Eu escrevi este artigo com o objetivo de contribuir com propostas adicionais, inteligentes e impactantes ao seu processo natural de resolver problemas difíceis e complicados e aumentar a sua qualidade no trabalho.
QUEM NÃO MEDE NÃO GERE!
Esta frase resume este post:
O primeiro passo para resolver um problema muito sério é medi-lo, pois repetindo o que ela diz : Quem não mede não gere!
Para ilustrar a importância da medição na solução de problemas vou lembrar de duas saídas diferentes que você pode adotar para solucionar graves problemas de saúde na sua vida.
Se um belo dia, você acorda com uma enorme dor de cabeça, você pode adotar uma das duas estratégias para combatê-la :
1 – A Estratégia do Farmacêutico que, para te ajudar a resolvê-la rapidamente, te receita um comprimido para dor de cabeça. Você toma o remédio, mas três dias depois a maldita dor de cabeça está de volta.
Isto acontece, porque o farmacêutico na tentativa de te ajudar logo, te receita um comprimido para atacar o sintoma (a dor de cabeça) e não a causa – só que o efeito do comprimido para atacar este sintoma geralmente é curto e temporário e a dor acaba voltando.
2 – A Estratégia do Médico, que te recebe para uma consulta, conversa com você e depois pede uma lista de exames para tentar descobrir as causas do seu sintoma (dor de cabeça).
Com os resultados dos exames, o médico faz um diagnóstico e uma recomendação e te indica procedimentos e medicamentos para atacar as causas do seu problema e assim ele praticamente não volta a te atacar mais.
O mesmo acontece quando você está diante da necessidade da melhoria da qualidade no trabalho, o ideal é você tratar o problema que está enfrentando usando a estratégia do médico – entendendo claramente os sintomas, tentando descobrir e tratar as suas causas.
Como melhor a qualidade no trabalho, então?
Para te ajudar a se transformar num verdadeiro Herói no seu trabalho, eu redigi um pequeno e simples roteiro para você seguir e aumentar a qualidade no trabalho.
A minha sugestão segue um roteiro simples ilustrado por um caso didático:
O problema
Imagine que você é responsável por uma empresa que produz um produto X e a maioria dos clientes esteja reclamando fortemente de que as entregas do seu produto estão atrasando muito além dos 8 dias de prazo combinados em contratos.
Eles reclamam que a entrega do seu produto é muito irregular, imprevisível e que isto está gerando sérias dores de cabeça para suas respectivas empresas.
A solução – Proposta de roteiro para melhorar a qualidade no trabalho:
Siga então os passos abaixo para melhorar a qualidade no seu trabalho:
1. Defina claramente qual é a expectativa dos seus clientes de forma gráfica (entrega até no máximo em 8 dias – linha azul do gráfico) :
2. Meça a performance atual do seu processo contra a expectativa dos clientes (linha vermelha do gráfico) e descubra através dos dados e fatos o quão fora das expectativas está a sua performance:
3. Descubra onde estão os problemas do seu processo – detecte e analise os casos de horror – pontos de pior resultado em relação à expectativa (bolhas laranjas do gráfico)- Você vai se deparar com o pior dos mundos e descobrir que é lá que estão os seus problemas – veja neste exemplo que algumas entregas demoraram 30 dias ou mais (bem acima dos 8 esperados e contratados).
Neste ponto, reúna os funcionários envolvidos no processo e peça para te contarem o que mais contribui para que estas entregas sejam tão ruins.
4. Mas calma, antes de sair tentando resolver os problemas detectados, tentando toda uma engenharia para gerar soluções novas, faça mais uma investigação e surpreenda-se muito com esta dica hiper inteligente que eu vou te dar para melhorar a qualidade no trabalho:
Desta vez investigue e descubra os casos de sucesso do seu processo (onde a performance tenha ficado dentro ou até abaixo da expectativa dos clientes).
Aqui você vai analisar o melhor dos mundos :
– SURPRESA! É lá que já estão as suas soluções, só te esperando para serem aplicadas, sem necessidade de muitos dias e longas horas na tentativa desesperada de achar uma resposta.
Esta dica vale ouro pois ela agiliza muito o seu trabalho e te permite, em questão de horas já descobrir e aplicar as soluções que precisa para resolver os seus problemas :
Pergunte para os seus colaboradores como foi que eles conseguem entregar num prazo tão excelente (veja no exemplo – algumas entregas foram feitas em menos de 5 dias) isto significa que esta é, na pior das hipóteses, a capacidade ótima do seu processo.
Descubra a mágica que possibilita tanto sucesso nas entregas e procure replicá-la, copiá-la e repeti-la mais vezes ajustando os processos ruins de acordo com as boas práticas dos processos bons dentro do seu mesmo desafio para melhorar a qualidade no trabalho.
Que estas dicas possam te inspirar muito no seu desafio de melhorar a qualidade no trabalho e nos seus projetos e te transformar num Herói perante seus chefes e seus colegas, e que elas te ajudem a aumentar a sua capacidade e o seu valor pessoal e profissional.
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