COMO CONTRATAR SEU NOVO CHEFE:

 

O Brasil tem atualmente cerca de 12 milhões de pessoas sem emprego, segundo as últimas estatísticas.

Isso significa que, com a forte tendência de recuperação rápida da economia do país a partir de 2017, em breve essas pessoas estarão no mercado e se recolocando rapidamente.

Nesse sentido, eu encaro o desemprego mais como uma oportunidade do que um problema, principalmente para as pessoas mais bem preparadas.

A essa altura você já deve estar pensando e quase me perguntando:

Como alguém que está sem emprego hoje pode transformar essa desvantagem numa grande vantagem para a sua carreira?

A minha resposta é relativamente simples = Inverta os papéis:

Ao invés de sair se oferecendo aleatoriamente por aí para ser contratado por uma empresa, procure você contratar a empresa para a qual deseja trabalhar.

Como fazer isso? Eu sugiro os seguintes passos:

1)Pegue uma folha em branco e escreva nela quais são os valores e princípios de vida nos quais você mais acredita e valoriza no mundo.

Faça uma pequena lista de valores que você considera importantes para você.

Eu por exemplo valorizo valores como integridade, bom ambiente físico (instalações, máquinas e equipamentos novos e modernos), bom ambiente psicológico (chefes modernos que pratiquem a gestão participativa e o feedback positivo), uma missão e uma visão de vida inspiradoras, possibilidade de construir algo para o mundo e a vida das pessoas melhorar, constância de propósito, simplicidade, inovação, investimento em aprendizado constante, possibilidade de fazer parte de um time de pessoas excelentes e vencedoras e outros mais.

2)Faça um exercício de imaginação futura – imagine-se daqui cinco anos – quem você gostaria de ser em outubro de 2021, que tipo de função você gostaria de estar exercendo e em que tipo de trabalho você gostaria de estar trabalhando.

Pense no que pode te fazer feliz no longo prazo.

Lembre-se que título e salário não são tudo na vida.

Imagine também que aprendizados novos e treinamentos você precisaria fazer ao longo destes cinco anos para se habilitar e preparar melhor para assumir a função dos seus sonhos.

Não foque sua imagem de futuro – daqui cinco anos – apenas no cargo, no salário e benefícios, busque um pouco mais do que isso:

Que tipo de desafio você gostaria de ser exposto para se destacar profissionalmente;

Que nível de responsabilidade e principalmente de autoridade você gostaria de ter na vida;

Que obstáculos você está disposto a enfrentar e superar para chegar lá;

3) Faça uma lista de outros fatores de vida importantes para você (família, lazer,…) que você gostaria de considerar no balanço entre a sua ambição e a sua satisfação e qualidade de vida e que o seu novo chefe ou nova empresa deveriam te proporcionar.

Um exemplo que eu considero muito nos tempos digitais dos dias de hoje – a possibilidade de trabalho remoto – que permita exercer grande parte de suas atividades de casa, evitando longos tempos de deslocamento, trânsito, stress e perda de tempo,…

Eu também valorizo muito a disponibilidade de tempo para praticar exercícios físicos – caminhadas, corridas, pedaladas,…

Ir para o trabalho hoje em dia está cada vez mais parecido como ir para a guerra diariamente.

Ninguém jamais vence uma guerra sem preparo físico e mental e ter condições para me preparar é muito importante para mim.

Ter tempo e até um local específico para a prática de atividades físicas é fundamental no mundo moderno.

Uma vez preparada a lista com os tópicos acima mencionados, eu sugiro que você pare e pense em todas as empresas existentes no planeta para as quais você gostaria muito de trabalhar e que demonstram características parecidas com as que você relacionou.

Nessa altura, a lista das empresas dos seus sonhos, deve ficar mais fácil, tendo em mente todos os valores, condições e facilidades que você já imaginou anteriormente.

Faça a sua lista das Top 10 empresas para as quais você gostaria de trabalhar um dia e ao lado do nome de cada uma delas, liste a principal característica das mesmas que mais te atrai.

Em seguida trace um plano para escolher entre estas 10 empresas, aquelas que você gostaria de contratar como seus novos empregadores e novos chefes.

Detalhe ao máximo o seu plano – inclua nele uma leitura e uma investigação detalhada sobre a empresa, colecionando últimas reportagens, dados obtidos no site da mesma – dados como estratégia, informações financeiras e operacionais e oportunidades de trabalho.

Procure dentro do site da empresa, a lista de oportunidades de emprego que mais se encaixem com seus desejos e tente se candidatar a alguma das vagas disponíveis – dentro ou fora do país.

Faça networking – no mundo de hoje, das redes sociais, a melhor forma para você conseguir seu novo emprego, escolhendo inclusive seu novo chefe é através do seu relacionamento pessoal – use sua rede de influência, seus contatos, seus amigos e suas redes sociais para conseguir uma entrevista. Quando não conseguir fazer isso diretamente, considere o uso de terceiros capacitados para fazer essa ponte, como os HeadHunters e empresas de recrutamento e seleção.

Antes de ir para a entrevista, prepare-se, prepare-se e depois prepare-se ainda mais. Escreve sua história de vida “por escrito” – reforce seus pontos fortes e suas maiores conquistas e lembre-se de inserir as lições aprendidas ao longo da sua carreira.

Lembre-se que a melhor entrevista da sua vida não poderá ser formatada em forma de pedido de emprego – faça uma proposta de negócio – mostre ao seu entrevistador como você pode agregar valor se contratado. Leve seu entusiasmo junto.

Se no final, você não tiver conseguido o êxito que desejava ou não conseguir encontrar a empresa dos seus sonhos, seja mais radical:

Empreenda, crie a sua própria empresa, comece do zero e construa o seu futuro a partir do seu sonho.

E lembre-se de uma coisa muito importante:


Você precisa aumentar sempre a confiança em você mesmo, você não precisa se espelhar no modelo de outras pessoas para ter sucesso – basta ser mais de você mesmo! MaLuco:)


A música que escolhi para trilha sonora deste post é Reach de Glória Stefan, ela tem uma pegada que nos motiva e nos joga para cima em busca dos novos desafios:

Lembramos que o blog do Maluco continua na sua fase de revisão. Por essa razão, estamos menos posts do que o normal – em breve voltamos com novidades.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2657 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*