Novidades

O que você pode ter perdido de muito importante e não poderia ter perdido de jeito nenhum para iniciar a semana bem informado – resumo especial – que eu preparei para você com carinho – das principais notícias do mundo nesse domingo, 19 de julho de 2020, extraído da minha leitura de 30 jornais e 15 revistas:

Minha proposta com esse post – contribuir para você ser uma pessoa ainda melhor e aumentar o seu valor pessoal e profissional, compartilhando com você um resumo do que mais importante eu vi hoje lendo 30 dos melhores jornais e 15 das melhores revistas do mundo publicados nesse fim de semana

(para tornar isso possível eu uso um processo de leitura dinâmica que aprendi combinado com um simples algoritmo de coleta de informações relevantes dentro das publicações que periodicamente leio).

Minha ideia é periodicamente publicar esse resumo sobre algo muito bom que li, vi ou ouvi e achei que precisava compartilhar.

Precisa ser um notícia que faça a diferença onde não apenas possamos aprender algo novo, mas que nos divirta e nos gere uma experiência positiva e agradável.

Antes de fazer o resumo, eu nunca sei o que eu vou encontrar dentro, apenas sei que vou encontrar alguns assuntos para lá de interessantes e muitas boas surpresas.

Coisas que eu não saberia de outra forma.

Mas me falam sobre assuntos que são essenciais para mim e que precisam ser compartilhadas com você para disseminar mais inteligência pelo mundo: Leia aqui:

Olá Você!

Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 19 de Julho de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.

Espero que goste e, caso ache relevante e útil, que compartilhe com quem também se importa:

Abro esse resumo colocando o link de um artigo que publiquei nos jornais de ontem, cuja inspiração conto nessa breve história como introdução para o artigo :

Vá para sua zona de desconforto …

Outro dia precisei recorrer ao Aurélio para encontrar o significado de uma palavra que eu não conhecia.

Encantado fiquei folheando o dicionário imaginando o trabalho que deve ter dado para construir aquela obra de arte.

Folheei até a última página quando reli uma frase que eu havia escrito à lápis, pronunciada pelo dicionarista Aurélio Buarque de Holanda, pai do Aurélio:

“Fazer dicionários é como caçar borboletas; as palavras voam, é preciso caçá-las no ar”

Esse texto inspirou a crônica que publiquei nos jornais de hoje – leia

“Saia da Zona de Desconforto” veja agora nesse link = https://hoje.vc/2yuuw

O QUE DIZEM AS FOTOS

Antes de ler, eu apenas vejo as fotos das diferentes publicações à procura de padrões entre as principais notícias.

As fotos do dia que mais me chamaram a atenção hoje foram as que mostraram a altíssima importância da continuidade dos cuidados contra o Coronavírus – fotos de pessoas usando máscaras, álcool gel, mantendo distanciamento social e também ficando em casa = as fotos não mentem = NÃO É HORA DE BAIXAR A GUARDA.

As capas das principais revistas e as manchetes dos principais jornais do dia :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Um Resumo do Giro que dei pelo mundo através das páginas dos principais jornais internacionais do dia:

FIQUE LONGE COVID-19

Lendo o jornal português Público, vi uma matéria sobre uma forma de rastreio digital da Covid-19 – é o aplicativo https://stayaway.inesctec.pt/

A ideia é fazer com que o STAYAWAY COVID seja um sistema que, com a participação voluntária, possa auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação móvel para iOS e Android estará disponível gratuitamente durante as próximas semanas.

Numa pandemia, o diagnóstico rápido e informado da população é decisivo para a interrupção das cadeias de transmissão e o seu controlo. No caso da doença atual, este processo é particularmente dificultado pelo seu longo período de incubação e, em muitos casos, pelo facto de o doente não apresentar sintomas.

STAYAWAY COVID permitirá, de forma simples que cada um de nós seja informado sobre a possibilidade de contágio, tendo em conta a monitorização os nossos contatos anteriores.

Fiquei curioso para ver como funciona, se funciona por aqui e como são os aspectos de segurança da informação.

Lendo o jornal português Correio da Manhã, li esta notícia que confirma o poder da máscara no combate ao Covid-19:

Cabeleireiras infetadas com coronavírus trabalharam de máscara e evitaram contágio de 139 clientes sem saber – As duas mulheres recorreram a máscaras cirúrgicas e com revestimento duplo de algodão enquanto atenderam clientes.

OS RISCOS CIBERNÉTICOS DO HOME-OFFICE:

Lendo o jornal japonês Nikkei, vi uma notícia que me chamou a atenção: à medida que a nova infecção por coronavírus continua a se espalhar, os ataques cibernéticos às empresas estão ganhando força. 

Grupos de hackers que operam no mercado negro online têm como alvo funcionários que trabalham em casa e a espionagem industrial também desempenha um papel importante. 

Para sobreviver à crise, os métodos tradicionais precisam ser revistos a partir do zero para que se trabalhe em home-office em segurança.

O LIXO PLÁSTICO QUE NÃO SE DESMANCHA:

Lendo o jornal japonês Asahi, li uma notícia assustadora : Uma sacola de hambúrguer de plástico de 36 anos foi encontrada praticamente intacta por uma equipe que fazia pesquisas no fundo do mar a mais de 5.000 metros de profundidade na Península de Boso, ressaltando a durabilidade dos resíduos que assolam os oceanos do mundo.

O tema climático e a preservação do meio ambiente estão ganhando cada vez mais força no noticiário mundial.

O QUE AS PANDEMIAS DO PASSADO ENSINAM SOBRE O FUTURO

Lendo o jornal canadense TheGlobeMail, vi um entrevista com o historiador Niall Ferguson, vídeo no qual compara o COVID-19 às doenças globais passadas, comparando-o a uma pandemia de gripe que ocorreu nos anos 50. 

Ele citou comparações com as pestes do passado, inclusive a famosa gripe espanhola de 1918.

Mas me chamou a atenção para uma pandemia que ocorreu nos anos 50 e que pouco ouvi falar até hoje – a Gripe asiática, entre 1957 e 1958 causada pelo vírus H2N2 que chegou a provocar mais de 2 milhões de mortes.

Desenvolveu-se no norte da China e avançou para Ásia, Oceania, África, Europa e Estados Unidos. Alastrou-se mundo afora em dez meses, principalmente por terra e mar.

Por causa dos estragos das pandemias anteriores, a tecnologia médica avançou significativamente naquela época,sendo possível detectar o agente causador com rapidez e trabalhar em novas soluções, como as vacinas em tempos nunca antes observados. Apesar da qualidade não conseguiram fabricar imunizantes em quantidade, o que causou um elevado número de mortes.

Ele também diz que, a exemplo das pandemias passadas, o coronavírus acelerará o surgimento de uma nova Guerra, não nos moldes tradicionais como as de antes, mas uma Guerra Fria, desta vez entre a China e os EUA.

A rivalidade China x EUA foi a matéria de destaque li no jornal suíço NZZ

OS Benefícios de um sono reparador e de alguns minutos de soneca por dia:

Lendo o jornal italiano Corriere, vi uma reportagem cujo título me atraiu = “Quanto tempo dura a soneca perfeita?”

A matéria mostra provas científicas de que um sono reparador diário é essencial para a saúde física e mental. E vai mais além – alguns minutos de soneca por dia é vital.

A pesquisa mostrou que são necessários seis minutos para avançar a parte da memória de longo prazo conectada à capacidade de lembrar fatos e informações, 20 a 30 para melhorar as habilidades e reflexos motores e 30 a 60 para aumentar a capacidade de tomar decisões. A NASA descobriu que uma soneca de 40 minutos pode melhorar o desempenho de pilotos e astronautas militares em 34%. .

Combatendo o risco de uma segunda onda mais avassaladora do Coronavírus

Lendo o jornal inglês The Guardian, vi uma matéria onde vários médicos de respeito técnico e científico pedem para que a população não abaixe suas guardas diante do vírus, pois ele ainda está entre nós e ameaça gerar uma segunda onda ainda mais avassaladora.

Dizem os médicos = “O mais importante de estar preparado se vacinando contra a gripe e se comportando de uma maneira que reduz o risco de pegar o Covid, que é distanciar socialmente, lavar as mãos, usar máscaras. e isolar se sintomático ou instruído a fazê-lo por teste e rastreamento

Estamos numa guerra contra o Covid-19 e nossas maiores armas são = uso de máscaras, álcool gel, higienização permanente, distanciamento social e até continuar em casa, quando possível.

Em vários jornais pelo mundo li notícias dando conta da aceleração do desenvolvimento da tão esperada vacina contra o Coronavírus. Várias vacinas já estão sendo testadas em humanos e assim que aprovadas serão implementadas em tempo recorde na história mundial.

ÚLTIMOS VÍDEOS

Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :

FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times  https://www.ft.com
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*