Novidades

15 práticas dos melhores líderes do mundo que te tornam um líder melhor

melhores-lideres-02
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
“O prêmio por um bom trabalho, será sempre mais trabalho. Nunca relaxe em cima do seu sucesso”

– Antônio Condé


Este post foi criado com o intuito de compartilhar com você, de forma resumida, algumas práticas interessantes que caracterizam os melhores líderes do mundo:

 

15 práticas dos melhores líderes do mundo que te tornam um líder melhor

1. Ouse

Ouse, corra riscos e erre se for preciso – mas quando errar assuma sempre os seus erros, diga como vai fazer para corrigi-los e principalmente compartilhe as lições que eles te ensinaram – os erros são grandes professores e melhores antecessores dos nossos sucessos.

2. Energize

Energize sempre os outros que trabalham e convivem com você – Desafie-os, envolva-os, motive-os e celebre com eles até as pequenas vitórias

3. Inove

Todos os dias procure uma ideia melhor – inove diariamente, quebre velhos paradigmas, desafie o status quo e a sabedoria convencional – ninguém ganha prêmio Nobel seguindo regras obsoletas e sem sentido.

4. Seja adepto à mudança

Seja um “trator” apaixonado por mudanças – mobilize as pessoas com uma dose extra de entusiasmo, venda os benefícios da mudança, ouça e trabalhe os medos e as resistências que ela gera e pergunte para as pessoas como elas podem te ajudar a promover a mudança.
Você consegue mais aquilo que recompensa ! Ao implantar mudanças, crie sistemas de recompensas que agucem a vontade das pessoas para fazer parte delas.

5. Nunca esteja confortável

Nunca esteja confortável – o prêmio por um bom trabalho será sempre mais trabalho – esta frase eu ouvia com frequência do meu pai para me alertar sobre o grande risco de me sentir confortável diante do sucesso. A zona de conforto é o pior lugar para se viver no mundo louco de hoje – O seu nível de conforto é inversamente proporcional ao dos seus concorrentes – quanto mais confortável você se sente, menos confortáveis eles ficam e nesta situação eles tentam te desbancar de qualquer jeito. Nunca se acomode e tente se reinventar no auge do seu sucesso.

6. Aprenda com todas as pessoas que você conhece

Aprenda com todas as pessoas que você conhece – todo mundo que cruza o seu caminho tem algo a te ensinar, da pessoa mais preparada à pessoa mais simples e humilde – transforme essas pessoas em seus mentores e professores – procure ouvir o que elas têm para te ensinar e melhore sempre um pouquinho mais de você mesmo com isso.

7. Faça os colaboradores da sua equipe crescerem profissionalmente mais do que você.

Quando você não era chefe, sucesso era você demonstrar que era individualmente o melhor de todos. Quando você é promovido, sucesso é você demonstrar que tem a melhor equipe do mundo – contrate bem, lidere melhor ainda e faça os colaboradores da sua equipe crescerem profissionalmente mais do que você – se isso acontecer – você também ganha muito.

8. Sempre entregue mais do que seus chefes e clientes te pedem e esperam de você

Nunca se contente em entregar exatamente o que te pedem – procure ir sempre além e nunca se iluda – o esforço não promove ninguém, o que promove é o impacto e o resultado de suas ações – de nada adianta você sair com a camisa suada do jogo, se seu time no final perder de goleada – busque sempre entregar mais do que esperam de você em resultado sempre com menos esforço.

9. Seja sempre muito agradável com as pessoas

Seja mais humano, mais bem humorado e mais gentil com todos que convivem com você, mas nunca deixe de ser autêntico com elas (covardia é você não falar para as pessoas o que está sentindo ou pensando) e também nunca deixe de discordar delas quando for preciso. Só tente falar o que pensa e discordar sem ser desagradável – isso vai te tornar uma pessoa cada vez mais incrível.

10.Faça sua empresa girar em torno dos seus clientes

Quanto mais orientada para os clientes for a sua empresa, maior a probabilidade do seu sucesso.

11. Encontre e trabalhe naquilo que é a sua maior paixão da vida

Quando o que você faz se encontra com o que você mais gosta de paixão, maiores são as chances de você aumentar seu índice de felicidade pessoal e seu retorno financeiro.

12. Nunca leve críticas muito à sério

Nunca se deixe paralisar pelo comentário dos outros – ouça sem rebater os críticos e as críticas – separe aquelas que fazem sentindo e que se você trabalhar em cima delas, vão te tornar uma pessoa ou um profissional melhor e ignore aquelas cujas mudanças não te trariam maiores benefícios.
Foque sempre em aumentar seus pontos fortes, pois são eles que te diferenciem e não gaste muito tempo em cima dos seus pontos fracos, a não ser que eles te prejudiquem exageradamente.

13. Faça o simples

Deixe o complexo e o complicado para o seu sucessor – quanto mais simples você for e mais simples você fizer, mais resultado de valor você gerará.

14. Nunca tente resolver um problema muito grande de uma única vez

Ao invés de tentar resolver um problema muito grande de uma única vez, divida-o em módulos, em partes menores e independentes e resolva uma parte pequena ou módulo de cada vez até cobrir todos os pontos do “problemão”. Metaforicamente se seu problema for parecido com um elefante e você tentar comê-lo de uma única vez, além de não conseguir, vai ter uma grande indigestão – a saída é fatiá-lo em pequenas partes para ir comendo-o em pedaços menores – faça isso com seus grandes problemas.

15. Leia muito

Leia, leia, leia, leia, leia exageradamente, obsessivamente, leia muito, leia melhor, leia cada vez mais – a leitura salva vidas.
Ler é a melhor forma de você colocar para dentro da sua mente as melhores ideias já criadas pelas mentes mais brilhantes que já existiram no mundo – Ler torna sua mente um depósito de inteligência imbatível.

Gostou deste artigo? Leia também: Aprenda formar lideranças de alto nível e intensifique os resultados da sua empresa

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*