17 ATITUDES MAIS INTELIGENTES PARA VOCÊ AUMENTAR A SUA CRIATIVIDADE – LEIA NA COLUNA QUE PUBLIQUEI NOS JORNAIS DO DIA 20 MAR 17 :


Mauro Condé*

Atreva-se mais – não tema o fracasso, pois é exatamente ele o maior ingrediente do sucesso, quando convertido em lições aprendidas. Lembra do Post-It?

A criatividade é um processo mental pela busca de soluções – para isso:

-Pare de perseguir a resposta certa logo de cara – faça como o garimpeiro que só consegue suas pepitas de ouro depois de peneirar muito barro antes.

-Fuja da lógica sempre – ela é uma armadilha que mata boas ideias por críticas antes da hora.

-Tenha a mente aberta por curiosidade e nunca fechada por convicção.

-Abuse do uso de metáforas e analogias.

-Aja como um viajante – ninguém cria nada sentado atrás de uma mesa de escritório. Exponha-se a novas experiências e novas ideias.

-Não se estresse por causa da ideia que não vem – ao invés disso, relaxe, saia para fazer algo que adora e ama de paixão – Arquimedes só teve seu momento de “Eureka” imerso dentro de uma banheira.

-Faça tudo a partir do interior da mente do seu cliente – é lá dentro que estão as melhores ideias que você ainda vai ter na vida.

-Caminhe, corra e pedale – quanto mais fisicamente você se exercita, mais criativo mentalmente você fica.

-Copie o que é bom – observe como as pessoas que você mais admira fazem as coisas, primeiro copie e depois transforme e melhore.

-Não queira ter as respostas certas, prefira fazer as perguntas certas – faça várias vezes as três perguntas que mais podem te deixar criativo – Pergunte sempre : 1-Por quê, 2-Como e 3-E SE (aumentar, reduzir, diminuir, multiplicar, recortar, eliminar, acrescentar, reorganizar, inverter,…)

-Reformule seu problema – a criatividade adora novos pontos de vista.

-Entenda muito bem um problema antes de ser resolvido – Eisten dizia que entender bem um problema é 90% da solução – sempre que ele tinha uma hora para resolver algo, ele gastava 55 minutos entendo um problema e 5 minutos agindo em cima dele depois de bem entendido.

-Crie uma rede de suporte criativa – cerque-se das mentes mais criativas que você conhece – troque ideias novas com elas o tempo todo.

-Questione sempre o status-quo, a sabedoria convencional, as regras ultrapassadas e obsoletas – quebre regras de forma inteligente.

-Seja bom em colocar suas ideias no papel, mas seja melhor ainda em tirá-las do papel – ser criativo é executar aquilo que cria.

Para finalizar uma pergunta : quando foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?

*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco

uma das fontes da publicação de hoje –

http://hoje.vc/ynpl


 Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora uma música para inspirar seu dia e torná-lo mais criativo – Ouça:

Legião Urbana com Índios :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2689 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*