Novidades

DESENVOLVA UMA SEGUNDA PROFISSÃO JÁ! VEJA UMA SUGESTÃO PARA VOCÊ SER MAIS COMPETITIVO NUM MERCADO DE 22 MILHÕES DE PESSOAS SEM EMPREGO.

22-milhoes-de-pessoas-sem-emprego-no-1
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

“Desenvolva uma segunda habilidade, crie uma segunda profissão, ela pode ser a chave do seu futuro.”

Frase do MaLuCo:)


Oi ! Você já percebeu como o mundo está cada vez mais dinâmico, cada vez mais rápido e menos estável?

O trabalho tal como conhecemos está se transformando – seja pela diminuição da oferta de vagas de empregos tradicionais ou pela ameaça cada vez mais presente de novas tecnologias.


No Brasil existem cerca de 22 milhões de desempregados entre os 12 milhões divulgados pelos órgãos oficiais e os 10 milhões de pessoas subocupadas ou temporariamente inativas, de acordo com nova metodologia em análise pelo IBGE.


Em um cenário como este, surge a necessidade de pensarmos no desenvolvimento de novas habilidades e de uma segunda profissão até como forma de sobrevivência num mercado de trabalho cada vez menor e mais competitivo.


Desenvolva uma segunda habilidade, desenvolva uma segunda profissão, ainda que você esteja empregado hoje. Ela pode ser a chave do seu futuro.


Esta é a minha recomendação para todos aqueles que assistem as minhas diversas palestras sobre Excelência Profissional e Gestão de Carreira.

Um exemplo que eu costumo dar nestas palestras é a oportunidade de você como bom profissional que é, pensar em adaptar seu conhecimento e suas habilidades para se desenvolver como um Consultor de Empresas.

E é o exemplo da consultoria que vou usar como sugestão para você pensar no desenvolvimento de sua segunda profissão :

Fazendo isto, você cria uma oportunidade adicional de reposicionamento ou de recolocação no mercado, caso seja necessário.

Você cria uma oportunidade adicional = oferecer seus serviços diretamente aos clientes finais, sem a necessidade de intermediários (os antigos e tradicionais empregadores cada vez mais escassos).

Outra vantagem é que para ser um bom consultor você não precisa imobilizar muitos recursos físicos (ter prédios, salas, equipamentos, despesas com aluguel,…) – você pode aproveitar a era do mundo virtual, montar uma empresa baseada na internet e usar o seu conhecimento como seu grande capital – você pode inclusive trabalhar no escritório dos próprios clientes. Boa ideia, você não acha?

Como consultor você pode se colocar à disposição do mercado para trabalhar como pessoa física ou jurídica que disponibiliza seus conhecimentos em troca de um contrato de trabalho temporário ou permanente, trabalhando exatamente naquilo que você mais conhece e domina.

Consultoria é um tipo de prestação de serviço em que você, como profissional qualificado e conhecedor de um determinado assunto oferece ao mercado.

O Consultor trabalha com o conhecimento, com a sua capacidade de análise e proposição de soluções para problemas específicos.

O Consultor é um agente de mudanças externo às empresas, que assume a responsabilidade de auxiliar seus executivos e profissionais nas tomadas de decisões para melhoria do negócio.


Durante minhas palestras sobre excelência em gestão e desenvolvimento de carreira para profissionais de todos os níveis, eu faço uma analogia do papel do consultor com o do médico.

Eu acredito que todo bom profissional pode se posicionar temporária ou definitivamente como consultor.

Eu comparo os consultores aos médicos e no caso de você transformar a consultoria na sua segunda habilidade ou profissão a analogia é similar ao médico que durante anos trabalhou para grandes hospitais (profissional que trabalhou para grandes empresas) e que depois por contingência ou decisão pessoal resolveu abrir sua própria clínica (seu escritório de consultoria) para exercer o mesmo conhecimento que adquiriu ao longo dos anos.

Eu digo que ser consultor é ser um médico (só que de pessoas jurídicas, médico de empresas)

E tal como os médicos, o processo do trabalho do consultor passa por etapas bem distintas e similares :

-A Consulta em si – para conhecimento dos sintomas e dos efeitos sentidos pelos pacientes

-O Diagnóstico das causas do problema, baseado na consulta e nos exames laboratoriais

-A Recomendação dos procedimentos e medicamentos que devem eliminar as causas dos problemas

-A Consulta de retorno para verificação da eficácia do tratamento

Observação – quando um paciente entra num consultório com uma dor de cabeça e o médico diagnostica como causa raiz uma deficiência na visão, o médico recomenda que o paciente use óculos para solucionar definitivamente o problema. 

Neste caso a responsabilidade pelo uso dos óculos é do paciente, o médico não pode usar os óculos por ele, pois isto de nada adiantaria.

O trabalho do consultor segue esta mesma linha – ele analisa o problema e identifica a necessidade de óculos – o uso dos óculos é uma ação que precisa ser executada pelo cliente e não pelo consultor. Toda vez que um consultor se responsabiliza pela execução de uma recomendação ele na verdade não está agindo como consultor – está agindo como um gerente de linha contratado na pele de consultor. 

Uma dica antecipando os pontos descritos abaixo – desenhe bons contratos antes do início do trabalho, principalmente no tocante aos papéis de cada um, para que o cliente não te cobre por você usar os óculos para resolver o problema de visão dele.


A maioria das pessoas aprende a dar consultoria observando alguém que saiba fazê-lo.

Este é sem dúvida um bom começo – observar na prática e na teoria bons consultores em ação.

A consultoria nasceu como negócio a partir da constatação de que 70% das recomendações que gerentes faziam para seus colaboradores atuarem na linha de frente jamais tinham sido implementadas.

Independente da qualidade das recomendações (a maioria eram relevantes, certas e boas) na prática jamais elas eram implementadas por diversas razões.


Consultoria é arte de gerar recomendações (inciativas) com alto grau de acabativa.


Uma pessoa dá consultoria todas as vezes em que tenta mudar ou melhorar uma situação sem ter controle direto sobre sua implementação.

Se a pessoa tem controle direto, ele não está dando consultoria, ela está atuando no papel de gerente da organização.

A falta de controle e de autoridade do consultor é o maior desafio da consultor.

Consultoria é também a arte de exercer a influência e gerar o resultado e o impacto esperado, quando não se tem o poder e a responsabilidade direta pela ação a ser executada.

Para exercer influência e gerar impacto você precisa usar todo seu conhecimento e experiência para fazer com que suas recomendações sejam aceitas e implementadas.

Para isto, é preciso que você atue em Consultoria visando atingir o máximo de perfeição em duas frentes:

A parte técnica – esta é a parte relativa ao seu conhecimento e suas habilidades técnicas – a parte técnica do seu trabalho de consultoria diz respeito ao que você sabe fazer e tem capacidade de usar para resolver o problema de qualquer empresa.

Neste post eu não vou falar do desenvolvimento das suas habilidades técnicas, partindo do princípio que você já as domina melhor do que ninguém

A parte interpessoal e a parte de habilidades de Consultoria

É em relação a este segundo quesito que vou resumir neste post os pontos que você deve trabalhar para executar uma consultoria impecável:

Seja o mais autêntico possível com seus clientes em todos os momentos da consultoria (ser autêntico aqui é falar aquilo que está sentindo durante o relacionamento e o trabalho e abrir espaço para que o outro faça o mesmo, de modo a não passar para as próximas etapas sem deixar pendentes quaisquer pontos do relacionamento entre as partes).

-Ao atuar como consultor você vai descobrir que não basta você ser o Papa do negócio em que atua – o conhecimento técnico sozinho não vai te ajudar a ter sucesso num trabalho de consultoria.


“AS TÉCNICAS NÃO BASTAM – O CONSULTOR PRECISA DOMINAR A ARTE DA COMUNICAÇÃO E DO RELACIONAMENTO “


Você precisa aprender a dominar a arte da comunicação e da gestão de relacionamentos, conflitos e superação de barreiras e resistências.

Existem bons cursos e bons livros sobre este tema, entre os quais o que mais recomendo, caso você tenha interesse em desenvolver a consultoria como a sua segunda profissão. Este post foi inspirado nas ideias deste livro.


LIVRO “CONSULTORIA – O DESAFIO DA LIBERDADE”

de Peter Block.


-Siga o fluxo completo de uma consultoria impecável (geralmente desconhecida pelos consultores de menos sucesso) sem pular nenhuma das 5 etapas propostas abaixo:


a) Entrada e Contrato:

Estabeleça os primeiros contatos com o cliente para entender o problema a ser solucionado, aquilo que está acontecendo e não deveria acontecer.

Faça uma ou mais reuniões para investigar a natureza do problema, descobrir se você é a pessoa certa para resolver o problema, definir e alinhar as expectativas de resultados por parte do cliente.

Não cuidar da parte de Contratação da consultoria é a maior causa de desastres em trabalhos desta natureza.


b) Coleta de Dados e Diagnóstico:

Faça reuniões para conversar com os colaboradores da organização, solicitar o levantamento de fatos e dados, coletar e analisar os dados pertinentes ao problema.

Defina claramente nesta etapa quem precisa ser envolvido na definição e análise do problema, que métodos de coleta e análise serão usados e que tipo de dados precisam ser coletados e determine o tempo estimado desta etapa antes do seu começo.


c) Feedback e Decisão de Agir

A única razão para você, como consultor, propor um diagnóstico é para que ele seja usado para provocar a mudança necessária. Fazer Diagnóstico apenas para pesquisa sem ação mata o trabalho do consultor.

Reúna os dados coletados – transforme os dados em informações e as informações em conhecimento que possa ser colocado sobre a mesa para análise dos envolvidos no projeto.

Prepare-se nesta etapa, a de apresentação do diagnóstico e das recomendações, enfrentar alguma resistência aos projetos e aos dados apresentados.

Uma das grandes habilidades de um Consultor é a gestão de conflitos, reconhecimento e superação de obstáculos e resistências. Antes de se habilitar como Consultor, procure se desenvolver mais nestes aspectos.

Consultoria é a arte de vencer resistências e remover obstáculos um atrás do outro até sair do outro lado com a solução implantada.


d) Engajamento e Implantação:

Esta é a parte da execução das recomendações apresentadas pelo consultor para gerar a mudança pretendida. Ela pode requerer habilidades de gestão de projetos e necessidade de facilitação de reuniões sucessivas para avaliar o andamento das ações propostas no planejamento da Consultoria.


e) Extensão, Reciclagem ou Término:

Esta é a hora em que o Consultor e a equipe de implantação checam se as ações propostas foram devidamente implementadas e os resultados esperados foram atingidos.

Em geral, grandes projetos começam com a divisão das ações em projetos pilotos menores que são avaliados um a um antes do começo dos projetos seguintes até o término do projeto maior.

Nesta etapa avalia-se o impacto das ações e decide-se por novas ações de ajustes ou encerramento do projeto e ou da continuidade do trabalho do consultor em novos projetos ou encerramento do projeto em questão.


Por fim, deixo uma última dica para você se tornar o melhor Consultor do Mundo :


O melhor Consultor do mundo é aquele que ajuda seus clientes na solução de seus problemas e gera como benefícios um aumento significativo das suas receitas ou uma redução significativa de seus custos e despesas. Faça isto e o seu sucesso será garantido.


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora a música “O Executivo-Executor” de Jorge Mautner – uma canção cuja letra retrata em tom satírico a situação dos executivos executores do mundo moderno:


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*