Novidades

Como aumentar sua inteligência aprendendo a criptografar suas mensagens substituindo apenas 5 letras do alfabeto – Post incrível sobre codificação e inteligência super lido e compartilhado entres os 730.000 leitores do blog do MaLuCo:) em 2015 :

zenit.jpg
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


ZENIT – POLAR – Ei quer conhecer e usar um simples código de criptografia no seu dia a dia para passar e receber mensagens codificadas e expandir a sua inteligência ? MaLuCo:)


Eu adoro estudar códigos, quando possível criar ou descobrir códigos – eu faço isto como forma de tentar aumentar a minha inteligência ou pelo menos desafiá-la. Eu acho que todo mundo gosta disto – e você não gosta? Eu aposto que sim!


Entre os sistemas de criptografia que eu já estudei e que gosto muito pela sua simplicidade e facilidade de demonstrar para os outros é o ZENIT – POLAR – Você já ouviu falar nele?


Ele é um sistema muito simples de codificação de palavras e mensagens – um sistema simples de criptografia – que consiste na simples substituição das letras de uma palavra pela sua correspondente no método ZENIT – POLAR. Explicando melhor – usando um texto simples descrito no wikipedia :

Primeiro use sempre a tabela abaixo

Z

E

N

I

T

P

O

L

A

R


Depois basta substituir as letras da seguinte forma:

O Z substitui o P e vice e versa.

O E substitui o O e vice e versa.

O N substitui o L e vice e versa.

O I substitui o A e vice e versa.

O T substitui o R e vice e versa.


Exemplos =

  • a palavra LIVRO seria escrita em Zenit Polar assim – NAVTE

  • A expressão Você é o máximo ficaria assim em Zenit-Polar : Veco o e mixame


Sendo assim, as seguintes frases:

“Uma leve justiça leva a várias compreensões” 

"Todo mundo age não apenas por compulsão externa, mas também por necessidade íntima"Albert Einstein

"Se for para o bem da Nação e felicidade geral, diga ao povo que fico"Dom Pedro I

Ficariam assim:

"Umi novo jusraçi novi i vítais cemztoolsêos" ILêLame

"Rede mulde igo lie izolis zet cemzunsie oxrotli, mis rimbom zet locossadido alrami"Inbotr Oalsroal

"So fet ziti e bom di Licie o fonacadido gotin, dagi ie zeve quo face"Dem Zodte A


As demais letras, que não compõem tais palavras, permanecem inalteradas, e ignoram-se os acentos.

De tão simples, era usado nas escolas pelos alunos para passarem bilhetes ou escreverem em código, sem que os adultos descobrissem – mas eu recomendo fortemente que você não faça isto – use este código para treinar sua capacidade de estudar, desenvolver e desvendar novos códigos – MaLuCo:)

Fonte de parte do texto acima wikipedia

Também achei até um conversor automático ZENIT- POLAR na internet, basta acessar o link abaixo:

https://zenit-polar.appspot.com/

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em Como aumentar sua inteligência aprendendo a criptografar suas mensagens substituindo apenas 5 letras do alfabeto – Post incrível sobre codificação e inteligência super lido e compartilhado entres os 730.000 leitores do blog do MaLuCo:) em 2015 :

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*