Novidades

Como Argumentar & Vencer Sempre – Cultura – Literatura – Dica de Livro que pode mudar a sua vida para melhor – Republicação de um dos posts mais lidos, comentados e compartilhados pelos 730.000 leitores do blog do M@LuCo:)

como argumentar
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


Como argumentar e vencer sempre – dica/resumo do livro já citado em outros posts aqui no blog :


Um dos melhores livros que já li até hoje tem o título de Como Argumentar e Vencer Sempre.


É um livro escrito no final dos anos 90 e fala sobre a arte de argumentar e vencer sempre.


Eu sempre me fascinei pelo tema da argumentação mesmo antes de ler este livro e descobri após a sua leitura que argumentar para vencer era algo totalmente diferente do que eu imaginava e praticava.


O que eu aprendi com a leitura deste livro é que às vezes vencer uma argumentação é a arte de deixar uma saída honrosa para a outra parte, retroceder se necessário ou apenas ouvir, sem reagir ou retrucar. Argumentar não é derrotar o outro, é convencer (Vencer junto com o outro)


Seu autor Gerry Spence, dono de uma biografia brilhante como advogado ganhou todas as suas causas usando as técnicas que ensina no livro sobre argumentação vencedora.


Ele mostra que argumentação além de arte é uma técnica e que por isto pode e deve ser aprendida.


É um livro para nos orientar sobre como argumentar no trabalho, em casa, na rua, em todos os lugares onde convivemos com os outros.


Ele alega que a arte de argumentar é a arte de viver, diz que argumentamos porque temos que argumentar, porque a vida o exige, porque a vida na sua essência é um argumento.


Suas técnicas são capazes de tornar qualquer pessoa em uma argumentadora vitoriosa. O livro é escrito na forma de bloqueios para uma argumentação vitoriosa e seus respectivos desbloqueios-técnicas que ele ensina para destravar o que nos impede de argumentar e vencer.


Ele ressalta para a importância de uma pessoa saber articular suas ideias em forma de histórias-com um protagonista que luta contra os antagonismos cruéis da vida e os supera mostrando suas lutas, dificuldades, erros e acertos.


Ele alega que todo o aprendizado da humanidade vem da transmissão de histórias entre gerações.


Além da necessidade de saber articular e contar histórias, ele demonstra táticas interessantes para vencer argumentações como :


Para vencer uma argumentação, sempre e sempre :


1)Prepare-se, prepare-se, prepare-se até assimilar automaticamente bem sua argumentação. Conheça todos os seus detalhes e articule sua argumentação em forma de história.


2)Delegue para o outro a responsabilidade de aceitar ou rejeitar o seu argumento – usando uma técnica muito simples – a de concordar para discordar. Ele mostra que toda vez que contra-argumentamos concordando com o nosso oponente, o fazemos baixar a guarda e descer suas luvas até que fique relaxado por perceber que concordamos com ele.Em seguida e usando o relaxamento causado pelo ato de primeiro concordar para depois discordar, abrimos espaço para fazê-lo abrir sua mente para novas ideias. Funciona sempre ! Entregue sua arma para o seu oponente com o cano virado para você, ele dificilmente atirará em você se não tiver do que temer e se abrirá para ouvir seus argumentos.


3-Apresente sempre seu argumento em forma de história.Somos hábeis contadores de histórias, sempre estamos fazendo isto nas nossas conversas, bate-papos e interações com as outras pessoas.Contar uma história interessante que prenda a atenção do interlocutor é um grande passo para vencer a argumentação.


4-Diga sempre a verdade.  Ele demonstra que uma verdade contada por você tem um efeito muito mais positivo do que a mesma verdade revelada por um opositor maldoso. Ao contar a verdade, você reduz o poder do argumento do seu opositor, pois você terá revelado todas as suas armas, tornando-as irrelevantes perante o fato de você tê-las assumido.


5-Diga sempre ao outro claramente o que você quer.Ele diz que as pessoas são horríveis em adivinhações e em palpites. Falar algo nas entre-linhas ou deixar sub-entendido o que você quer – pode não fazer o efeito desejado. A pessoa pode nunca imaginar o que você quer dizer. Portanto quando quiser algo, seja claro e diga claramente : Estou querendo isto…


6-Para ganhar uma argumentação evite o sarcasmo, o desdém e a ridicularização das outras pessoas. Se precisar use o humor mas com cuidado e prudência. Abstenha-se sempre de insultar.Ninguém aprecia os cínicos, os críticos destrutivos, os zombeteiros, os pequenos e mesquinhos. O respeito pelo nosso oponente além de nos enobrecer nos torna superiores em uma argumentação.


7-Se sua argumentação contiver pontos fracos, tome a iniciativa e os assuma antes que os outros o façam. Expondo seus pontos fracos você o faz melhor do que qualquer inimigo, evita mal-entendido e tira do seu adversário a possibilidade de amplificá-los ou apresentá-los de forma obscura. Uma admissão honesta de sua parte, além de aumentar sua credibilidade torna o seu oponente irrelevante,pois ele ficará sem nada para dizer, a não ser o que você já admitiu.


8. Lógica é poder. Se a lógica lhe for favorável, siga-a sempre. Se  lhe for desfavorável e injusta, troque-a pela criatividade pois por incrível que pareça nem sempre a lógica conduz à verdade – ou à justiça. A lógica derrota a espontaneidade. Não renuncie à criatividade em favor da lógica. Entretanto, a mente criativa logo verá que a criatividade é quase sempre servida pela lógica.


Por fim sempre que quiser vencer uma argumentaçãoconsidere sempre os dois lados – considere o que você quer e o que a outra parte quer – e deixe um jeito de colocar o que o outro quer dentro do que você deseja e transforme seu argumento em algo irresistível e invencível.


Adoro uma frase contida no livro –” É melhor ter a mente aberta por curiosidade do que fechada por convicção.”


O livro em si é um excelente argumento, baseado na história de vida do seu autor que com uma capacidade brilhante de argumentar e escrever nos ensina muito sobre como argumentar e vencer sempre.


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

2 Comentários em Como Argumentar & Vencer Sempre – Cultura – Literatura – Dica de Livro que pode mudar a sua vida para melhor – Republicação de um dos posts mais lidos, comentados e compartilhados pelos 730.000 leitores do blog do M@LuCo:)

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*