Novidades

CORINTHIANS OU PALMEIRAS – QUEM ESTÁ MELHOR NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017? SUBSÍDIO MATEMÁTICO PARA VOCÊ DISCUTIR NAS RODAS DE FUTEBOL COM SEUS AMIGOS E PARENTES:


A RIVALIDADE É DIRETAMENTE PROPORCIONAL À DISTÂNCIA GEOGRÁFICA ENTRE DOIS TIMES DE FUTEBOL. QUANTO MAIS PERTO GEOGRAFICAMENTE, MAIS RIVAL – JÁ PERCEBEU ISSO?

Frase inspiradora e lógica (rs) do dia – de Mauro Condé


Eu adoro muito futebol. Sou neto e sobrinho de jogadores profissionais que tiveram seus tempos de glória no Cruzeiro de Minas Gerais entre as décadas de 40 e 60.

Eu sempre tive medo de que ao fazer um exame de sangue, descobrissem que eu tenho sangue azul rs ou que encontrassem uma bola de futebol no lugar do meu coração naquelas radiografias que a gente fazia antigamente.

O tempo foi passando e eu fui crescendo e acabei trocando o gosto pelo futebol pelo gosto pela matemática e estatística.

Só que como quem nasce gostando de futebol, morre gostando de futebol, eu descobri que também vive gostando de futebol e ai resolvi unir minhas duas paixões futebol e estatística e não perco uma oportunidade sequer de analisar os times e as partidas com óculos de estatístico.


Por isto, para contribuir com seu momento de relaxamento e descanso no fim de semana, resolvi compartilhar meus estudos (nada muito científico nem profundo, mas totalmente apoiado em fatos e dados matemáticos e estatísticos).

Na próxima vez que sentar com um parente ou amigo ou parente para discutir futebol, use estas informações para compartilhar com eles estes achados :

Considerando o mesmo número de jogos para cada um dos times no Campeonato Paulista de 2017 até hoje, a estatística que levantamos revela por fundamento as seguintes conclusões :

GOLS :

O Palmeiras tem um saldo de gols melhor – seu saldo é de 16 gols, tendo feito 21 gols e sofrido 5 até aqui.

São praticamente 2 gols feitos por jogo até aqui.

O Corinthians tem bem menos saldo do Palmeiras (3 gols) tendo feito bem menos gols do seu rival e levado mais gols do que o mesmo.

O Palmeiras tem o dobro de assistências para gol do que seu rival.

No quesito gols, o Palmeiras está melhor do que o Corinthians este ano.

Como o que decide uma partida de futebol é o gol e o time que fizer mais gols e tomar menos pula na frente dos outros, o Palmeiras está levando vantagem pela agressividade em direção ao gol.


FINALIZAÇÕES :

O Palmeiras leva uma certa vantagem em relação ao Corinthians no quesito finalizações ao gol – tem um índice de finalizações certas maior e um índice de finalizações erradas menor do que o seu rival.


APROVEITAMENTO PERCENTUAL :

O Palmeiras lidera o grupo C com 80% de aproveitamento – ele ganhou 8, não empatou nenhuma e perdeu 2 partidas até agora.

O Corinthians lidera o grupo A com 66,7%, tendo vencido 6, perdido 2 e empatado outras 2 partidas até aqui.


PASSES:

Ambos os times possuem um número de passes certos – acima de 3000 até aqui no campeonato, sendo que o Palmeiras tem acertado mais passes do que o Corinthians, apesar dos dois times terem praticamente o mesmo número de passes errados.

Interessante : para cada 7 passes certos, cada time erra 1.


DRIBLES :

Empate neste quesito – os dois times têm números muito parecidos e bem próximos um do outro neste quesito drible – tanto pela quantidade de dribles certos, quanto dribles que não tiveram sucesso.


LANÇAMENTOS E CRUZAMENTOS :

O Corinthians lança e cruza mais bolas para a área do que o Palmeiras e tem um índice de lançamentos e cruzamentos certos e de lançamentos/cruzamentos errados melhor do que o seu rival, só que apesar de ser mais eficiente, o Corinthians não consegue ser eficaz pois nem sempre seus lançamentos são convertidos em jogadas de perigo ou gol.


DESARMES :

O potencial de desarme de jogada dos dois times até a 10a.rodada do campeonato é igual. Tanto nos desarmes certos quanto nos que não dão certo.

Cada time erra num desarme a cada 6 desarmes bem feitos.


FALTAS :

O Palmeiras recebe bem mais faltas do que o Corinthians – ele sofre praticamente 25% de faltas a mais do que o seu rival.

Já no quesito faltas cometidas o índice é praticamente igual, com ligeira vantagem para o Palmeiras que comete um pouquinho a mais de faltas do que o seu maior concorrente.


IMPEDIMENTOS :

O Palmeiras joga mais impedido do que o Corinthians, analise as jogadas dos dois times e você perceberá que o Palmeiras leva vantagem em ficar impedido na proporção de 50% a mais do que os impedimentos totais do Corinthians.


CARTÕES :

Os dois times empatam com o mesmo número de cartões sofridos até aqui, sendo que cada time leva em média 2 cartões amarelos por jogo.


Espero que você tenha gostado da ideia de receber periodicamente uma compilação com a estatística dos seus times coração, inclusive comparativa com seu maior rival futebolístico.

Nos próximos posts, trarei uma análise de quem está melhor :

-Flamengo ou Fluminense no campeonato carioca

-Cruzeiro ou Atlético no campeonato mineiro

-Grêmio ou Internacional no campeonato gaúcho.

Até Lá! Bom fim de semana para você e para a sua família !


Para encerrar este post, escolhi aquela tradicional música “Partida de Futebol do Skank”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*