Já que você não vai ter tempo para ler todos os blogs, sites, jornais, revistas, ouvir todos os áudios e Podcasts da internet, leia o blog do MaluCo:) – Nele eu resumo especialmente para você o melhor do conteúdo de todos os outros.
As palavras-chave das revistas da semana – Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:
DILMA, LULA, IMPEACHMENT, PRISÃO, ODEBRECHT, TEMER, FUGA, CRIME
Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana eu vi, em perspectiva, fazendo um “voo de pássaro” por todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo) que os temas predominantes das notícias desta última semana foram:
As notícias presentes nas últimas publicações das melhores revistas semanais mostram no Brasil um foco enorme em cima da figura e do cargo da Presidente Dilma.
Dilma é a palavra mais repetida em todas as revistas brasileiras e algumas internacionais.
As matérias, em resumo, falam sobre a pressão que Dilma está vivendo nos últimos dias, com o processo de Impeachment avançando a galope e com a sua escassa base aliada desembarcando do governo em massa, seguindo os passos do PMDB, até então seu maior partido aliado.
Para tentar sobreviver politicamente, Dilma e seus assessores travam uma guerra de informação e contra informação com a mídia em geral e uma enorme parcela da população brasileira desapontada com o resultado insatisfatório da condução do governo no campo político, econômico e de gestão e governança.
Dilma e seus assistentes tentam colar o rótulo de “Golpe” ao processo de Impeachment em andamento. Juristas renomados, graduados e do alto escalão do Judiciário rejeitam este rótulo, dizendo que o Impeachment é constitucional e aplicável quando julgado necessário pelas esferas competentes.
Dilma está em quase todas as manchetes nacionais e internacionais.
Logo depois dela vemos várias reportagens sobre o ex-presidente Lula, com revistas especulando sobre possíveis arranjos para fazê-lo escapar de eventual prisão.
Chama a atenção como as palavras crime, fuga e prisão aparecem com o mesmo nível de destaque na contagem das palavras usadas nas matérias.
Saúde
No noticiário internacional, além de Dilma, duas matérias sobre saúde me chamaram a atenção:
Uma que fala sobre o uso a Imunoterapia no combate ao Câncer (na revista americana Time) e outra sobre os últimos achados a respeito da corrida na vida das pessoas (na revista alemã Focus).
Portanto, para que você se informe ao máximo com o mínimo de esforço e tempo necessário para isto, grave que as revistas estão cobrindo com grande ênfase muitas coisas relacionadas a: Dilma, Lula, Impeachment, Temer, Odebrecht, Crime e Fuga.
Para ser produtivo e perspicaz na sua leitura semanal, procure direcionar sua leitura para estes temas.
Meu objetivo aqui não é formar a sua opinião, apenas te informar e sinalizar sobre o mapa das principais notícias, para que você se informe e forme a sua própria opinião.
Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procure ver do seu ponto de vista, o que poderá acontecer quanto:
- Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e consequências destas notícias.
- Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.
Eu procurei resumir os temas da semana, te dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.
Encerro este resumo com duas frases que eu mais gosto de usar em momentos como este:
“Que se faça justiça, que as decisões se pautem pelo justo, para não absolver culpados e muito menos punir inocentes.”
“Num debate muito acalorado, o mais importante não é quem é certo, mas sim o que é certo – que se faça o certo.”
Veja abaixo as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana:
Leave a Reply