Novidades

AS 10 MELHORES DICAS PARA VOCÊ TOMAR DECISÕES MELHORES NA VIDA E NO EMPREGO:


“Só quando ela decidiu soltar os cachorros, foi que se descobriu que ela tinha um verdadeiro canil de cães ferozes lá dentro de si”

Frase que ouvi certa vez sobre uma mulher que era considerada muito indecisa e um dia precisou e tomou a maior decisão de sua vida, depois de soltar os cachorros que prendia dentro de si.


Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, uma pintura do alemão Franz Marc

Quadro – óleo sobre tela = “Cães Siberianos Na Neve” (1909-10)

Nesse quadro, dois cães caminham pelo solo gelado da Sibéria farejando incessantemente na neve.

Veja como o quadro gera o efeito similar aos pelos brancos dos cães se dissolvendo na fria paisagem Russa.

O bom uso da técnica da luminosidade revela o lado impressionista do pintor, sua habilidade para pintar a luz, numa bela e rara combinação  com as cores amarelo e azul, simulando um belo efeito de sombra provocado pelos contrastes da cor.

Franz era um mestre na pintura de imagens de animais, tentando passar nelas a ideia de simplicidade e de profunda emoção.

Nesse quadro ele usa os cães para simbolizar a verdade e a coragem do animal que nem sempre é percebida no ser humano.

Eu escolhi essa pintura pela mistura que ela provoca entre o quente (as emoções) e o frio(o terreno onde normalmente pisamos) que juntos compõem o cenário típico de nossas decisões no dia a dia.


A essência de toda decisão é a incerteza.

Se você tivesse sempre certeza na hora de decidir, não precisaria nunca tomar decisões.

  1. Para aumentar seu sucesso em decisões importantes tenha um processo estruturado e organizado em mãos.

  2. Antes de mais nada, reveja o quão bem você lida com as perdas e o seu medo de perder algo, aprendendo que perder faz parte do jogo de decidir tanto quanto ganhar.

  3. Em seguida pese como você vai lidar com a sua intuição, aquele friozinho na barriga que bate na hora de decidir, aquela sua sensação de que precisa ir para um lado e não para o outro sem saber bem o porque e o como ainda, mesmo sem ter um mapa detalhado nas mãos.

  4. Sempre que o sino da intuição bater na sua cabeça na hora de decidir, leve em consideração o histórico de sucesso da mesma.

    1. Em decisões simples, seja rápido, siga sempre a sua intuição e vá em frente, principalmente quando o histórico de suas decisões baseadas na sua intuição apontarem mais sucesso do que fracasso.
    2. Em decisões mais complexas, que envolvam um grande volume de recursos, principalmente tempo, gente e dinheiro e que tenham a possibilidade de conseqüências muito graves, não avance de forma irracional e irresponsável.
  5. Procure iluminar o caminho da sua decisão com a lanterna da sabedoria e da experiência, adicionando ao seu processo de decisão a coleta e análise lógica e concreta dos dados, fatos e evidências importantes disponíveis. Ao mesmo tempo procure ouvir pessoas que pensam igual e concordam com você e principalmente ouça pessoas que pensam diferente e discordam fortemente da sua intuição.

  6. Coloque todas as opiniões em perspectiva e processe-as até formar a sua própria opinião a respeito.

  7. E, por fim, pegue todas as alternativas que estão em jogo e faça um exercício de análise inteligente, classificando-as em duas sub-categorias :

    1. – Os prós e as vantagens x
    2. – Os contras e as desvantagens que cada alternativa oferece caso sejam as escolhidas.
  8. Refine um pouco mais a sua análise classificando cada quesito ligado aos prós e vantagens ou aos contras e desvantagens em:

    1. O de Obrigatório ou
    2. D de Desejável.
  9. Dê mais peso para os quesitos obrigatórios, usando os desejáveis para situações de desempate.

  10. E não se esqueça – procure sempre tomar uma decisão que valha a pena, depois de passada a emoção.

Processe todas as dicas acima para, ao final, usar uma das duas palavras que caracterizam uma decisão bem tomada :

SIM OU NÃO E PRONTO!

(*) Palestrante, consultor, conselheiro, médico de empresas e fundador do Blog do Maluco

Para encerrar este post, escolhi uma música para inspirar suas melhores decisões. Tente ouví-la nos seus momentos mais difíceis, imaginando e visualizando previamente a sua própria imagem projetada tomando uma decisão, forte, firme, difícil e certa.

E por fim lembre-se de Sorrir,

Sorria antes de uma decisão difícil :

Sorria com vontade para você mesmo, sempre!

Sinta como sorrir para você mesmo relaxa seus músculos, alivia suas tensões e preocupações e repita este exercício várias vezes ao dia.

Ouça :

Preciso Do Seu Sorriso – Mariana Aydar/Chico César/Mestrinho

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*