Novidades

Cultura – Oi ! Que livros você anda lendo? Gostaria de ver uma dica de cultura – dica de um livro muito bom e interessante que acabei de ler? Que tal : Brasil Uma Biografia? MaLuCo:)

 
brasil uma biografia
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Eu acabo de ler um livro muito bom, interessante e bem escrito – trata-se de uma biografia, não de uma pessoa, mas de um país, como se ele fosse uma pessoa e no seu caso – uma pessoa ainda bem jovem entre todos os seus pares no mundo (a biografia do Brasil).

É um livro com quase 800 páginas, 100 das quais bibliografias, notas e anexos e como toda boa obra sujeito a pequenos ajustes.

Suas autoras Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Starling descrevem em deliciosas páginas as aventuras do país ao longo da sua vida até aqui. Elas contam a história usando um texto praticamente jornalístico, numa boa fusão entre a história e a narrativa.

O livro é uma verdadeira viagem no espaço e no tempo – fala de mudanças e de estruturas que se repetem de tempos em tempos (como eu acho que acontece na história do mundo).

A proposta foi biografar o Brasil, como se ele fosse uma pessoa, desde o seu nascimento e durante o seu crescimento. Aliás, o Brasil é apenas um jovem entre os vários países do mundo.

Um belo relato interpretativo, onde a leitura me levou a uma viagem no tempo procurando entender um pouco sobre como o Brasil virou a “pessoa” que é hoje.

Eu sou fã de tudo o que tenta imaginar e contar a história – pois eu sou adepto da ideia que grande parte do futuro está escrito no passado – entender a história é uma boa forma de tentar prever o futuro.

Leia um trecho do livro em pdf :


http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13865.pdf

Eu gostei e acho que seria uma boa recomendação de leitura para os próximos dias. MaLuCo:)

Veja o vídeo com o trailer do Livro – bem legal :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*