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Como criar uma Cultura de Inovação eficaz em 8 passos

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Sinto muito, mas você acaba de ser demitido e sua empresa acaba de ser fechada por vocês terem sido enquadrados na lei da obsolescência atual! – Saiba neste post que raio de lei é esta e porque ela pode te impactar tanto.

Já imaginou alguém chegar para você e te dar esta triste notícia? Ser demitido ou ter a empresa fechada por ter ficado ultrapassado pelo mercado ou pelos concorrentes?

Infelizmente, esta notícia não está longe de ser verdade, caso você ou sua empresa tenham se acomodado e sentado em cima do sucesso dos seus produtos e serviços em tempos passados.

Mais cedo ou mais tarde, você terá que encarar a lei da obsolescência atual que reza exatamente o seguinte:

Lei da obsolescência atual:

Fica definido pelas regras de mercado e da competição acirrada dos tempos atuais, que assim que um produto ou serviço novo começar a funcionar, ele já ficará obsoleto!

Puxa! Que pressão, não?! Você e sua empresa mal acabam de lançar um produto ou serviço e ele já fica obsoleto na hora em que começam a funcionar.

Esta é uma maldade criada pelos tempos acelerados, dinâmicos e totalmente malucos que vivemos atualmente.

Como evitar o seu enquadramento ou o da sua empresa nesta lei da Obsolescência atual?

O caminho mais inteligente que eu conheço é criar dentro de você e da sua empresa uma cultura de inovação e voltar a sua empresa para o pensamento inovador contínuo.

E como criar esta cultura de inovação na sua empresa?

Pensando em te ajudar a responder esta pergunta, elaborei neste post uma lista resumida de ações e medidas que você precisa tomar para criar na sua empresa uma forte e vigorosa cultura de inovação:

Como criar uma Cultura de Inovação eficaz em 8 passos:

1. Resultados – Insira a inovação nos resultados financeiros e operacionais que sua empresa deseja alcançar ao longo do ano, coloque a inovação no mesmo nível de importância que a geração de caixa, de lucro, aumento de vendas e redução de custos.

Defina um indicador de resultado para medir o sucesso de suas ações de inovação – eu sugiro que você use a seguinte fórmula:

Inovação = Valor anual da Venda de produtos e serviços novos (que não existiam há dois anos) / Valor anual das vendas totais da empresa.

Persiga um percentual de inovação mínimo de 25% e você e sua empresa dificilmente serão enquadrados pela lei de obsolescência atual.

2. Clientes – Oriente sua empresa pelas lentes de seus clientes – busque o contato permanente com eles e procure buscar em seus clientes a fonte de inspiração para criar uma cultura de inovação em sua empresa.

Como são os clientes que compram os seus produtos, eles serão os primeiros a te enquadrarem na lei de obsolescência atual, caso você não seja visto como arrojado e inovador.

Sem nenhuma cerimônia, eles vão te abandonar e te trocar por concorrentes mais inovadores, pois é assim que o mundo funciona atualmente.

Agarre-se aos seus clientes, cole neles pessoalmente e destaque seus melhores talentos para grudarem nos clientes e observar suas necessidades atuais e principalmente as necessidades futuras, em busca de oportunidades de inovação.

Uma dica: observe o comportamento de seus clientes, observe o uso que eles dão para seus produtos e serviços e principalmente o uso que eles dão para os mesmos, principalmente o segundo e o terceiro uso que eles fazem dos seus produtos, usos para os quais você nem tinha imaginado e que você pode usar para gerar inovação.

3. Pessoas – Garanta que a sua empresa seja povoada por pessoas que gostam de inovação – exija que, já nos processos de recrutamento e seleção, a contratação de novos funcionários traga para dentro da sua empresa pessoas com perfil totalmente inovador.

Crie treinamentos sobre Inovação para os funcionários mais “velhos” de casa para que eles se enquadrem nos novos tempos.

Crie sistemas de avaliação e recompensas para funcionários que demonstrem comportamentos e resultados dirigidos para a inovação.

4. Processos – Introduza em sua empresa um processo voltado para inovação, que estimule a reunião interna de funcionários para debate de ideias e geração de projetos para inovação. Acompanhe o funcionamento destes processos bem de perto e cobre iniciativas e resultados que aumentem a inovação da empresa.

5. Liderança – Liderança é uma arte. O bom líder é aquele que tem muitos seguidores dentro da empresa. O bom líder é aquele que é seguido, é imitado pelos seus comandados.

Portanto, para ser seguido e imitado pelos seus colaboradores demonstre ser o exemplo do que prega e pede para eles, seja a Inovação em pessoa na sua empresa. Dê seu exemplo pessoal de comprometimento com a ideia, fale o tempo todo sobre inovação, evidencie os resultados concretos com inovação e crie o efeito epidemia, contaminando as pessoas mais rápido do que elas consigam reagir com o “vírus” da Inovação.

6.Estratégia – Garanta que a inovação seja parte integrante da estratégia da sua empresa, que a inovação esteja no mesmo nível das estratégias voltadas para gerar caixa, lucro, aumentar vendas e reduzir despesas.

Garanta a inserção da Inovação em suas estratégias empresarias e cobre uma execução implacável, fazendo um follow-up “matemático, mussolínico e draconiano” em cima da execução dos planos de inovação.

7. Sistemas e Comunicações – Atualize os sistemas de TI/Informática da sua empresa e ordene que eles priorizem mudanças que acompanhem as ideias de inovação, que sempre demandarão mudança no jeito que as coisas são feitas e operadas na empresa. Não permita que a inflexibilidade em sistemas seja um bloqueio e um obstáculo para a inovação.

Crie um sistema de comunicação permanente da Cultura de Inovação por toda sua empresa – escolha um grupo de embaixadores e multiplicadores da ideia de inovação de nível hierárquico superior que possam sair pela empresa fazendo apresentações sincronizadas para toda a empresa sobre o que é a Cultura de Inovação adotada pela mesma.

8. Sociedade – Garanta que seus novos produtos e serviços gerados pela inovação constante na empresa estejam em conformidade com os anseios da sociedade, as tendências apontadas pela tecnologia, em conformidade com a legislação e as boas práticas de ética, gestão e proteção ao meio ambiente.

Faça da constante inovação uma meta pessoal e profissional e você jamais correrá o risco de ser considerado ultrapassado, velho e obsoleto. Agindo assim você passará a imagem de visionário do futuro, moderno e orientado para o crescimento e sustentabilidade.

Inove mais para vencer na vida pessoal e empresarial!

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About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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