Novidades

PENSE TÃO RÁPIDO QUANTO UM BOMBEIRO E SALVE VIDAS :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Pense tão rápido quanto um bombeiro

Artigo publicado originalmente nos jornais brasileiros do dia 08/08/17
Compartilhe Link:
http://hoje.vc/17mjp

Desenho Eduardo Condé Bernardes

Mauro Condé*

“Loucura é você continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar um resultado diferente” -Einstein. Na minha opinião, pensar é uma das atividades mais prazerosas da vida.

Existem diversas estratégias de pensamento crítico para encontrar uma solução ideal. Uma das formas de pensamento que mais me encanta é aquela usada pelos bombeiros diante de situações tensas e de muito perigo, onde um erro pode ser fatal. Eles precisam tomar decisões cruciais em frações de segundos.

Nestas situações, os bombeiros geralmente não dispõem de muito tempo para análise prévia e planejamento detalhado da situação e por isso estão sempre atuando no limite. Quando dispõem de tempo, comparam a situação vivida no momento com situações passadas, identificam quais situações são mais relevantes para o evento em questão e depois repetem as mesmas soluções que funcionaram no passado.

Mas quando eles se deparam com um incêndio muito grave, eles costumam não dispor de tempo para pesar os prós e os contras diante de uma enorme multiplicidade de ações. Ao invés disso, eles pensam em alguns incêndios que combateram com sucesso no passado e analisam rapidamente o que poderiam reaplicar na situação do momento, considerando as características do fogo, o layout dos prédios e todo ambiente ao redor para determinar rapidamente o que fazer.

Só que algumas situações são completamente novas. Como é que os bombeiros agem e pensam então? Nesses casos, eles lançam mão de uma análise rápida e muito inteligente – eles usam o que eu chamo de análise pré-morte.

Assim como os médicos legistas usam um exame pós-morte (ou autópsia) para detectar a causa da morte de um determinado paciente, os bombeiros usam uma abordagem pré-morte que os permite antecipar eventos futuros antes que eles realmente aconteçam e evitar possíveis erros e falhas. Nestes casos os bombeiros simulam o futuro e se perguntam – o que deu errado aqui, antes de tomarem suas decisões.

Pense tão rápido quanto um bombeiro – da próxima vez que enfrentar uma situação muito crítica, imagine a solução possível e imagine a sua implantação representando uma falha grave e gerando uma solução incorreta.

Então pergunte a si mesmo – o que deu errado aqui? E aja para evitar esta hipotética falha, usando esta informação para mitigar os riscos que você pode ter ignorado inicialmente. Salve Vidas!

(*) Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*