Novidades

Uma aula sobre como ganhar uma negociação quando tudo está contra você

 

– Você nunca fica preocupado? Pergunta Donavam.
– Isso ajudaria? 
Responde Abel.

Oi ! Que filmes você anda assistindo?

Encerrando um breve período de descanso do blog, gostaria de publicar uma dica de cultura inspirada num filme para você assistir junto com sua família, relaxar e descansar ao redor de um belo balde com pipocas.

Trata-se do filme “Ponte dos Espiões” dirigido por Steven Sipelberg e estrelado por Tom Hanks.

a-ponte-dos-espioes
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

O Filme ganhou uma nota 7,6 no melhor site sobre cinema (o IMDB) na opinião de quase 183.000 pessoas que o assistiram.

A atuação de Tom Hanks como advogado neste filme impressiona tanto, que ao final do mesmo, você vai ter vontade de contratá-lo para te defender em uma eventual causa nos tribunais.

O filme conta uma bela história, bem produzida, bem contada e baseada em fatos reais da época da Guerra Fria entre Estados Unidos e a União Soviética, começando no ano de 1957.

Os dois países competiam entre si pela hegemonia mundial e a espionagem era uma estratégia comum a ambos.

Com uma fotografia de encher os olhos, o filme prende a atenção pela ação dos protagonistas na luta contra seus obstáculos.

Repleto de cenas, fatos, histórias, cenários, desafios e diálogos travados num clima sombrio e monitorados de perto pela CIA e pelo FBI.

Surpreendido em seu apartamento, enquanto desdobrava uma pequena folha de papel embutida dentro de uma moeda falsa que ele tinha apanhado num banco de frente para o rio, Rudolf Abel, o espião russo, se entrega sem nenhuma resistência.

Em paralelo um advogado de uma seguradora, pai de uma tradicional família americana da época e reconhecido no mercado por suas estratégias de defesa bem sucedidas, é intimado pelo governo americano a agir como advogado de defesa deste espião.

É quando ele descobre que seu papel seria o de coadjuvante numa espécie de jogo de cartas marcadas, para dar a aparência de legalidade a um caso onde o próprio juiz já condenava de antemão o acusado.

Após recusar o convite e descobrir que não tinha esta opção, o advogado acaba surpreendendo todo mundo durante uma esplêndida atuação num tribunal americano, onde ele faz valer sua crença total na constituição e no texto onde ela prega que todos têm o direito a um julgamento justo.

Ao desempenhar seu papel de advogado com unhas e dentes, ele acaba atraindo a ira dos vizinhos, da polícia e de todos por onde passa, por ser considerado um defensor de um traidor da pátria.

Na época, as crianças faziam juramento diário à bandeira na escola, tinham aulas como sobreviver a ataques nucleares de inimigos.

Era uma época de muita tensão política.

Enquanto defende seu cliente e tenta livrá-lo da condenação de morte na cadeira elétrica, o advogado usa um argumento que seduz o juiz, de forma bastante inteligente e até premonitória:

Ele alega para o juiz que seu cliente, condenado e morto, não valeria nada para os Estados Unidos, ao passo que mantido vivo, poderia ser usado como moeda de troca no caso dos soviéticos também agarrarem algum espião americano.

E foi exatamente o que aconteceu no início dos anos 60, quando um piloto altamente treinado e especializado foi preso quando fotografava com máquinas de longo alcance e cobertura o território soviético.

Donavan, o brilhante advogado interpretado por Tom Hanks acaba sendo o incumbido de negociar a troca dos espiões entre os Estados Unidos e a União Soviética numa trama complicada que envolvida os aliados dos soviéticos do lado da Europa Oriental.

No início da negociação super difícil, Donavam descobre que um estudante americano é preso e mantido refém em Berlim Oriental e tenta incluir a sua libertação na negociação em curso.

Tensão, argumentos inteligentes formam o cenário das negociações complicadíssimas em lugares perigosos, frios, gelados e cercados de armadilhas e ameaças.

Um roteiro bem escrito, para um filme bem filmado.

Uma aula de história contada por Spielberg e estrelada por Tom Hanks.

Uma boa pedida para você escapar da rotina, do tédio e da falta de tempo do dia a dia – fazendo uma breve viagem a um agradável mundo ficcional – no mínimo você vai relaxar e quem sabe até pegar umas dicas sobre negociação com o excelente Tom Hanks?

Bom divertimento!

Veja o trailer:

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*