“As pessoas mais talentosas quando vão embora, não deixam as empresas, elas abandonam os seus chefes.
Não é a remuneração, não são os benefícios e nem as gratificações que formam o elemento básico para um local vigoroso e altamente saudável de trabalho.
A Chave é o Chefe.”
Conclusão de uma pesquisa do Instituto Gallup.
VOCÊ – UMA PESSOA MELHOR E
MAIS BEM SUCEDIDA !
Esta é a causa pela qual trabalhamos no blog do maluco, para te servir com ideias e pensamentos – sobre excelência em gestão de empresas e carreiras – que possam fazer a diferença na sua vida para melhor.
Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte – a pintura de Umberto Boccioni de 1913 cujo título é ” O Dinamismo De Um Jogador De Futebol”.
É um lindo quadro que busca representar movimentos sucessivos e simultâneos, sintetizando tempo, espaço e matéria como características corporais de um jogador de futebol correndo.
Eu escolhi o tema futebol por considerá-lo a metáfora perfeita para o tema PESSOAS nas empresas – eu comparo o processo para gestão de pessoas ao processo de formação de um time de futebol:
O presidente contrata um gerente (o técnico do time) que escolhe os melhores jogadores através de processos de recrutamento, seleção, entrevistas e contratação – depois o técnico define a estratégia para conquistar o campeonato e coloca seu time para treinar (treinamento diário) e atuar (em até 2 jogos por semana) – durante os jogos ele avalia a performance técnica de seus jogadores, dá feedback (no vestiário durante os intervalos) e depois da avaliação e feedback toma uma ação – mantém, promove ou substitui um jogador e no final do campeonato o time reconhece seus atletas vencedores.
O Futebol é uma perfeita metáfora para a gestão de PESSOAS na minha opinião.
Dando continuidade à série de posts sobre como obter o mais alto nível de excelência em gestão na sua empresa, hoje vou compartilhar com você a terceira coisa mais importante para que você possa administrar a sua empresa como fazem as empresas consideradas de nível classe mundial.
Depois de Resultados (1/9) e de Clientes (2/9), a terceira coisa mais importante para garantir uma gestão que dê resultados é cuidar das PESSOAS.
Então decidi compartilhar com você algumas dicas sobre como você pode aperfeiçoar e melhorar a maneira como você e sua empresa lidam com seus colaboradores para atingir o nível de excelência em gestão de classe mundial:
2) P E S S O A S :
Veja abaixo quais são os tópicos e indicadores sobre PESSOAS mais importantes – aqueles que você precisa ficar de olho com freqüência para garantir a saúde, a longevidade o sucesso da sua empresa :
13 práticas que você precisa adotar para ter a melhor gestão de PESSOAS :
1-Seja o mais claro possível quanto à definição do que você e a empresa esperam de seus comandados no trabalho.
Saber exatamente o fim, o destino onde se quer chegar, o resultado claro que se precisa atingir é o melhor jeito de começar uma jornada.
2-Garanta os melhores ambientes físicos e mentais possíveis – disponibilize os melhores materiais, equipamentos e ferramentas para que seus colaboradores possam desempenhar suas atividades diárias.
Disponibilize instalações e estações de trabalho limpas, modernas, bem pintadas, agradáveis, com os melhores móveis, máquinas e equipamentos de última geração e empacote tudo isto com um clima organizacional agradável e desafiador.
Isto torna impossível não fazer seus colaboradores quererem “comer grama” para vencer o jogo da competição diária.
3-Forneça os melhores motivos para que seus funcionários sintam vontade de agir – procure gerar as melhores oportunidades para que eles possam fazer o que fazem de melhor todos os dias.
E lembre-se : Motivação é a junção de duas palavras (MOTIVO + AÇÃO)
Forneça os motivos certos, tire a mão e monitore os resultados.
4-Crie e mantenha um processo de curto prazo (média a cada 15 dias) para reconhecer e elogiar seus funcionários através da implantação de um processo de feedback inteligente.
Falta de feedback periódico, gera uma sensação de abandono por parte dos funcionários, pois eles passam o ano inteiro sem saber se estão agradando, indo na direção desejada ou não e isso é, com certeza, pior do que receber críticas duras.
Fornecer feedbacks em tom super positivo, reforçando os pontos fortes de cada colaborador e dando ênfase a tudo o que merecer elogios e reconhecimento, ajuda a sua empresa de um jeito que você não imagina.
Celebre até as pequenas conquistas – quando ganham títulos, os jogadores dos times campeões não terminam a partida e vão para casa – eles saem para comemorar – a celebração inspira novas conquistas – comece a comemorar e celebrar pequenas conquistas –elas vão fomentar a conquista do título.
5-Demonstre e pratique a preocupação efetiva com seus funcionários como pessoas, visando entender e satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais.
Quando os colaboradores sentem que são importantes para a empresa e para os chefes, eles rendem e produzem o dobro na metade do tempo.
Não é o salário, nem os benefícios os principais motivos de perda de talentos nas empresas – o principal motivo é o chefe.
Funcionários talentosos quando vão embora não deixam suas empresas, eles deixam seus chefes – pois não há nada pior neste mundo que trabalhar para um chefe que não quer o seu sucesso.
Dê um “banho de loja” de treinamento para os seus gerentes quanto à gestão de pessoas – recicle-os, treine-os, capacite-os para lidar melhor com as pessoas.
6-Crie um processo sistematizado que incentive o melhor desenvolvimento de sua força de trabalho.
Grandes campeões nas melhores empresas e nas melhores equipes em qualquer modalidade esportiva ganham seus títulos por frações de segundos de diferença e de vantagens de seus concorrentes – e eles só conseguem isto com muito treinamento intensivo.
Para ganhar um jogo por semana, jogadores de futebol treinam pesado todos os dias.
“Quanto maior o treino, melhor o tiro” afirmou uma vez o maior atirador de elite do exército britânico de todos os tempos.
7-Estabeleça um processo de gestão participativa, que envolva e leve em conta as opiniões de seus funcionários para melhorar o trabalho.
Acredite que não existe ninguém melhor do que o próprio funcionário para dizer como seu trabalho deve ser feito e pode ser melhorado – envolva-o, escute-o, peça ajuda dele para transformar o que for preciso para que desculpas não ganhem o lugar dos resultados.
8- Desenhe para a sua empresa uma missão e uma visão inspiradoras e que transformem o objetivo da sua empresa numa causa que engaje a paixão e o coração de seus funcionários.
Certa vez, fazendo uma palestra para um grande grupo empresarial no setor de frigoríficos/carnes, ouvi um simples e genial açougueiro descrever a missão de sua empresa como algo que o motiva a se levantar e sair de casa não para cortar pedaços de carne, mas sim para auxiliar no preparo do maior ingrediente da felicidade no mundo – ele se diz responsável por preparar a matéria prima para as reuniões das famílias que acontecem todos os domingos – em suas lajes e seus terraços – o sagrado churrasquinho de domingo.
Bela missão, não acha?
9-Incentive o trabalho de qualidade e o trabalho em equipe.
Um time sempre conseguirá melhores resultados do que um simples amontoado de pessoas em 100% das vezes.
Amarre as compensações, os ganhos variáveis e as recompensas ao resultado da equipe – assim cada funcionário se sentirá motivado a contribuir com o trabalho do outro, caso contrário nenhum dos dois ganhará os bônus prometidos.
10-Crie um ambiente que propicie a seus funcionários a possibilidade de se tornarem grandes amigos fora das linhas de campo de trabalho.
A empresa que cria um clima organizacional de alto nível acaba gerando vínculos de parceria e amizade entre seus colaboradores que irão além das quatro linhas do campo de trabalho.
Quanto mais amigos, mais ajuda, mais qualidade, mais entrega.
Um por todos e todos por um – literalmente.
11-Procure gerar nas pessoas orgulho por pertencerem a sua empresa e vontade de comentar com amigos e parentes sobre o progresso na empresa.
Empresas que focam em fornecer além de ótimos salários e benefícios, razões para que seus funcionários sintam orgulho de pertencer vão mais longe, sem dúvida.
12-Crie um processo que permita o aprendizado e o crescimento constante no trabalho.
Treinar, desenvolver, despertar a curiosidade e a vontade de vencer em seus colaboradores permite que eles gerem resultados que excedam as expectativas sempre.
13-Trate seus funcionários melhor do que você trata seus clientes.
Afinal são seus funcionários que estão na linha de frente do atendimento aos seus clientes e eles tendem a dispensar o mesmo carinho e atenção ou até mais do que recebem – pense seriamente nisto.
Além destas 13 práticas, meça e monitore os seguintes indicadores em relação às pessoas de sua empresa :
-Meça o clima organizacional através de questionários de satisfação simples, enxutos e direcionados para entender e melhorar o ambiente de trabalho.
-Meça e melhore o índice de satisfação, de lealdade, de absenteísmo e faltas ao trabalho de seus funcionários – entenda suas causas, suas razões e mude para melhor.
Conheça os outros posts da série AS 9 COISAS MAIS IMPORTANTES PARA AUMENTAR A EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE SUA EMPRESA :
Clique aqui para ler a primeira coisa mais importante
clique aqui para ler a segunda coisa mais importante
Para encerrar este post, escolhi uma música que pode inspirar o seu dia e pode ser incluída na playlist dos eventos de celebração e comemoração das vitórias do seu time – Ouça a incrível música “The Joker” com a Steve Miller Band :
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