Novidades

Aprenda a fazer mudanças bem sucedidas – através da metáfora “Quem atira com pressa, geralmente só acerta o próprio pé” – Leia aqui:

Artigo enviado para publicação nos jornais deste sábado 11/12/21/

*Mauro Condé

O título desse artigo foi inspirado numa metáfora contida numa frase de John Wayne, o mais famoso caubói do cinema.

Eles me levaram para a Flórida, nos Estados Unidos, onde fui recebido por Gerald Kendall, a quem fui logo pedindo:

Acabo de voltar de uma viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre gestão de mudanças organizacionais.

Ensina-me algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

-Para ser mais bem sucedido na realização de mudanças, em qualquer ambiente, procure não atirar com muita pressa na solução para que o tiro não acerte o seu próprio pé.

Kendall é autor de vários dos melhores livros que eu já li sobre administração moderna.

Segundo ele, bem mais da metade das mudanças propostas no mundo dos negócios acaba em fracasso total, por falta de aderência e adesão das pessoas envolvidas, nos mais diversos níveis hierárquicos, independente do cargo de quem as lidera.

O gatilho para este erro está na tentativa de imposição “goela abaixo” de novas ideias apenas após uma rápida apresentação em Powerpoint, na crença de que isso seja suficiente para a mobilização do comprometimento necessário de todos.

O antídoto para essa falha é agir contra a própria intuição e não apresentar a solução cedo demais.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Para ilustrar este artigo, escolhi a pintura “O Nascimento Do Dia” De Joan Miro

Toda mudança, por menor que seja, enfrenta ferrenha oposição e resistência e estas precisam ser vencidas em camadas, sem pressa, com muita calma e sabedoria.

Para conseguir realizar as mudanças é preciso promover um debate amplo, franco e público entre todos os envolvidos sobre os prós e contras da ideia, para que envolvidos antes da mudança, reduzam seus medos e até participem com sugestões contributivas.

E durante este debate superar as seguintes camadas de resistência:

-Quando as pessoas não concordam com o problema, momento em que a estratégia ideal é mostrar a relação causa-efeito entre as mudanças ao longo de todos os setores da organização.

-Quando as pessoas não concordam com a solução, hora em que o líder precisa usar argumentos lógicos e persuasivos mostrando como os benefícios de mudar superam em muito os riscos de não mudar para fazer frente aos novos desafios.

Quanto mais poderosa a solução, mais difícil é vendê-la para as pessoas.

Por isso é tão importante conseguir o consentimento e a concordância delas, através de calorosos debates, antes de atirar e pular para a fase de implantação.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog Do Maluco.

Para encerrar este artigo, escolhi uma música para inspirar o seu dia, a música mais bonita que eu ouvi em 2021 –

Ouça : Declaração de Amor de Nando Reis :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

2 Comentários em Aprenda a fazer mudanças bem sucedidas – através da metáfora “Quem atira com pressa, geralmente só acerta o próprio pé” – Leia aqui:

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*