Novidades

Já que o Design é o futuro ♝♝ – conheça os 10 princípios orientadores de um bom design – definidos pelo Papa do Design Moderno – Dieter Rams ♝♝ : MaLuCo:)



Os dez princípios do bom design

1. Bom design é inovador
O desenvolvimento tecnológico irá sempre oferecer novas oportunidades para um design inovador, e o design inovador se desenvolve em conjunto com a tecnologia inovadora, portanto, nunca irá colocar um fim em si mesmo.


2. Bom design faz um produto ser útil
Um produto é comprado para ser usado. Ele tem de satisfazer certos critérios, não só funcionais, mas também psicológicos e estéticos. Bom design enfatiza a utilidade de um produto, ao mesmo tempo que ignora tudo aquilo que vai contra ela.


3. Bom design é estético
Somente objetos bem executados podem ser bonitos. Qualidade estética é fundamental, pois o usuário será afetado diretamente pelo produto que possui.


4. Bom design nos ajuda a entender um produto
O bom design esclarece a estrutura do produto. Ou melhor ainda, ele pode fazer o produto falar: design deve ser auto-explicativo.


5. Bom design é discreto
Um produto não deve ser nem um objeto decorativo e nem uma obra de arte: seu design deve ser neutro e contido, deixando espaço para a auto-expressão do usuário.


6. Bom design é honesto
Nunca engane o usuário, o design não deve manipular o consumidor com promessas que não possam ser mantidas.


7. Bom design é durável
O bom design faz o produto durar, transcender o tempo. Ele evita “estar na moda” e, portanto, nunca será antiquado.


8. Bom design se preocupa com os mínimos detalhes
Cuidado e precisão no processo de design demonstra respeito para com o usuário. Nada deve ser deixado ao acaso.


9. Bom design se preocupa com o meio ambiente
O design deve conservar os recursos ambientais e minimizar a poluição física e visual, durante todo o ciclo de vida do produto.


10. Bom design é menos design
“Weniger, aber besser”
Menos, mas melhor. Porque concentrando-se nos aspectos essenciais, os produtos não estão sobrecarregados com os não-essenciais.



Veja esta entrevista interessante com este Papa do Design :


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*