Novidades

15 COISAS QUE TODA PESSOA QUE DESEJA AUMENTAR A CRIATIVIDADE E A CAPACIDADE DE RESOLVER PROBLEMAS NÃO PODE DEIXAR DE SABER

“A CRIATIVIDADE É FILHA DA NECESSIDADE – FOI UMA MULHER DE APENAS 1 METRO E VINTE CENTÍMETROS DE ALTURA QUE INVENTOU O SALTO ALTO – ELA ESTAVA CANSADA DE GANHAR BEIJO NA TESTA”

Frase bem humorada do livro sobre Criatividade Um Toc Na Cuca


Para ilustrar este post, escolhi uma das obras mais originais e criativas de toda a História da Humanidade, assim eleita por um algoritmo matemático

Obra de Arte Pintura – Quadro mais original  ‘Cristo cruficado’, de Goya, pintado em 1780

Esta obra de arte foi eleita por um um algoritmo matemático como uma das obras mais originais da história da arte.

O algorítimo matemático foi criado por dois pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Arte da Universidade Rutgers, de Nova Jersey, segundo reportagem do jornal El País em trecho de reportagem abaixo :

“Seu sistema de visão artificial pode quantificar mais de 2.600 dimensões de um quadro, como seu estilo e se é uma paisagem ou um retrato, classificando-o através de análises de luz, cor ou traçado.

Na base de dados do sistema constavam informações como o nome do autor e a data em que a obra foi pintada.

Mas, para determinar as mais originais, os autores do estudo resolveram usar como requisito a definição de criatividade proposta por Elliot Samuel Paul e Scott Barry Kaufman em seu livro “Filosofia da curiosidade”.

Para eles, algo criativo tem que ser original, diferente de tudo que já tenha sido feito, e que tenha influência sobre obras posteriores de outros artistas.

“Uma vez codificadas as imagens dos quadros, o algoritmo mede a originidade avaliando o quão diferente cada um deles é de seus predecessores na época específica em que foi realizado”, explica Ahmed Elgammal, professor da Universidade Rutgers e coautor do algoritmo. A medição da influência se baseia no mesmo mecanismo, mas comparando com as obras seguintes.”

Como o tema do post é criatividade, decidi ilustrá-lo com esta obra eleita a mais criativa e original de todos os tempos.


Mauro Condé*

Atreva-se mais – não tema o fracasso, pois é exatamente ele o maior ingrediente do sucesso, quando convertido em lições aprendidas.

Lembra do Post-It? Um sucesso comercial que foi descoberto por acaso depois de ter sido um tremendo fracasso técnico.

A criatividade é um processo mental pela busca de soluções – para isso:

  1. -Pare de perseguir a resposta certa logo de cara – faça como o garimpeiro que só consegue suas pepitas de ouro depois de peneirar muito barro antes.

  2. -Fuja da lógica sempre – ela é uma armadilha que mata boas ideias por críticas antes da hora.

  3. -Tenha a mente aberta por curiosidade e nunca fechada por convicção.

  4. -Abuse do uso de metáforas e analogias.

  5. -Aja como um viajante – ninguém cria nada sentado atrás de uma mesa de escritório. Exponha-se a novas experiências e novas ideias.

  6. -Não se estresse por causa da ideia que não vem – ao invés disso, relaxe, saia para fazer algo que adora e ama de paixão – Arquimedes só teve seu momento de “Eureka” imerso dentro de uma banheira.

  7. -Faça tudo a partir do interior da mente do seu cliente – é lá dentro que estão as melhores ideias que você ainda vai ter na vida.

  8. -Caminhe, corra e pedale – quanto mais fisicamente você se exercita, mais criativo mentalmente você fica.

  9. -Copie o que é bom – observe como as pessoas que você mais admira fazem as coisas, primeiro copie e depois transforme e melhore.

  10. -Não queira ter as respostas certas, prefira fazer as perguntas certas – faça várias vezes as três perguntas que mais podem te deixar criativo – Pergunte sempre : 1-Por quê, 2-Como e 3-E SE (aumentar, reduzir, diminuir, multiplicar, recortar, eliminar, acrescentar, reorganizar, inverter,…)

  11. -Reformule seu problema – a criatividade adora novos pontos de vista.

  12. -Entenda muito bem um problema antes de ser resolvido – Eisten dizia que entender bem um problema é 90% da solução – sempre que ele tinha uma hora para resolver algo, ele gastava 55 minutos entendo um problema e 5 minutos agindo em cima dele depois de bem entendido.

  13. -Crie uma rede de suporte criativa – cerque-se das mentes mais criativas que você conhece – troque ideias novas com elas o tempo todo.

  14. -Questione sempre o status-quo, a sabedoria convencional, as regras ultrapassadas e obsoletas – quebre regras de forma inteligente.

  15. -Seja bom em colocar suas ideias no papel, mas seja melhor ainda em tirá-las do papel – ser criativo é executar aquilo que cria.

Para finalizar uma pergunta : quando foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?

*Condé é palestrante, consultor e médico de empresas e fundador do blog do Maluco


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora, uma música leve, alegre e para cima para inspirar ainda mais o seu dia :

Ouça : Cris Aflalo – Alegria Comigo Mora

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*