Novidades

FLAMENGO OU FLUMINENSE – QUEM ESTÁ MELHOR NESTE PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017? SUBSÍDIO MATEMÁTICO PARA VOCÊ DISCUTIR NAS RODAS DE FUTEBOL COM SEUS AMIGOS E PARENTES:

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
“CLÁSSICO É CLÁSSICO E VICE VERSA” (RS)

Frase inspiradora do dia – do Mestre Armando Nogueira


Eu adoro muito futebol. Sou neto e sobrinho de jogadores profissionais que tiveram seus tempos de glória no Cruzeiro de Minas Gerais entre as décadas de 40 e 60.

Eu sempre tive medo de que ao fazer um exame de sangue, descobrissem que eu tenho sangue azul rs ou que encontrassem uma bola de futebol no lugar do meu coração naquelas radiografias que a gente fazia antigamente.

O tempo foi passando e eu fui crescendo e acabei trocando o gosto pelo futebol pelo gosto pela matemática e estatística.

Só que como quem nasce gostando de futebol, morre gostando de futebol, eu descobri que também vive gostando de futebol e ai resolvi unir minhas duas paixões futebol e estatística e não perco uma oportunidade sequer de analisar os times e as partidas com óculos de estatístico.

Por isto, para contribuir com seu momento de relaxamento e descanso no fim de semana, resolvi compartilhar meus estudos (nada muito científico nem profundo, mas totalmente apoiado em fatos e dados matemáticos e estatísticos).


Na próxima vez que sentar com um parente ou amigo ou parente para discutir futebol, use estas informações para compartilhar com eles estes achados :

Considerando o mesmo número de jogos para cada um dos times no Campeonato Carioca de 2017 até hoje, a estatística que levantamos revela por fundamento as seguintes conclusões :

GOLS :

O Flamengo tem um saldo de gols melhor – seu saldo é de 24 gols, tendo feito 30 gols e sofrido 6 até aqui.

São praticamente 3 gols feitos por jogo até aqui.

O Fluminense tem um saldo de gols inferior ao do Flamengo (15 gols) tendo feito menos gols(23) do seu rival e levado mais gols(8) do que o mesmo.

Os dois times estão praticamente empatados em assistências para gol.

No quesito gols, o Flamengo está melhor do que o Fluminense este ano.

Como o que decide uma partida de futebol é o gol e o time que fizer mais gols e tomar menos pula na frente dos outros, o Flamengo está levando vantagem pela agressividade em direção ao gol neste campeonato Carioca até agora.

FINALIZAÇÕES :

O Flamengo leva uma certa vantagem em relação ao Fluminense no quesito finalizações ao gol – tem um índice de finalizações certas maior e um índice de finalizações erradas menor do que o seu rival.

PASSES:

O Flamengo troca muito mais passes do que o Fluminense – quase 1000 passes a mais do que o seu rival ao longo dos 10 jogos analisados. O Flamengo tem um índice de acertos de passes maior e um índice de erros de passes menor que o Fluminense.

Interessante : para cada 11 passes certos, o Flamengo erra 1 ao passe que o Fluminense erra 1 passe em cada 9.

DRIBLES :

Já o Fluminense mostra bem mais habilidade do que o Flamengo no fundamento Dribles – ele tem o dobro de dribles dados do que o Flamengo, tendo um índice de dribles certos bem superior e um índice de dribles errados inferior ao rubro negro.

LANÇAMENTOS E CRUZAMENTOS :

Em Lançamentos, o Flamengo é mais eficaz do que o Fluminense, ele tanto ganha no quesito maior quantidade de lançamentos certos e menor quantidade de lançamentos errados.

Já a diferença em cruzamentos chama a atenção – o Flamengo cruza quase o dobro dos cruzamentos feitos pelo Fluminense, tanto em relação aos cruzamentos bons (corretos) quanto aos cruzamentos ruins (errados).

Talvez a chave do que esteja fazendo o Flamengo se destacar do Fluminense seja realmente a eficiência e a eficácia nos cruzamentos – analise os gols marcados pelos dois times no Youtube e veja quantos saíram de cruzamentos bem trabalhados,

DESARMES :

O poder de desarmes das jogadas é parecido, sendo que o Fluminense tem menos erros neste quesito do que o seu rival.

FALTAS :

O Fluminense “bate” bem mais do que o Flamengo quando o assunto é faltas cometidas e o Flamengo parece combinar seu domínio de posse de bola, seu alto índice de passes com maior habilidade para fazer menos faltas durante o campeonato.

Os dois times empatam em Pênaltis sofridos (3 para cada) e Penâltis cometidos (1 para cada) no campeonato até aqui.

IMPEDIMENTOS :

O Flamengo joga mais impedido do que o Fluminense, analise as jogadas dos dois times e você perceberá que o Flamengo teve praticamente uma média de 2 impedimentos por jogo contra a metade de impedimentos do Fluminense. Este dado parece ter relação com a quantidade de cruzamentos e lançamentos das duas equipes.

CARTÕES :

O Fluminense tem um índice de cartões amarelos bem superior ao do Flamengo, o que se explica pela quantidade de faltas cometidas no comparativo.


Detalhe – analisando os pontos corridos, o melhor time carioca deste primeiro trimestre de 2017 é o Flamengo.

Só que na primeira decisão mata mata entre os dois, nos pênaltis, Fluminense venceu o Flamengo e levou a Taça Guanabara. Por isto o Futebol é empolgante.


Espero que você tenha gostado da ideia de receber periodicamente uma compilação com a estatística dos seus times coração, inclusive comparativa com seu maior rival futebolístico.

Nos próximos posts, trarei uma análise de quem está melhor :

-Cruzeiro ou Atlético no campeonato mineiro

-Grêmio ou Internacional no campeonato gaúcho.

Até Lá! Bom fim de semana para você e para a sua família !

Para encerrar este post, escolhi A música Desafio Fla e Flu :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*