Novidades

Abrir uma empresa é um sonho. Gerir uma empresa é um pesadelo. Muitas empresas morrem com poucos anos de vida. Para evitar que uma empresa morra, siga essa dica inteligente : “Como Manter Uma Empresa Viva” inspirada nos conselhos de um megainvestidor bilionário:

“Numa empresa a meta não pode ser economizar dinheiro, mas sim ganhar dinheiro”

A Frase Inspiradora do Dia – de Eli Goldratt


COMO MANTER UMA EMPRESA VIVA

Texto de artigo que será publicado nos jornais brasileiros do dia 21 de agosto de 2018, na coluna que publico sobre excelência em gestão de vidas, carreiras e empresas.


*Mauro Condé

Acabo de voltar de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre Negócios.

Eles me transportaram para os Estados Unidos, onde fui recebido por um famoso bilionário investidor em empresas, Warren Buffet.

Fui logo pedindo para ele: Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me respondeu:

Aprenda noções básicas sobre finanças e contabilidade gerencial – isso é mais importante para criar, manter ou gerenciar um negócio do que entender do negócio em si. Criar uma empresa sem entender dessa linguagem é como montar uma empresa num país estrangeiro sem falar uma palavra da língua local.

Mantenha a sua empresa viva cuidando dos seus indicadores de saúde mais vitais: o caixa, o giro e a margem.

O caixa (dinheiro) é para uma empresa o que o oxigênio é para uma pessoa.

Ninguém se lembra dele quando tem de sobra, mas ninguém o tira da cabeça quando falta.

Não permita que sua empresa seja asfixiada por falta de oxigênio – mantenha um giro saudável das suas contas – mantenha o prazo das contas à receber sempre menor do que o das contas à pagar.

Evite a todo custo depender de oxigênio (caixa) extra originado de empréstimos e financiamentos para compensar um giro ruim.

A margem é o lucro, a diferença entre o que a empresa vende menos o que a empresa gasta.

Tente vender cada vez mais e gastar cada vez menos.

Esse é o indicador mais seguro da capacidade que a empresa tem de reinvestir em si mesma, sem recorrer a dívidas ou aportes adicionais de capital.

-Faça com que sua empresa cresça sempre – tenha uma visão do futuro.

Descubra, antes dos seus concorrentes, o que tem no topo da montanha da competição (o futuro daqui cinco anos) e monte a melhor equipe para escala-la, pois sozinho você não sairá do lugar.

-Blinde sua empresa contra seus competidores.

Obtenha vantagens competitivas descobrindo e eliminando as fraquezas de sua empresa e explorando as dos seus concorrentes.

Ame lidar com pessoas – entenda a fundo os seus clientes e satisfaça ao máximo os seus funcionários.

Contrate pessoas que dão mais valor ao que fazem do que dão valor ao dinheiro e pague-as bem por isso.

Afinal, o que mais mantém uma empresa viva é gente apaixonada e fanática pelo que faz trabalhando para uma empresa saudável que marcha na direção certa.

*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-VISUAL

Aprecie a pintura “No.5 ” – 1948 de Jackson Pollock

Eu gosto dessa pintura pelo que ela simboliza em termos de fanatismo de um profissional pelo que faz, a ponto de transformar o seu trabalho numa obra de arte.

Jackson Pollock adorava pintar seus quadros no chão e sempre dizia:

“No chão encontro-me mais à vontade. Sinto-me mais perto e mais próximo da pintura, pois desta forma posso caminhar ao seu redor, trabalhar dos quatros lados e estar literalmente dentro da pintura. “

Um dos mais renomados pintores do estilo expressionista abstrato, com suas pinturas de salpicos, teve suas obras vendidas entre as mais caras do mundo.

A gigantesca tela ao ser pintada não foi colocada sobre cavaletes, mas sobre o chão do estúdio do artista, o que lhe permitiu andar em torno dela numa profunda interação com sua obra, expressando suas mais profundas emoções.

Pollock simplesmente salpicava tintas sobre a tela, sem usar os clássicos pincéis, criando a sua obra de acordo com o que lhe ocorria na mente na hora da criação, sem estruturação prévia. Ao escorrerem, os pingos formavam traços harmoniosos e entrelaçamentos sobre a superfície.

Sua pintura era feita ao acaso porém se enchia de sentido ao ser interpretada pelos apreciadores de arte.

Típica imaginação do autor inspirando a imaginação do admirador.


2-LITERÁRIA

Leia a biografia de Warren Buffett – A Bola de Neve.

Entre os livros sobre Buffett que eu já, esse é um dos meus preferidos.

Gosto da frase que ele cita em destaque na obra :

“A vida é como uma bola de neve. O importante é encontrar neve úmida e uma colina bem longa.” – Warren Buffett

O livro abrange uma pesquisa profunda sobre a personalidade, as lutas, os triunfos e seus momentos de sabedoria e de insensatez do bilionário.

Esta biografia revela o homem por trás do mito e mostra como sua obstinação e seu talento foram sendo lapidados desde garoto – aos 6 anos, ele procurava lucrar vendendo chicletes, aos 7 pediu de presente um livro sobre o mercado de ações, aos 10 fez sua primeira visita à bolsa de valores e, aos 11, seu primeiro investimento.

Vale a pena como lição de vida bem construída e como benchmarking – coletânea de melhores práticas inspiradoras de negócios.


3-MUSICAL

Ouça “My Way” com Frank Sinatra, uma das músicas preferidas de Buffett:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*