Novidades

O Sujeito passou a vida toda observando e comentando a Política e só depois de velho descobriu que não sabia nem a origem nem a definição de partido político de Direita e de Esquerda. E você sabe dizer exatamente qual é? Você é de Direita ou de Esquerda ? – Confira esses conceitos que quase todo mundo usa e quase ninguém sabe exatamente o que significam:

A Política é a arte de tentar unir e fazer convergir os divergentes o tempo todo.”

A frase inspiradora do dia – de um ex-professor de Sociologia e Política que eu tive e que gostava de dizer que :

“O ser humano pratica a política em todas as situações cotidianas do seu dia a dia.” Concordo com ele e você?


Por que a política é bipolar?


Opinião / 28/08/2018 – Artigo publicado na coluna sobre excelência em gestão de vidas, carreiras e empresas dos jornais brasileiros – veja um dos links – http://hoje.vc/1qi99


Mauro Condé*

Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre política.

Eles me transportaram para Turim, na Itália do ano 1995, onde fui recebido pelo filósofo político Norberto Bobbio.

Fui logo pedindo para ele:

– Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me respondeu:

– “Vou te contar como criei o conceito político vigente de esquerda e direita, que muitos usam sem saber o verdadeiro significado.

Observei que o universo político é formado por antagonismos que podem ser redutíveis a relações bipolares (esquerda e direita) com base na orientação de cada lado quanto a valores religiosos, morais, econômicos e sociais.


A esquerda defende mais os valores ligados à igualdade.


A direita defende mais os valores ligados à liberdade.


O centro tende a ser mais moderado em relação aos valores e os extremos, mais radicais.

A extrema esquerda defende a igualdade, mas sem liberdade, e se caracteriza por movimentos igualitários e autoritários.

A extrema direita não defende nem a liberdade nem a igualdade e se caracteriza por movimentos antiliberais e anti-igualitários.”

Esse aprendizado me fez lembrar uma anedota sobre um casal fanático por política.

A esposa de esquerda e o marido de direita.

Eles perguntaram para o filho o que ele queria ser quando crescesse.

O menino respondeu que queria ser presidente da República para distribuir casa e comida para os moradores de rua.

– “Bem-vindo à esquerda”, brincou a mãe.

O pai apoiou a resposta e completou:

– “Ótima ideia filho, mas só que você não precisa esperar para ser presidente e fazer isso. Basta você podar o jardim, varrer o quintal que eu te pago mil reais para que você possa doá-los aos moradores de rua.”

O garoto pensativo e retrucou:

– “Então, por que o senhor mesmo não chama os moradores de rua, pede a eles para fazerem o trabalho e paga direto para eles?”

“Bem-vindo à direita” – brincou o pai.

A política é mesmo bipolar e não existe um lado predominantemente melhor do que o outro, porque o mais importante não é quem é certo, mas sim o que é certo.

*Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco


Detalhe curioso : Origem dos termos direita e esquerda no contexto da Revolução Francesa

A Revolução Francesa foi um dos acontecimentos mais impactantes da história, haja vista que foi a partir dela que novos modelos políticos, sociais e culturais surgiram na Europa, “enterrando” o Antigo o Antigo Regime que era composto por três Estados: a Nobreza (primeiro), o Clero (segundo) e a Burguesia (terceiro), que se dividia entre alta e baixa burguesia e incluía também os trabalhadores urbanos e os camponeses.

A revolução estourou, em 1789, por causa da busca de legitimidade e representatividade política por parte do Terceiro Estado.

Os membros do Terceiro Estado reuniram-se em Assembleia Constituinte para redefinir os rumos da França, levando em conta o protagonismo da burguesia.

No salão em que a Assembleia reuniu-se, dois grupos principais debatiam. Do lado esquerdo, encontravam-se os mais exaltados e radicais, alinhados com a baixa burguesia e os trabalhadores. Os principais representantes desse grupo eram os jacobinos. Do lado direito, estavam aqueles mais moderados, com tendência à conciliação e com boa articulação com a nobreza e a alta burguesia. Eram conhecidos como girondinos.


Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL

Aprecie o quadro :

Parlamento Francês em 1789, pintura de Auguste Couder

Ele reflete o momento simbólico que inspirou a divisão entre “esquerda” e “direita” que surgiu nos discursos políticos no Parlamento Francês durante a Revolução Francesa.

Quem apoiava o antigo regime, a monarquia, se sentava à direita e os revolucionários, à esquerda.


2-LITERÁRIA :

Leia o livro “Esquerda e Direita” de Norberto Bobbio.

A leitura desse livro clareou de maneira mais profunda alguns conhecimentos sobre política que eu conhecia superficialmente. Vale a pena a leitura, bem escrito e filosoficamente esclarecedor.


3-Musical :

Ouça a música : Liberdade…

A escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz fez em 2006 um samba enredo com nome de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade – Um Sonho Chamado França” que foi inspirado na Revolução Francesa :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*