Mauro Condé*
Ao longo da carreira, desenvolvi intuitivamente métodos próprios de trabalho, entre eles o chapéu de quem paga o seu salário, o botão do bom senso e o manual de desculpas.
Afinal, experiência não é o que acontece com a gente, mas o que a gente faz com o que acontece com a gente.
Todo problema pode ser transformado numa enorme dificuldade ou numa grande oportunidade. A diferença está na sua atitude!
E as duas melhores armas para enfrentar as adversidades são o bom senso e a simplicidade.
Ambas qualidades são uma herança da minha mãe, a Dona Maria, que quando eu nasci não passava de uma adolescente, e já cheia de responsabilidade.
Ela me ensinou que bom senso é a capacidade de agir e reagir perante situações novas e inesperadas da melhor forma possível.
Sou reconhecido e lembrado por colaboradores ao longo da minha carreira por um gesto teatral.
O CHAPÉU DO CLIENTE
Sempre que as reuniões esquentam com longas discussões infrutíferas, eu tiro um chapéu do bolso do paletó e o coloco em minha cabeça num gesto teatral.
No chapéu está escrito: CLIENTE! Isso ocorre toda vez que fala demais em dificuldades internas, culpando os outros, a conjuntura econômica.
Aí eu coloco o chapéu e falo : -Peraí, vocês estão dando muita volta e se esquecendo do cliente, que é a razão de estarmos aqui e quem paga o nosso salário.
O teatro ajuda, mas a obtenção da eficiência vai muito além dele.
O MANUAL DE DESCULPAS
Provocar mudanças eficazes sem espírito de equipe não existe. Outra invenção que criei para motivar as pessoas é o Manual De Desculpas – volume com 500 páginas, capa branca e título impresso em letras garrafais vermelhas.
Toda vez que um funcionário dá justificativas demais para algo não ter saído como deveria, eu saco o livro e digo: Pode parar de falar!
Eis a prova de que eu já tenho e já conheço todas as desculpas para esse problema.
Não precisamos de mais uma desculpa, e sim de solução.
Até hoje, nenhum colaborador quis conferir se sua desculpa está listada no livrão.
Bem, não está e nem nunca estará – as páginas estão em branco. Desculpa é a única coisa que um cliente não aceita de jeito nenhum.
*Palestrante, consultor e fundador Do Blog Do Maluco.
Para encerrar esse post de forma inspiradora, escolhi 3 obras de artes inspiradoras :
1- Visual = A obra de arte – belo quadro ” Arche” do pintor alemão Anselm Kiefer :
2-Literária – Leia o livro “Simplicidade”
Um livro inspirador que apresenta o maior antídoto contra a desculpa = a simplicidade. Quanto mais simples, menos falhas e menos atrasos.
Esse livro de Bill Jensen está entre os top 10 que mais gostei de ler na vida:
3-Musical – Ouça uma cantora pouco conhecida, mas que tem músicas muito legais :
Ouça = Malena Muyala
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