Novidades

A página mais importante de um livro

 

livro
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Nunca julgue um livro pela capa. Julgue-o pela sua página mais importante (que não é a primeira e nem a última) – Conheça o mistério da página 99 :

“Abra um livro na página 99 e a leia. A qualidade do todo lhe será revelada.” Frase do romancista e crítico literário inglês Ford Madox Ford.

Malucando pela internet, uma vez esbarrei na teoria da página 99 (eu a li no site do grupoa).

Em resumo, a matéria começa com a frase acima e alega que a escolha do número 99 nada tem de cabalística (sendo puramente aleatória). Madox acreditava que a essa altura de qualquer livro, o escritor já deveria ter desenvolvido sua trama o suficiente para que o leitor pudesse julgar se a história contada nele valeria a pena ou não.

Esta teoria chegou a inspirar a criação de um site (o page99test) para que os seguidores desta teoria pudessem colocá-la em prática. Nesta página, autores, tanto novos quanto experientes, podiam divulgar as páginas 99 de seus livros e eram convidados a comentar estas páginas e até enviar críticas, elogios e sugestões. Uma forma criativa e interessante de ler textos antes desconhecidos.

Eu adoro livros e adoro ler. Quando criança, sempre que alguém me fazia aquela pergunta clássica “o que você quer ser quando crescer?” eu respondia sem pensar : quero ser leitor. A minha resposta arrancava risos e gargalhadas das pessoas. Hoje quando elas descobrem a quantidade de livros que leio por ano elas me chamam de maluco (por livros).

Eu me transformei num leitor compulsivo, num colecionador de boas histórias, colecionador de frases de mentes brilhantes. Já fiz até curso de leitura dinâmica e também coleciono todo tipo de técnica que possa aprimorar o meu hábito de leitura.

A teoria da página 99 acabou me fisgando de um jeito definitivo – eu passei a incorporá-la no meu processo de leitura de novos livros a ponto de criar o hábito de mudar a ordem das páginas que leio, transformando a página 99 na primeira.

O gancho aconteceu quando tive contato com a teoria acima e imediatamente pude comprová-la na prática ao pegar aleatoriamente 5 livros que eu conhecia e abri-los na página 99 para checar seu conteúdo.

Um deles falava sobre Saúde e falava especificamente de práticas inteligentes e saudáveis para melhorar significativamente o metabolismo do corpo humano.

Eu fiquei impressionado quando o abri na página 99 e li um quadro em destaque bem no meio da página :

“FUJA DO AÇÚCAR”

– P.Q.P! – Exclamei. – UAU! A teoria funciona mesmo, esta frase resume as 365 páginas do livro todo.

E aí? Ficou curioso(a)? Que tal tentar você mesmo a teoria da página 99?

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em A página mais importante de um livro

  1. Caramba… Acabei de fazer um teste aqui com 4 livros aleatoriamente que estavam sobre minha mesa. Todos eles tinham na página 99 algo impressionante.

    Magnífico. Excelente dica. Gostei desse desafio.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*