Novidades

Dicas inteligentes para o aumento de produtividade

Tempo não é mais dinheiro, como diz o velho ditado. Agora é mais do que dinheiro.

Dependendo do você fizer na vida, você pode ter menos ou mais dinheiro do que os outros. Já tempo, você sempre terá igual a todo mundo, um presidente de empresa ou um mendigo terão ambos igualmente 24 horas por dia e nenhum deles poderá comprar mais horas do outro.

Aumento de produtividade

Para te ajudar a administrar este bem mais precioso que você tem na vida, que é o seu tempo, aqui estão dicas rápidas e inteligentes sobre aumento de produtividade no dia a dia:

Programe horas de trabalho de 50 minutos (como fazem os terapeutas) que atendem seus pacientes neste tempo para poder gastarem os outros 10 minutos fazendo registros das consultas, não deixando nada se acumular para depois.

Faça breves pausas relaxantes ao longo dia entre seus intervalos de total foco e concentração nas suas atividades críticas – as pausas bem feitas e relaxantes vão carregar a sua bateria e vão aumentar a sua produtividade.

Melhore o seu planejamento de vida e de trabalho. Viver correndo para todos os lados e reclamando de falta de tempo não te ajudará a aumentar sua produtividade. Organize suas prioridades.

O ouro  para o progresso na gestão do seu tempo está escondido por trás desta excelente frase do mestre Peter Drucker:

Estratégia é a arte de você escolher o que não vai fazer.

Esta dica é genial, principalmente quando você se vê diante de pilhas e pilhas de atividades e tarefas que se acumulam na sua frente doidas para te devorarem e arruinarem a sua vida e a sua saúde física e mental.

Faça uma enorme lista de tarefas e atividades e risque o máximo possível  de coisas que não vai fazer. Concentre-se deliciosamente nas poucas que sobrarem. Afinal, não existe nada mais inútil que fazer bem feito aquilo que não precisa.

-Escolha suas prioridades de vida e de trabalho com mira à laser e procure garantir o seu sucesso e o aumento de sua produtividade.

Defina suas 3 maiores e vitais prioridades e faça tudo o que for necessário para blindá-las de tudo aquilo que não estiver ligado à elas – a melhor blindagem que eu conheço para barrar os ladrões de tempo é uma pequena e simples palavra : NÃO!

-Aprenda a falar NÃO. Fale NÃO com mais freqüência e não tenha medo nem culpa de falar NÃO. Pois NÃO também é resposta e influencia seu aumento de produtividade.

Gerencie sua rotina diária e mantenha-se afastado daquelas desagradáveis interrupções diárias:

  • Gente que aparece do nada para falar sobre nada com você durante seus momentos de foco concentrado no seu trabalho mais importante.
  • Telefonemas, e-mails, mensagens de redes sociais e reuniões que não estejam nem um pouco ligadas às suas prioridades nº1, nº2 e nº3.

Sem querer e até sem saber, pessoas que te causam estas interrupções fazem um mal danado, elas estão prestes a cometer um grande crime, desrespeitar o seu tempo e sequestrá-lo para ser usado em outras coisas que você não quer, não pode e não deve fazer.

-Faça o SIMPLES. Seja conhecido e reconhecido por fazer o simples na vida e no seu trabalho. Deixe o complicado como herança para o seu sucessor (caso ele goste disto), assim que você for promovido por fazer o simples e conseguir o aumento de produtividade.

SIMPLIFICAR é arte de cortar, eliminar, retirar e apagar partes, peças e trechos de coisas, idéias, objetos, produtos, serviços, até o limite de não despersonalizá-los.

Pense em você simplificando o crachá que usa no trabalho, retirando e eliminando dele todo o excesso supérfluo e desnecessário sem descaracterizá-lo como crachá. A cordinha para pendurá-lo no pescoço, a garrinha que o prende a esta cordinha, o suporte de acrílico ao qual a garrinha é colocada em forma de gancho;  o plástico que você usa para envolver o crachá. Veja que mesmo simplificado, ele continua sendo crachá e só deixará de ser se você retirar o nome e a foto, ultrapassando o limite da despersonalização.

-Faça isto: simplifique tudo o que puder, tarefas, atividades, coisas, objetos, tempos e principalmente simplifique processos. Faça isto e consiga o aumento de produtividade absurdamente.

E por fim uma dica preciosa :

– Tente não trabalhar de forma multitarefa abrindo e tentando trabalhar em várias coisas ao mesmo tempo, pois isto só serve para aumentar a sua ansiedade, o seu stress e suas frustrações durante a vida.

Para você conseguir terminar várias tarefas para as quais você ou sua equipe foram designados o melhor caminho é:

-Definir claramente qual delas é a prioridade número 1, 2, 3. Depois trabalhe em cada uma de forma individual e sequencial, do início ao fim.

Fazendo assim vocês conseguirão ser 4 vezes mais rápidos, eficientes e eficazes que qualquer outro grupo que se predisponha a trabalhar nestas mesmas tarefas de outra forma – de maneira multitarefa, de forma simultânea e paralela – abrindo e trabalhando em todas ao mesmo tempo.

Uma vez explicando esta tese para uma moça muito inteligente, ela me afirmou que na empresa dela, as pessoas trabalham todas de forma multitarefa, agitada e estressada o dia inteiro.

E eu a perguntei – E eles conseguem terminar seus projetos no prazo e na qualidade esperada?

A resposta dela foi seca: NÃO !

Pense nestas dicas para o aumento de produtividade, teste-as em seu ambiente de trabalho e aumente a sua capacidade e seu valor pessoal e profissional !

Gostou do artigo sobre Aumento de Produtividade? Leia também sobre Como rebater e refutar argumentos difíceis de maneira rápida e inteligente.

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*