Novidades

Dica De Carreira De Ouro – Você Errou ? Veja Que Fazer E Como Avançar A Partir Dos Seus Erros :

Para ilustrar esse post, escolhi a pintura – óleo sobre tela – de 1657 do genial pintor holandês Johannes Vermeer: Moça lendo carta na janela

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

“Ninguém é só qualidades, mas também ninguém é só defeitos”

Frase inspiradora de Vince Lombardi, um dos maiores técnicos de futebol americano de todos os tempos, ao incentivar seus jogadores a aceitarem que o erro faz parte do jogo e é da lição aprendida com ele que se conquista a vitória.

Ser humano é perfeccionista por natureza, mas o que temos de perfeccionistas temos de humanos e como humanos somos sujeitos a falhas e erros.

Eu, pessoalmente, sempre tive uma péssima relação com a falha, o erro e o fracasso. Tive, mas não tenho muito mais não, porque a vida me ensinou que só não erra quem não faz.

O mais importante na vida não é não errar, pois apesar de perdemos sempre com uma falha, não podemos perder as suas lições aprendidas.

Sempre que alguém me pergunta sobre os meus erros na vida, eu respondo que foram muitos, porém logo em seguida eu passo rapidamente a falar não do erro em si, mas do que eu fiz com o que eu aprendi depois do erro e de como essa atitude serviu para transformar meus grandes erros nas maiores vitórias pessoais e profissionais que tive em toda a minha carreira.

Portanto, se eu posso te dar uma dica de carreira sobre como avançar a partir dos seus erros, aqui vai uma pequena lista:

RECONHEÇA O ERRO O QUANTO ANTES, ASSUMA-O E NÃO SOFRA POR ISSO

Caso você tenha cometido um sério engano, tomado uma decisão ruim, feito um tremendo erro de cálculo ou coisa assim, admita o erro – admita que dói menos.

Quando você admite seus próprios erros antes que outras pessoas os apontem, você tira delas o impacto da crítica, uma vez que você foi o primeiro a apontá-los e a se comprometer em corrigí-los daqui pra frente.

Ninguém sai de casa, vem para o trabalho com o intuito e o propósito firm de cometer um erro, porém todo mundo está sujeito a isso uma vez na vida.

Então ao invés de ficar chateado por ter errado, alegre-se por estar tendo a oportunidade de aprender uma valiosa lição para todo o resto da sua vida.

Os erros são nossos melhores professores.

Para obter o melhor das lições aprendidas com seus erros, eu recomendo:

CONHEÇA QUAL O SEU OBJETIVO DE APRENDIZADO

O ideal é analisar o erro para evitar que erros iguais se repitam no futuro.

Faça uma análise crítica do que aconteceu que te levou a errar e identifique o que, a partir daqui pra frente, você precisa melhorar ou corrigir no processo para evitar que o erro se repita.

DESENVOLVA UM PLANO ESPECÍFICO DE AÇÕES CORRETIVAS

Se o seu erro foi resultado de um descuido, você pode pensar apenas em ter cuidado na próxima vez, mas eu te afirmo que isso só não é o bastante.

Você precisa listar e tratar ações específicas que você precise adotar no processo ou procedimento que você normalmente executa para evitar nova falha por descuido ou julgamento deficiente.

CRIE UM PLANO DE CONTROLE E TESTES PARA EVITAR A REPETIÇÃO DO ERRO

Inclua no procedimento do seus processos uma forma de fazer uma simulação rápida para avaliar os resultados antes de entregar o seu trabalho.

Sempre que possível apresente o que tem para entregar para alguém de confiança e peça para essa pessoa tentar te ajudar a encontrar alguma falha que tenha passado despercebida durante a sua execução do trabalho.

A simulação prévia e a ajuda de terceiros podem te ajudar no processo de melhoria, até que um dia não sejam mais necessárias.

E FINALMENTE

Relaxe, não fique se auto flagelando por ter cometido um erro. Pense no erro como algo que às vezes mais ajuda do que atrapalha e lembre que só erra quem faz.

A não ser que você seja um médico, um construtor de pontes, um piloto de helicóptero ( nesses casos sugiro que existam fortes checklists de verificação antes da realização de qualquer procedimento ou tarefa crítica) saiba que errar faz parte e faz bem.

Para trilha sonora de encerramento desse post, escolhi a música : John Coltrane – My Shining Hour

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*