Novidades

15 TENDÊNCIAS QUE TRANSFORMARÃO A SUA VIDA NO FUTURO PRÓXIMO

“Viva o presente intensamente e completamente, não deixe que o passado seja um incômodo e permita que o futuro seja um incentivo. Cada pessoa forja seu próprio destino. “

Frase de Carlos Slim – um dos homens mais ricos do mundo.


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, a pintura “A Bola De Cristal” quadro de 1902 pintado por John William Waterhouse.

Para mim a bola de cristal é uma grande metáfora para nossa curiosidade pelo futuro – quem na vida não desejou ter um instrumento mágico que lhe permitisse saber com antecedência os próximos acontecimentos?


Como será o futuro?

Esta foi uma pergunta interessante que me fizeram e cuja resposta publico neste artigo:

No futuro, você vai adquirir novos aprendizados tomando pílulas do conhecimento.

Vai conviver com Robôs como se vivessem num verdadeiro filme de ficção científica – os Robôs invadirão os escritórios, as oficinas, as casas, as repartições públicas e além de montar seus carros, eles assumirão a sua direção de forma automática.

Os Robôs ocuparão os serviços de inteligência policial e farão o patrulhamento das ruas, ao melhor estilo Robocop.

No seu futuro não vai existir mais celular, smartphone, TV e computador – toda a inteligência eletrônica será embutida nas coisas – para acessar seus dados você só precisará tocar em qualquer parede, mesa ou objeto.

Você viverá cerca de 150 anos e aos 30 fará um mapeamento genético preventivo que te livrará de várias doenças que matavam as pessoas precocemente no passado.

No seu futuro as escolas e o ensino serão 100% online. Em poucos anos você poderá se formar na faculdade só assistindo excelentes vídeos online através do sucessor do Youtube.

Os bancos como você conhece e usa hoje serão totalmente virtuais e substituídos pelos substitutos dos aplicativos atuais e a moeda será 100% eletrônica.

No futuro, você irá ao cinema para assistir filmes 5D que integrarão imagem e som tridimensional – haverá cheiros e movimentos, e os cinemas não terão cadeiras – você passeará pelos cenários virtuais bem próximo aos personagens em forma de holograma.

Você será um ser 100% geolocalizado pelos amigos, pelas marcas e pela polícia.

Sua casa será inundada por drones e impressoras 5D.

Você não mais abastecerá seu carro com combustível, apenas precisará carregá-lo através de uma tomada ligada na parede do posto.

No futuro não existirão pessoas estranhas – todo estranho que você conhecer poderá ser reconhecido apenas por um clique nos seus óculos que projetarão numa mini tela dados e informações de suas redes sociais.

Ninguém precisará sair de casa para trabalhar – o trabalho será 100% virtual e integrado.

E finalmente você e sua família curtirão férias diferentes – farão uma viagem inesquecível para Marte, como quem hoje viaja de avião para o Japão.

Este foi o meu breve desafio mental de futurologia.

Para que você aumente o seu poder de previsão do seu futuro, sugiro que você faça duas coisas:

Estude mais história

(pois grande parte do futuro já está escrita no passado).


Pesquise bancos de dados de novas patentes

(pois o futuro está presente lá dentro).


Para finalizar este post, escolhi a música “Tempos Modernos” de Lulu Santos – seu título e sua letra falam do futuro :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*