo de cérebros coordenados (ou conectados) em um espírito de harmonia irá fornecer mais energia do pensamento que um único cérebro, assim como um grupo de baterias vai gerar mais energia do que uma só bateria.”

10. Relacionamento: escolha um parceiro compatível.

A energia sexual é incrivelmente poderosa, segundo Hill. Quando aproveitada e redirecionada, pode melhorar criatividade, paixão, entusiasmo e persistência — cruciais para acúmulo de riqueza.

“O desejo do sexo é o mais poderoso dos desejos humanos.”

11. Subconsciente: abrace a positividade e descarte emoções negativas.

“Emoções positivas e negativas não podem ocupar a mente ao mesmo tempo.

Um ou outro deve dominar.

É de sua responsabilidade se certificar de que as emoções positivas constituam a influência dominante de sua mente”, diz Hill.

12. O cérebro: se relacione com outras pessoas inteligentes e aprenda com elas.

Nosso cérebro é um “transmissor e receptor de vibrações de pensamento”, absorvendo os pensamentos de outras pessoas que nos rodeiam — o que torna ainda mais importante estar com pessoas inteligentes, criativas e positivas.

“Cada cérebro humano é capaz de captar vibrações de pensamento que estão sendo liberadas por outros cérebros”, escreve o jornalista. Tente aprender com todos que o rodeiam.

13. O sexto sentido: confie no seu instinto.

O princípio final deve vir só depois de você já dominar os outros 12 princípios.

“Com o auxílio do sexto sentido, você será avisado de perigos iminentes a tempo de evitá-los.”

Para Hill, o instinto fica mais forte a partir dos 40 anos. Mas pode ser aplicado a qualquer idade.


Créditos do texto acima – o texto deste post não foi escrito por mim, ele é uma compilação de matérias sobre o tema de duas fontes – o site business insider e a revista época negócios – meu trabalho foi reproduzir uma matéria curiosa e interessante a fim de compartilhar esta compilação com você.

Eu esperava dicas mais específicas e concretas antes de ler as matérias, mas ainda assim achei interessante a abordagem dada para os aspectos mais emocionais e mentais do estudo.


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora uma música para cima e para o alto para inspirar ainda mais o seu dia e a sua vontade de fazer acontecer neste mundo.

Ouça “Safe and Sound” com Capital Cities – música muito boa para animar, motivar e inspirar :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2591 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*