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Vivemos um período de Guerra – tanto na saúde quanto na economia. Em tempos difíceis, quando o mercado espirra, muitas empresas correm o risco de pegar “pneumonia”. O mundo precisa de ideias inteligentes que que inspirem e ajudem a salvar o maior número de empresas possível – E eu tentarei dar minha ajuda, publicando posts rápidos (1min. e meio tempo de leitura) com dicas para superar crises e transformá-las em oportunidades – Leia ” Como manter uma empresa viva em tempos de crise”, só aqui:

Como manter uma empresa viva em tempos de crise:

Mauro Condé*

Acabo de voltar de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre negócios.

Eles me transportaram para os EUA, onde fui recebido por um famoso bilionário investidor em empresas, Warren Buffet.

Fui logo pedindo para ele:

– Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me respondeu:

– Aprenda noções básicas sobre finanças e contabilidade gerencial – isso é mais importante para criar, manter ou gerenciar um negócio do que entender do negócio em si. 

-Se você montar uma empresa na Rússia, deverá aprender o básico sobre a língua russa para manter o seu negócio funcionando naquele país.

-Para criar e manter um negócio, você precisa saber falar a língua das empresas, ou seja : finanças básicas e contabilidade.

– Mantenha a empresa viva cuidando dos indicadores de saúde mais vitais:

O Caixa, O Giro e a Margem.

O caixa (dinheiro) é para uma empresa o que o oxigênio é para uma pessoa.

Ninguém se lembra dele quando tem de sobra, mas ninguém o tira da cabeça quando falta.

Não permita que sua empresa seja asfixiada por falta de oxigênio – mantenha um giro saudável das suas contas – mantenha o prazo das contas a receber sempre menor do que o das contas a pagar.

Evite a todo custo depender de oxigênio (caixa) extra originado de empréstimos e financiamentos para compensar um giro ruim. 

A margem é o lucro – a diferença entre o que a empresa vende menos o que a empresa gasta.

Tente vender cada vez mais e gastar cada vez menos, mantendo o menor estoque parado possível.

Esse é o indicador mais seguro da capacidade que a empresa tem de reinvestir em si mesma, sem recorrer a dívidas ou aportes adicionais de capital.

– Faça com que sua empresa cresça sempre – tenha uma visão do futuro.

Descubra, antes dos seus concorrentes, o que tem no topo da montanha da competição (o futuro daqui cinco anos) e monte a melhor equipe para escala-la, pois sozinho você não sairá do lugar.

– Blinde sua empresa contra competidores.

Obtenha vantagens competitivas descobrindo e eliminando as fraquezas de sua empresa e explorando as dos seus concorrentes.

– Ame lidar com pessoas – entenda a fundo os seus clientes e satisfaça ao máximo os seus funcionários.

– Contrate pessoas que dão mais valor ao que fazem do que dão valor ao dinheiro e pague-as bem por isso.

Afinal, o que mais mantém uma empresa viva é gente apaixonada e fanática pelo que faz .

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual – aprecie a pintura:

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A Sala de Audição – obra de arte de René Magritte – 1952- Bruxelas – Bélgica – óleo sobre tela no melhor estilo Surrealista.

Eu adoro as obras de Magritte, pela sua criatividade inspiracional.

Nessa pintura ele retratou uma grande maçã verde no meio de uma sala.

Cheia de metáforas, ela nos mostra uma maçã, elemento comum em muitas de suas pinturas, nas quais ele adorava juntar objetos comuns em contextos incomuns.

Ao contrário de outros artistas surrealistas, que misturavam imagens oníricas com formas abstratas, as obras de Magritte incluiam imagens normais, colocadas em situações de contexto surreal.

A pintura “A Sala de Audição”, retrata uma maçã verde vulgar – a única alteração é o seu tamanho, que é enorme e enche uma sala inteira.

A interpretação da obra fica por conta de nossa criatividade.

2-Literária :

Leia o livro : The Snow Ball – uma referência que estrutura em forma de narrativa os pensamentos do mago das finanças e das empresas :

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3-Musical – Ouça :

Foster The People – Houdini


 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3585 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

1 Comentário em Vivemos um período de Guerra – tanto na saúde quanto na economia. Em tempos difíceis, quando o mercado espirra, muitas empresas correm o risco de pegar “pneumonia”. O mundo precisa de ideias inteligentes que que inspirem e ajudem a salvar o maior número de empresas possível – E eu tentarei dar minha ajuda, publicando posts rápidos (1min. e meio tempo de leitura) com dicas para superar crises e transformá-las em oportunidades – Leia ” Como manter uma empresa viva em tempos de crise”, só aqui:

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