Novidades

O Manual De Desculpas – uma dica de carreira que mostra como combater um dos maiores males do mercado de trabalho – a tal da “Desculpa”, pois essa é a única palavra que Chefes e Clientes não escutam de jeito nenhum.

Mauro Condé*

Ao longo da carreira, desenvolvi intuitivamente métodos próprios de trabalho, entre eles o chapéu de quem paga o seu salário, o botão do bom senso e o manual de desculpas.

Afinal, experiência não é o que acontece com a gente, mas o que a gente faz com o que acontece com a gente.

Todo problema pode ser transformado numa enorme dificuldade ou numa grande oportunidade. A diferença está na sua atitude!

E as duas melhores armas para enfrentar as adversidades são o bom senso e a simplicidade.

Ambas qualidades são uma herança da minha mãe, a Dona Maria, que quando eu nasci não passava de uma adolescente, e já cheia de responsabilidade.

Ela me ensinou que bom senso é a capacidade de agir e reagir perante situações novas e inesperadas da melhor forma possível. 

Sou reconhecido e lembrado por colaboradores ao longo da minha carreira por um gesto teatral.

O CHAPÉU DO CLIENTE

Sempre que as reuniões esquentam com longas discussões infrutíferas, eu tiro um chapéu do bolso do paletó e o coloco em minha cabeça num gesto teatral.

No chapéu está escrito: CLIENTE! Isso ocorre toda vez que fala demais em dificuldades internas, culpando os outros, a conjuntura econômica.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Aí eu coloco o chapéu e falo : -Peraí, vocês estão dando muita volta e se esquecendo do cliente, que é a razão de estarmos aqui e quem paga o nosso salário.

O teatro ajuda, mas a obtenção da eficiência vai muito além dele.

O MANUAL DE DESCULPAS

Provocar mudanças eficazes sem espírito de equipe não existe. Outra invenção que criei para motivar as pessoas é o Manual De Desculpas – volume com 500 páginas, capa branca e título impresso em letras garrafais vermelhas. 

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Toda vez que um funcionário dá justificativas demais para algo não ter saído como deveria, eu saco o livro e digo: Pode parar de falar!

Eis a prova de que eu já tenho e já conheço todas as desculpas para esse problema.

Não precisamos de mais uma desculpa, e sim de solução.

Até hoje, nenhum colaborador quis conferir se sua desculpa está listada no livrão.

Bem, não está e nem nunca estará – as páginas estão em branco. Desculpa é a única coisa que um cliente não aceita de jeito nenhum.

*Palestrante, consultor e fundador Do Blog Do Maluco.

Para encerrar esse post de forma inspiradora, escolhi 3 obras de artes inspiradoras :

1- Visual = A obra de arte – belo quadro ” Arche” do pintor alemão Anselm Kiefer :


  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

2-Literária – Leia o livro “Simplicidade”

Um livro inspirador que apresenta o maior antídoto contra a desculpa = a simplicidade. Quanto mais simples, menos falhas e menos atrasos.

Esse livro de Bill Jensen está entre os top 10 que mais gostei de ler na vida:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

3-Musical – Ouça uma cantora pouco conhecida, mas que tem músicas muito legais :

Ouça = Malena Muyala

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*