Novidades

Como aumentar o seu poder de intuição e adivinhação usando a ignorância como ferramenta

6924313_1GG
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Minha dica de cultura, de leitura de hoje é um livro que me chamou a atenção pela promessa de me dar dicas inteligentes, simples e interessantes para aumentar o meu poder de intuição. No final da sua leitura, pude constatar que ele entregou o que me prometeu – por isso decidi compartilhar com você, buscando te ajudar a se tornar uma pessoa melhor ainda do que já é.

Eu sempre acreditei que a única forma para tomar melhores decisões na vida seria me baseando em análises altamente racionais, daquele tipo: pese sempre as vantagens/desvantagens, os prós/contras, eu sempre me escorei no lado lógico da minha mente para tomar decisões. Eu sou uma pessoa altamente lógica.

Apesar de achar que meu processo e meu poder de intuição são bons, eu sempre desconfiava deles até conseguir comprová-los através de um pensamento ou de um argumento lógico.
Você também é assim ou você quando acaba de ter uma intuição, um sinal do seu sexto sentido, pula de cabeça e segue sua intuição de maneira cega ou recorre ao seu lado lógico para avaliar bem os prós e contras antes de sair fazendo as coisas?

Este livro traz provocações inteligentesestudos interessantes e dicas práticas que te permitem aumentar o seu poder de intuição de maneira que seu inconsciente te ajude a tomar as melhores decisões conscientes.

Logo no início do livro, eu fui fisgado por uma frase:

“Intuição é você saber o que fazer, sem saber exatamente o porquê.”

Sabemos muito mais do que conseguimos explicar.

Eu gostei muito desta outra definição do livro: “Intuição é muitas vezes o atalho do nosso pensamento”.

Principalmente quando temos que decidir rápido e não temos tempo nem informação suficiente para tomar as decisões que precisamos tomar.

Daí surgiu meu interesse em pesquisar técnicas que possam nos ajudar a melhorar a qualidade das nossas decisões aguçando a nossa intuição.

Desta pesquisa descobri o Dr.Gerd Gigerenzer, Doutor e professor de Psicologia da Universidade de Chicago, pesquisador da ciência do comportamento e autor deste livro Gut Feelings – “O poder da Intuição”.

Foi através do Dr.Gerd que descobri uma dica interessante e que funciona muito bem na maioria das vezes:

Dica para aumentar sua intuição

É praticamente impossível uma pessoa saber tudo de tudo e ter capacidade para responder qualquer pergunta com um grau de acerto de um especialista o tempo todo. Daí a vantagem de conhecermos técnicas que possam servir de atalho e nos ajudar a aumentar o grau de acerto diante de tantas incertezas num mundo cada vez mais cheio de informação.

Eu aprendi que nós podemos aumentar a precisão de nossos chutes e tentativas de adivinhação apenas nos baseando na nossa própria ignorância como fonte de informação e sabedoria.

Para atingir este nível basta você praticar deste jeito – quando tiver que decidir entre duas alternativas:

  • Se você reconhecer uma alternativa, mas não reconhecer a outra, então infira que a opção reconhecida é a mais interessante e mais provável
  • Chute naquela alternativa que você mais reconhece e não naquela que você desconhece. Suas chances de acerto superam os 90% na maioria dos casos.
  • Pratique com os dois pequenos exemplos abaixo, apenas para ver se entendeu a dica:
    1) Responda rapidamente – qual das duas cidades americanas tem a maior população : -a) Davenport ou -b)Nova York
    2) No dia 9 de dezembro de 1998, jogaram pela Champions League Juventus, da Itália x Rosenborg, da Noruega. Responda rapidamente – quem venceu a partida?

a) Rosenborg ou b) Juventus

 

Agora teste para ver o seu poder de chute, conferindo suas respostas.

Se você respondeu letra b para as duas perguntas, você acertou 100%.

O uso da técnica de chutar naquela alternativa que você mais reconhece ( Cidade de Nova York e time de futebol Juventus) em detrimento daquela que você não conhece (cidade de Davenport e time de futebol Rosenborg) te permite aumentar a precisão do seu chute.

Diante de duas alternativas e sem tempo para pesquisar, decida chutar por aquela alternativa que você reconhecer e não pela alternativa desconhecida. Isto aumenta muito a sua chance de acerto.

Os exemplos acima foram muito simples exatamente por serem didáticos, mas o uso desta técnica poderá lhe ser útil em coisas bem mais complicadas.

O que mais me marcou no livro é que o autor usou o meu lado excessivamente lógico para aumentar a minha intuição – exatamente aplicando a lógica à intuição.

 

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*