Novidades

Como nunca mais perder ou esquecer algo importante – uma das dicas mais simples e eficientes para gestão pessoal: Quem reclama de falta de tempo e vive se afogando em um mar de informações, acaba tendo stress, sobrecarga e doenças – Saiba o que as pessoas com as carreiras mais brilhantes do mundo fazem para se organizar melhor, ter uma mente mais tranquila e mais organizada, com mais memória, mais tempo, muito menos stress e muito resultado (Um dos posts sobre carreira mais lidos do blog):

2


” O excesso de informação provoca amnésia.
A internet é perigosa para os ignorantes e útil para os sábios.
Ela não não filtra o conhecimento e
congestiona a mente de quem a usa.
CONHECER É SABER FILTRAR”
Frase do famoso escritor italiano Umberto Eco




COMO TER A SUA MENTE MAIS TRANQUILA E ORGANIZADA:


Por que você sempre esquece ou perde as chaves, mas nunca esquece ou perde o carro?

Como ter uma mente organizada:

Para organizar a sua mente e melhorar a sua atenção e a sua memória, transfira o máximo possível de informação de dentro do seu cérebro para o mundo exterior da forma mais categorizada e organizada que puder.



Inteligente não é a pessoa que guarda tudo dentro do cérebro – é a que tem a mente organizada e descarrega tudo o que está lá dentro para o ambiente externo de uma maneira que usa o ambiente para lembrar onde está essa informação para acessá-la rapidamente quando necessário.


Atenção, memória e foco estão intimamente ligados ao “Aqui e ao Agora” e não ao que foi guardado para uso posterior.

Por que você perde e esquece as chaves, mas não o carro?

Porque tem menos lugares para guardar o carro do que as chaves.!

Ninguém se lembra de coisas que não tenham lugares fixos para serem guardadas e recuperadas no momento certo.

Para não esquecer onde colocou as chaves, os óculos, celulares,… pendure-os em ganchos atrás da porta, coloque-os dentro de cestas estrategicamente localizadas dentro de casa para essa finalidade.

No seriado The Big Bang Theory, os nerds nunca perdem as chaves de casa – elas as deixam sempre debaixo do tapete ou num vaso próximo da porta.

Crie este hábito (ter sempre um lugar fixo e certo para guardar as coisas) e nunca mais perca nada.

Aplique esta dica para todas as coisas importantes da sua vida – não as guarde no seu cérebro – armazena-as em memórias físicas auxiliares super organizadas e categorizadas.

Quanto mais vazio o seu cérebro, mais organizada a sua mente.

Em relação às suas tarefas, procure se concentrar num único evento de cada vez ao invés de confundir e cansar seu cérebro fazendo-o pular inutilmente de uma atividade para outra sem terminá-las.

Atenção é o ato de colocar e tirar algo da memória. Otimize esse processo.

Informação em excesso gera decisões ruins.

Crie um filtro inteligente para selecionar apenas o mais relevante que você vai ler e reter na sua mente e na sua memória externa auxiliar.

Quando você não seleciona o que realmente precisa saber sobrecarrega enormemente o seu cérebro e no final acaba derrotado.

A atenção é um recurso de capacidade limitada e está intimamente ligada à memória.

Aprenda a se concentrar em apenas uma coisa de cada vez, seguindo a regra do mais importante primeiro.


(*) Condé é Palestrante, Consultor de Empresas e Fundador do blog do maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de :

@ Uma Dica de leitura para as suas férias : Se puder, leia o livro “A Mente Organizada” de Daniel Levitin

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Seja um mestre na arte de escolher o que não vai fazer e lembre-se que não há nada mais inútil do que fazer bem feito aquilo que não precisa.


@ Uma pintura de obra de arte, o quadro de 1954 “Number 1 – Royal Redand Blue” do pintor americano Mark Rothko, uma das mais caras obras de arte da história.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Classificado como uma artista representante do expressionismo abstrato, Rothko era considerado um intelectual extremamente culto que amava a música e os livros.

Amante da boa filosofia, era fã e seguidor de Nietzsche, de quem herdou os traços para sua inspiração.

Escolhi este quadro porque ele me sugere o interior de uma mente organizada, com seus compartimentos bem divididos e organizados.

@ Uma música que (segundo especialistas no estudo da mente da Universidade de Helsinque – Finlândia) ajuda a aumentar a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina, melhorar a sensação de bem estar, a memória, o foco e a atenção – Ouça então :


” O Concerto para violino no.3 “de Mozart :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3586 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*