” O Inferno são os outros” – A frase inspiradora do dia do filosofo existencialista Sartre
Minha dica de Cultura – Cinema de hoje vai para um filme muito interessante que nos faz pensar muito no sentido da nossa vida nesse mundo.
Veja o filme:
“O Homem Irracional” de Woody Allen com o quase perfeito ator Joaquim Phoenix
Contextualização do meu comentário sobre o filme:
A época que tangencia tanto o final de um ano quanto o início de outro torna os seres humanos mais pensativos e reflexivos sobre a forma como estão vivendo suas vidas e sobre os planos que precisam fazer e executar num futuro próximo.
Segundo os especialistas, o principal material para a Psicoterapia são as dores existenciais.
São as dores causadas pela angústia básica derivada dos esforços do ser humano, conscientes ou inconscientes, para lidar com os fatos duros da vida, aqueles relacionados com a nossa “existência nesse mundo”.
Um dos fatores mais relevantes para a Psicoterapia é a ausência de qualquer significado ou sentido óbvio para a vida.
Para o homem, tanto a vida como a morte são um grande mistério.
Se, por um lado, o medo da morte causa verdadeiro pavor e pânico, por outro o medo da vida também gera muito stress e tensão.
Muitas pessoas passam a vida se questionando que sentido lógico e duradouro ela teria.
Muitas buscam terapia por sentirem que suas vidas não têm nem sentido nem objetivo definidos e claros.
Para melhor definir “o como” existir nesse mundo, o ser humano frequentemente se questiona “o por que” ele existe.
O medo de não encontrar um sentido e um significado maior para a vida leva as pessoas a um grande dilema existencial que provoca nelas uma busca frenética e louca por um significado e uma certeza num universo que não oferece nem uma coisa nem outra.
Resumo da história do filme (tive um cuidado extremo para não revelar nenhum spoiler te prejudique de descobrir as surpresas que esse excelente filme traz em forma de uma história com muito suspense,mistério, drama e uma dose de romance e até de leve humor negro):
A notícia que o professor Abe Lucas chegará para dar aulas numa prestigiada faculdade no próximo verão, se espalha pelo Campus da mesma e pela vizinhança como pólvora.
Dirigindo seu carro ele chega para se instalar, morar e ministrar aulas na região.
A fofoca é que ele tem a capacidade deprovocar uma verdadeira revolução no ensino morno da filosofia naquelafaculdade.
Ele se apresenta e conhece as instalações, a diretora da faculdade e seus colegas de trabalho.
Sempre parecendo deprimido e entediado ele é visto andando pelo caminho que separa a sua casa da faculdade.
Dentro da sala de aula ele parece distante, confuso e desmotivado, mas mesmo assim atrai suspiros e olhares das alunas e das colegas de trabalho tanto pela sua aparência de galã quanto pelo seu jeito de homem muito inteligente e carente.
Durante uma reunião informal com seus alunos, ele assusta a todos com um gesto muito estranho e medonho, mas sem maiores consequências.
Dizem que a inteligência é a melhor arma da sedução masculina e o professor Abe é o mestre nessa arte.
Uma das suas alunas em especial se interessa mais profundamente por aquele professor de filosofia intrigante, a despeito do relacionamento frio que mantém com um namorado desinteressante.
Professor e aluna são vistos frequentementeandando e conversando por horas pelos corredores e arredores do campus.
Em casa, a família da moça lhe dá um puxão de orelha e pede para ela não trocar o certo (o namorado desinteressante) pelo duvidoso (o professor com ar de inteligente e ao mesmo tempo jeito super carente).
Eles são vistos conversando longamente,sentados em uma pedra de frente para o mar, num local altamente paradisíaco próximo ao Campus.
A aluna confessa ter fantasiado que se transformaria na melhor amiga do professor, quando ficou sabendo que ele se transferiria para aquela escola.
Mas sabendo do namoro sério da jovem, ele tenta fazê-la mudar de ideia até tentando emplacar um relacionamento com uma professora mais velha do que a aluna.
Só que quanto mais o tempo passa, mais oprofessor se afunda numa depressão, numa tristeza de dar dó, sentindo que nãoconsegue pensar, falar, escrever e até respirar por falta de inspiração que, emseus pensamentos, é causada por uma falta de sentido total em sua vida.
Em um bate papo com a aluna, ele reclama que não se consegue se lembrar de uma razão sequer para viver e que quando às vezes se lembra, não a acha suficiente para sequer sair de casa.
O professor de filosofia está sofrendo muito dentro dele mesmo.
O pai conta para a filha ter ouvido uma fofoca de que o professor de filosofia amigo dela parece estar enfrentando sérios problemas com o álcool.
A mãe emenda o comentário mostrando sérias preocupações quanto ao fato de a filha estar demonstrando muito interesse pelo professor a ponto de esquecer o namorado.
Os dois aparecem conversando bem próximos um do outro e de forma séria, enquanto caminham pela areia da praia numa tarde bonita e ensolarada.
Ela chega a diagnosticá-lo como uma pessoa que sofre de profundo desânimo.
Depois são vistos conversando num café até que, a garota chama a atenção de Abe para o assunto que está sendo comentado na mesa bem atrás deles.
Os dois então ficam em silêncio para espiar e ouvir toda a conversa.
- E bingo! É exatamente a partir dessa conversa que o ritmo do filme, até então morno e lento ganha nova forma, mais eletrizante.
Não vou contar o que acontece depois para não tirar o seu prazer de assistir ao filme, apenas posso te contar que a partir dessa conversa as vidas de Abe e a da moça passam por uma grande reviravolta.
Aquele professor moribundo e cabisbaixo se transforma em outra pessoa por causa do que tinha acabado de ouvir.
Sua mudança é visível para toda a comunidade e para todas as pessoas com ele convive.
Mas o que teria acontecido para ele mudar tanto de vida e o que aconteceu lá dentro daquele sentimento de desinteresse pela vida e pela descrença num sentindo e num significado importante para a própria vida?
Assistindo ao filme, você vai presenciar uma série de situações novas e diferentes, que a cada novo passo traçam um perfil psicológico dos personagens tendo profundas questões de filosofia existencial como pano de fundo.
Questões sobre comportamento, ética, moral,motivação e satisfação pessoal e coletiva são discutidas em cada nova cena de forma provocativa e inteligente.
Relacionamentos que antes pareciam opostos e distantes, de repente se cruzam e se encontram gerando revelações inesperadas e bastante curiosas.
Um belo filme com bons atores, boa direção, roteiro bem cuidado que ajuda a provocar reflexões sobre como e por que viver a vida, principalmente nessa época de virada de um ano para outro.
Pequenos detalhes para sua observação e compreensão da história:
* Perceba o livro que está na mesa de trabalho do professor – é um livro de Dostoievski – “Crime e Castigo” no qual o filme para ter sido baseado.
- *Breves referências de grandes filósofos que podem ser vistas nos filme
- Immanuel Kant e seus princípios morais principalmente os ligados ao tema da mentira.
- Heidegger e o questionamento sobre os malefícios do facismo humano.
- Simone de Beauvouir e suas reflexões sobre o machismo numa sociedade onde as mulheres cada vez mais assumem o protagonismo no curso da história.
- Soren Kierkegaard e sua teoria sobre a relação entre a ansiedade e a liberdade.
- Jean Paul Sartre, lembrado na frase do Professor Abe para os alundos na qual diz : “O Inferno São Os Outros”
Acho que você vai gostar muito desta história, enquanto descansa e relaxa confortavelmente diante de uma tela observando um homem totalmente racional agindo de forma totalmente irracional em busca de um sentido para a sua vida.
Para sua pré-avaliação informo abaixo a nota obtida por esse filme nos maiores sites de cinema do mundo:
- 6,6 na opinião de quase 49.000 pessoas no site IMDB
- 5,6 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- 6,4 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 5,3 na opinião da crítica no site Metacritic
- 9,0 em minha opinião pessoal
- 6,6 na média das notas acima
Veja o trailer do filme:
Ouça a excelente trilha sonora dele (trechos ou na íntegra) através do link abaixo:
Deixe uma resposta