Novidades

COMO MELHORAR SUA INTUIÇÃO : USE A “IGNORÂNCIA” MAIS DO QUE O CONHECIMENTO:

“Provamos através da lógica, mas só descobrimos através da intuição”

A frase inspiradora do dia – de Jules Poincaré


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a  pintura, óleo em tela de Caravaggio :

“A Vidente – The Fortune Teller” 

Nascido em 1571, o italiano Caravaggio foi um dos grandes pintores da história, reconhecido pela sua arte barroca.

Eu adoro a técnica que ele usava para retratar os personagens de sua pintura, com cores em tons pastéis puxadas para o vermelho, laranja, amarelo e branco em suas várias possibilidades de mistura.

A maneira como ele contrastava o claro com o escuro sempre me impressionou muito.

Nesta pintura, um cavaleiro típico da época, acostumado a correr todo tipo de risco, de perigo e aventura se aconselha com uma simples vidente, uma daquelas mulheres que consegue adivinhar o futuro através da leitura das mãos ou das cartas de baralho ou ainda através de bolas de cristal – eu sempre admirei o mistério que ronda o poder da intuição.

Veja no detalhe do quadro como a mulher usa seu pretenso poder para retirar o anel da mão do soldado, sem que ele perceba.

Desenvolva seu poder de intuição e adivinhação e use-o sempre para o bem.

O uso da intuição e do sexto sentido tem tanta importância para nossas vidas e carreiras tanto quanto a lógica e a retórica.


COMO MELHORAR SUA INTUIÇÃO:

A sua atividade mental pode ser dividida em duas partes – uma consciente e lógica e outra inconsciente baseada em intuições e pressentimentos.

A sua intuição é uma prova de que você sabe mais do que pode explicar.

O incrível é que para a sua intuição, menos é sempre mais.

Para aumentar seu poder de intuição e capacidade de adivinhar mais as coisas, aprenda a usar a sua ignorância como maior aliada para boas decisões.

Para ter mais intuição, ao invés de ficar absorvendo mais informações, crie um processo inteligente para descartá-las e descobrir intuitivamente aquelas poucas que são necessárias.

O truque está no entendimento de que a lógica requer sempre um conhecimento grande e detalhado de informações e dos fatos antes de uma decisão, ao passo que a intuição costuma desconsiderá-los totalmente para pegar um atalho e te conduzir a uma boa decisão.

Uma excelente técnica para você desenvolver e aumentar a sua intuição é usar a heurística de que entre duas alternativas, você deve escolher sempre aquela que você mais reconhece.

Se você estivesse num programa de perguntas e respostas e o apresentador te perguntasse :

“-Qual das duas cidades americanas tem a população maior – Nova York ou Milwalkee ?”

Você acertaria se apontasse aquela que você mais conhece e mais ouviu falar – neste caso, Nova York é a resposta certa, ainda que você nunca tenha ouvido falar da outra alternativa – chutar na que você mais reconhece aumenta seu grau de acerto em 95% das vezes.

Por mais lógica e óbvia que esta dica possa parecer, muitas pessoas costumam errar a resposta por nervosismo diante da ignorância dos fatos. Os que mais acertam são os que transformam a ignorância em aliada e chutam as alternativas mais conhecidas e reconhecidas.

Esta dica também funciona para sua aumentar sua intuição em decisões de compra, quando você estiver em dúvida sobre um produto A ou B, saiba que suas chances de arrependimento posterior diminuem quase a zero quando você opta pela alternativa que você mais ouviu falar e reconhece.

Portanto não se estresse tanto quando tiver que tomar uma decisão rápida e não tiver nem tempo nem dados suficientes – a precisão dos seus acertos tende a aumentar quando você tiver menos dados e informações e se basear nas alternativas que você conhecer ou reconhecer mais.

Da próxima vez que você passar na frente de uma TV e estiverem jogando dois times – um que você já ouviu falar muito e conhece bastante, jogando contra um que você nunca ouviu falar, aposte no que você reconhece como vencedor – isto aumenta suas chances de acerto. Faça o teste.

Para aumentar sua intuição, leia o livro de Gerd Gigerenzer – O Poder da Intuição.

*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco, visto por quase 800.000 leitores com média de mais de 1500 visualizações diárias no Linkedin.


Como trilha sonora deste post, escolhi uma música que fala sobre o tema.

Ouça – Oswaldo Montenegro cantando “Intuição”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3582 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*