Novidades

SALVE MARIANA ! SALVE O RIO DOCE ! SALVE A ECOLOGIA ! SALVE O MEIO AMBIENTE ! SALVE A VIDA DO PLANETA = VEJA QUE INCRÍVEL = POEMA PROFÉTICO DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE SOBRE A SITUAÇÃO DO RIO DOCE – ESCRITO EM 1984, NUNCA FOI PUBLICADO EM LIVRO : MaLuCo:)

riodoce
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Malucando pela internet, lendo o blog digestivo cultural, este poema me chamou a atenção, naveguei mais um pouquinho e li uma referência a ele feita pelo site do jornal zero hora que cita  um texto assinado pela jornalista Mariana Filgueiras no jornal O Globo chamou a atenção para o mesmo, após pesquisas sobre temas envolvendo o Rio Doce. Achei incrível :

Poema de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Lira Itabirana, preste atenção no caráter “profético” de suas palavras:


I

O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.

II

Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!

III

A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.

IV

Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?


Publicado em 1984 no jornal Cometa Itabirano, o poema não chegou a ganhar versão subsequente em livro 

mariana
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*