COMO TER MAIS MEMÓRIA COM MENOS ESFORÇO – TRUQUE SIMPLES PARA PARAR DE PERDER E ESQUECER AS COISAS :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

“Não perdi a memória.

Só não lembro onde botei.”

A Frase Inspiradora do dia – de Millôr Fernandes


Uma breve história sobre memória e distração:

É sabido que os grandes gênios da humanidade são, geralmente, muito “distraídos”.

Essa “distração”, todavia, é considerada o auge da concentração.

Sendo que eles vivem mais na grande alidade invisível do que nas pequenas factcidades visíveis, pouco se interessam por essas últimas.

Einstein era um desses grandes distraídos-concentrados, porque vivia mentalmente mais no grande além que nos pequenos aquéns.

Um dia, um aluno iniciante se encontrou com Einstein em um dos caminhos que do Campus da Universidade de Princepton conduzem, através de bosques, para o alto da colina onde se acha o Institute for Advanced Studies, Centro das Pesquisas Atômicas.

Einstein parou e lhe fez uma pergunta : “O senhor pode me dizer se eu vim pelo caminho da direita ou da esquerda?”.

“Pelo caminho da direita”, respondeu o outro, e acrescentou: “Mas por que deseja saber disso?”.

“Muito Obrigado – isso quer dizer então já almocei”, respondeu Einstein meio encabulado.

É que antes do almoço ele costumava subir pelo caminho da esquerda.


Melhore a atenção, o foco e a memória

MAURO CONDÉ*


Para organizar a sua mente e melhorar a sua atenção e a sua memória, transfira o máximo possível de informação de dentro do seu cérebro para o mundo exterior da forma mais categorizada e organizada que puder.

Inteligente não é a pessoa que guarda tudo dentro do cérebro – é a que tem a mente organizada e descarrega tudo o que está lá dentro para o ambiente externo de uma maneira que usa o ambiente para lembrar onde está essa informação para acessá-la rapidamente quando necessário.

Atenção, memória e foco estão intimamente ligados ao “Aqui e ao Agora” e não ao que foi guardado para uso posterior.

Por que você perde e esquece as chaves, mas não o carro? Porque tem menos lugares para guardar o carro do que as chaves. Ninguém se lembra de coisas que não tenham lugares fixos para serem guardadas e recuperadas no momento certo.

Para não esquecer onde colocou as chaves, os óculos, celulares,… pendure-os em ganchos atrás da porta, coloque-os dentro de cestas de cores chamativas estrategicamente localizadas dentro de casa para essa finalidade. Toda vez que precisar, elas estarão sempre lá no mesmo lugar.Crie este hábito e nunca mais perca nada.

Aplique esta dica para todas as coisas importantes da sua vida – não as guarde no seu cérebro – armazena-as em memórias físicas auxiliares super organizadas e categorizadas. Quanto mais vazio o seu cérebro, mais organizada a sua mente.

Em relação às suas tarefas, procure se concentrar num único evento de cada vez ao invés de confundir e cansar seu cérebro fazendo-o pular inutilmente de uma atividade para outra sem terminá-las. Atenção é o ato de colocar e tirar algo da memória.

Informação em excesso gera decisões ruins.

Crie um filtro inteligente para selecionar apenas o mais relevante que você vai ler e reter na sua mente e na sua memória externa auxiliar.

Quando você não seleciona o que realmente precisa saber sobrecarrega enormemente o seu cérebro e no final acaba derrotado.

A atenção é um recurso de capacidade limitada e está intimamente ligada à memória. Aprenda a se concentrar em apenas uma coisa de cada vez, seguindo a regra do mais importante primeiro.

Seja um mestre na arte de escolher o que não vai fazer e lembre-se que não há nada mais inútil do que fazer bem feito aquilo que não precisa.

Para aprimorar seu conhecimento sobre o tema, leia o livro :

A Mente Organizada de Daniel J.Levitn


(*) Consultor de empresas e fundador do blog do Maluco.


Para encerrar este post, escolhi como trilha sonora uma música para inspirar o seu dia :

Ouça Affonsinho com ” Vagalumes”

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 2657 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*