Novidades

27 PERGUNTAS PARA VOCÊ TRAÇAR SEU PLANO DE CARREIRA IDEAL


Este post tem como objetivo te subsidiar com ideias que possam ser úteis e relevantes para a sua tarefa de repensar a sua vida profissional e até pessoal.

O grande objetivo aqui é te proporcionar um rápido check-list, como se fosse um mini modelo de plano de carreira e de vida, que poderá ajudá-lo a escolher melhor as metas mais apropriadas para aumentar o sentido e o significado da sua vida.

Este post foi estruturado ao redor de 27 tópicos que exigirão algum tipo de resposta ou ação da sua parte para ser uma pessoa e um profissional melhor.

Espero que com ele você identifique as coisas que você pode e quer controlar melhor na sua vida, usando a mesma capacidade que você usa no seu trabalho para desempenhar suas funções.

Que este roteiro te ajude a diminuir uma possível ansiedade provocada pelo fato de, às vezes, você não saber o que quer e o que precisa fazer na vida.

Afinal, o que é mesmo Carreira?

A melhor definição que eu já vi para Carreira foi esta:


Carreira é uma corrida que te leva rumo ao topo da sua vida.


Portanto, a melhor recomendação que eu posso te dar para você planejar melhor a sua carreira é você se concentrar em dois pontos importantes da sua vida:

O seu futuro – pense aonde você quer chegar daqui a cinco anos – Em que tipo de empresa, em que tipo de trabalho, desempenhando que função e com quais responsabilidades?

Se você pensar na vida como uma viagem de carro, pensar no seu futuro é o mesmo que pensar no seu destino (de chegada)

O seu presente – pense onde você está hoje, o que faz profissionalmente e quais são suas atribuições atuais.

Usando o mesmo conceito da viagem de carro, pensar no seu presente é o mesmo que pensar no seu ponto de partida.

Tendo uma ideia do seu futuro desejado e a consciência do seu presente momento, você já tem tudo o que precisa para definir o seu plano de Carreira – você já traçou a sua meta e a meta é tudo num plano de Carreira.

Uma boa meta deve conter objetivos prazos (curto, médio e longo) e planos para você sair do ponto presente e chegar ao destino desejado.

Tendo a sua meta definida – o destino traçado e o ponto de partida, o próximo passo é você desenhar o mapa detalhado de como fazer o melhor caminho para chegar lá.

E qual é a melhor dica para elaborar um plano de Carreira de sucesso, tendo a meta definida de forma bem clara?

Em minha opinião, uma das maneiras mais inteligentes para se elaborar um plano de Carreira bem sucedido é fazendo um benchmarking, copiando as melhores práticas que existem.

As melhores práticas de planejamento que eu conheço são os famosos planejamentos estratégicos elaborados pelas empresas mais bem sucedidas do planeta.

Então eu sugiro que você elabore o seu plano de carreira mirando no exemplo dos bons planos estratégicos empresarias.

Faz muito sentido copiar o que é muito bom e adaptá-lo para as suas necessidades pessoais.

Então mãos à obra – vamos começar a esboçar o roteiro para o seu plano de Carreira:


Parte 1 – Brainstorming Pré-Plano de Carreira propriamente dito

Abaixo eu resumo questões essenciais sobre as quais você precisa conversar consigo mesmo a fim de elaborar seu melhor plano de carreira – algumas questões podem ser duras, mas elas vão alavancar e muito a sua vida e a sua carreira para melhor:

Se você descobrisse que só tem mais 5 dias de vida, a partir de hoje.

O que você não deixaria de fazer de jeito nenhum neste curtíssimo espaço de tempo?

Como seria o seu funeral, o seu velório e o seu enterro? Pare e pense nesta questão dura sobre a sua vida.

Se você recebesse outra notícia no lugar da que foi citada anteriormente e você fosse informado de que ao invés de apenas mais 5 dias de vida, você foi agraciado com mais 5 anos a partir de hoje :

O que você não deixaria de fazer de jeito nenhum até chegar o dia da sua morte?

Como seria o seu funeral, o seu velório e o seu enterro daqui a 5 anos, considerando que você ganhou mais tempo para realizar seus desejos na vida?

Quais são as 3 ou 5 coisas mais importantes que você gostaria de ter completado na vida antes de morrer?


Analise agora a forma como você gerencia o seu tempo atualmente: quanto do seu tempo atual você tem dedicado para executar as atividades mais ligadas com a sua realização e seus sonhos na vida e quanto tempo você tem desperdiçado com tarefas e atividades que nunca te ajudarão a conquistar o que você mais almeja na vida?

O que você precisa fazer ou mudar já para melhorar a administração do seu tempo de forma a direcionar melhor a sua vida para o que você mais tanto almeja?


Agora faça o que eu chamo de testes de hipótese na sua vida – pare por alguns momentos e pense no que eu chamo de [E SE…?]

[E SE…Coisas negativas e desfavoráveis acontecessem…?]

Pense em acontecimentos muito negativos e desfavoráveis que poderiam acontecer na sua vida pessoal e profissional – liste quais seriam estes acontecimentos ruins e como você poderia se preparar para eles ou até trabalhar para evitá-los antecipadamente, quando possível.

[E SE…Coisas positivas e muito favoráveis acontecessem…?]

Pense em acontecimentos extremamente positivos e muito favoráveis que poderiam acontecer na sua vida daqui para frente – liste quais seriam estes acontecimentos positivos e como você poderia se preparar antecipadamente para eles, de forma a aproveitá-los com sabedoria?


Quais sacrifícios adicionais ou mudanças radicais em seu atual estilo de vida você precisaria fazer para direcionar sua vida rumo aos objetivos que mais deseja na vida?


Quais são seus maiores talentos, paixões e vocações que você tem e não explora tanto atualmente e o que você precisaria fazer para casá-los com suas atividades do dia a dia?


Quais talentos, conhecimentos ou aprendizados novos você precisa ter e ainda não tem para se candidatar a voos mais altos na vida e na carreira – que planos você precisaria traçar para isto?


Quais novas oportunidades poderiam lhe surgir no futuro (um novo desafio, um novo cargo, novo emprego, um empreendimento próprio,…) que te forçariam a tomar uma grande decisão na sua vida? E o que você precisaria fazer para se preparar para estas oportunidades?


Quais investimentos você precisaria programar para você mesmo para te colocar no rumo das suas metas de 5 anos?


Parte 2 – Modele seu plano de carreira seguindo o exemplo dos melhores planejamentos estratégicos das empresas de classe mundial

Crie para você mesmo um Plano de Carreira, detalhado em ações específicas seguindo o roteiro das empresas mais campeãs do mundo – desenvolva para você:

Uma MISSÃO (razão pela qual você acordará e sairá de casa todos os dias nos próximos 5 anos).

Uma VISÃO para daqui 5 anos (o seu posicionamento de longo prazo – onde você se vê daqui 5 anos, como você quer ser conhecido e reconhecido).

Seus VALORES (Lista de comportamentos e atitudes que te ajudarão na sua jornada rumo ao sucesso).

Uma ESTRATÉGIA PESSOAL – Defina as 5 principais coisas que você mais quer fazer na vida antes de morrer e transforme-as nas suas maiores prioridades de vida.

Transforme seus 5 maiores sonhos de vida em sua estratégia.

Um DESDOBRAMENTO DA SUA ESTRATÉGIA (Com planos de ação detalhados e específicos para você seguir e se cobrar apaixonadamente pela sua execução rumo ao topo da sua carreira).

Espero que este mini roteiro tenha te ajudado a desenhar o seu plano de carreira.


Para encerrar este post e inspirar o seu dia, escolhi uma música que tem ligação com a Estrada que cada um de nós percorre ao longo da vida – Ouça “A Estrada” com Cidade Negra :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*