Novidades

DICA DE EXCELENTE FILME PARA VOCÊ VER COM A FAMÍLIA NESSE NATAL – UM FILME QUE RESGATA A CRENÇA NO SER HUMANO, QUE MOSTRA QUE O MUNDO NÃO É SÓ NOTÍCIA RUIM, GUERRA, VIOLÊNCIA E FANATISMO – UM FILME PARA ESPANTAR O TÉDIO, A ROTINA, A FALTA DE TEMPO E O STRESS NOSSO DE CADA DIA! CRÍTICA QUE CONTÉM O TRAILER E A TRILHA SONORA COMPLETA NO FINAL


SER DIFERENTE NÃO QUER DIZER NADA DE MAIS.

NÃO QUER DIZER QUE UMA PESSOA É MELHOR OU PIOR QUE OUTRA.

APENAS QUER DIZER QUE ELA É DIFERENTE.

E POR ISSO MERECE RESPEITO NA VIDA.


A frase inspiradora do dia – de Mauro Condé (Maluco:) por um mundo melhor.



Minha dica de cultura de hoje vai para um belo filme, bem família e que passa uma grande mensagem de esperança, de amizade, de tolerância e que tem a pretensão de amaciar até os corações mais endurecidos pelo mundo difícil de se viver dos dias de hoje.


O filme que indico hoje é : “EXTRAORDINÁRIO  (WONDER) “


Esse filme resgata a credibilidade no ser humano, a esperança na nossa capacidade de colaborar para um mundo melhor, sem apelar para o melodrama “água com açúcar”, num tom correto que se equilibra entre o drama, a tragédia e a comédia e o bom humor.


A bondade compensa muito e é contagiosa.


Assim como a gentileza, quando praticadas pelo exemplo pessoal, criam o efeito epidemia positivo, aquela capacidade de contagiar e contaminar os outros numa velocidade em que seja impossível que eles reajam a tempo de não praticar igualmente gestos de bondade e gentileza.


O filme tem o dom de permitir que adultos se transformem em crianças por algumas horas, resgatando seus anos de infância e inocência.


E tem ao mesmo tempo o dom de permitir que as crianças experimentem uma pequena dose do que significa ser um adulto que precisa responder pelas consequências de seus atos, principalmente quando relacionados ao desrespeito, à intolerância e à incapacidade de aceitar e conviver com o diferente e a prática do bullying para com o outro.


Vejam a história através do resumo do seu trailer :



Entramos no cinema e passamos por enormes cartazes que mostram um garotinho com seu capacete de astronauta sendo escoltado pela mãe, pela irmã, pelo pai e pela sua cachorrinha de estimação no caminho para a escola.


Do outro lado da parede, um cartaz exibe um fundo azul na frente do qual o garotinho aparece isolado dentro do seu capacete mágico, vestindo uma calça e um paletó, ambos na cor ver escuro, contrastando com uma camisa amarela.


Leia o resumo que preparei dessaa história (baseado no trailer do filme) :


Numa bela tarde, um garotinho passa pedalando sua pequena bicicleta pelo parque, chamando a atenção do guarda. que vigia o local, por causa de um pequeno detalhe = seu pequeno capacete estilo astronauta.


No áudio que acompanha a cena, o próprio garoto narra a cena, se apresentando como Auggie Pullman.


Mais adiante, sentando em frente à uma TV jogando seu videogame, ele completa : “-Na semana que vem vou começar o quinto ano.”


E lá aparece ele, ainda de capacete, caminhando de mãos dadas entre o pai e a mãe, indo em direção ao seu primeiro dia de aula, se dizendo e se mostrando totalmente apavorado.


Eles se despedem, o pai delimita a linha até a qual ele pode ir com o filho, dizendo que dali para frente, o filho deve continuar sozinho e retira o capacete da cabeça do menino, alegando que ali não seria um lugar apropriado para o uso do capacete.


Apoiada ao ombro do marido, a mãe pede a Deus que os outros garotos sejam gentis com ele.


Dentro da escola, no “meio das feras”, como alguém que caiu ali de paraquedas, andando de cabeça baixa e segurando sua mochila como se estivesse agarrado a um paraquedas de verdade, ele diz saber que não é um menino de 10 anos comum.


“-Fiz 27 cirurgias.Eles me ajudaram a ver, a respirar e a ouvir sem aparelho auditivo, mas nenhuma delas me fez parecer normal.”


Mais adiante ele aparece fazendo um tour pela escola sendo guiado por outros dois garotos e uma menina.


A vida na escola continua com todas as suas atribulações, alegrias, tristezas e decepções de alguém que além de calouro e novato, é fisicamente muito diferente de seus colegas.


Durante uma excursão a um parque, quando ele sai para fora do acampamento para acompanhar um coleguinha, ele se depara com outros dois garotos grandalhões que afirmam nunca terem visto nada tão feio como antes na vida.


Começa uma briga, onde seus outros coleguinhas são envolvidos.


A tela volta para uma cena anterior, num evento de Halloween na escola, onde mascarados e sem reconhecer o protagonista ali do lado, fantasiado com a máscara do Pânico, eles fazem os comentários mais desagradáveis a seu respeito. Essa cena é o suficiente para dar um tiro na autoestima do menino, já fragilizado pela sua condição de diferente.


Em casa, ele é consolado pelo pai, que diz saber que o próprio filho não gosta do seu rosto, mas que ele o adora, porque é o rosto do seu filho.


A mãe fala que ele não é feio, e ele retruca que ela só diz isso porque ele é filho dela e ela reage novamente dizendo que por isso mesmo, seu comentário conta mais ainda, porque ela o conhece muito mais do que os outros.

Até a irmã ajuda a aumentar sua autoestima com essa frase maravilhosa (cuja conclusão é -Ser Diferente é o seu diferencial competitivo, aceite ser diferente e use sua diferença para se destacar ainda mais) :

“Você é o melhor e mais durão garoto daquela escola,

vá até lá e mostre isso a eles. E lembre-se :

Quem nasceu para se destacar, nunca vai ser igual aos outros!


Na escola, entre momentos tensos, tristes e alegres, ele faz e desfaz amigos e volta a refazer a amizade, quando descobre sinceridade em quem só via falsidade.


Sua baixa autoestima, o faz repelir uma amiguinha que tenta se aproximar e ela age duro com ele e chama a atenção para a sua aspereza. Ao perguntar para ela – porque ela se sentou ao seu lado na hora do lanche, ela responde com toda a sinceridade do mundo que só queria fazer amigos legais para variar e achava que ele era um deles.


Após um close na cena do professor conversando com os alunos, as imagens mudam para o ônibus amarelo carregando os alunos para uma excurssão, mostrando em seguida a reconciliação entre dois bons ex-amigos.


Entre rejeições e decepções, o garoto se destaca mostrando o tamanho da sua inteligência e até vencendo uma feira de ciências na qual compete com os outros amiguinhos que viviam praticando o bullying contra ele


Algo surpreendente acontece durante a festa de formatura da escola.


Uma coletânea de cenas intensas encerra o trailer desse emocionante filme – Extraordinário !


Eu achei lindo esse filme, ele coloca água no cantinho dos olhos da gente, na medida certa, sem exageros ou apelações.


Você é aquilo que o pensa o dia inteiro !

Então pense e pratique coisa boa!


Essa é a conclusão que eu tiro desse filme ao comparar duas cenas do mesmo:


  • A cena de abertura onde o menino aparece saltitando dentro de um macacão e um capacete de astronauta sendo cumprimentado pelos amigos – a cena se passa dentro da imaginação dele.

  • E uma das últimas cenas do filme, que de certa forma repete a imagem acima, mas acontecida desta vez fora da imaginação do garoto.

Um filme que eu recomendo para seus momentos de lazer e descanso nesse natal.


Para te ajudar na pré-avaliação desse filme, eu coloco abaixo as notas que ele recebeu do público e da crítica nos principais sites de cinema do mundo :

8,1 – site IMDB (mais de 14.000 pessoas o avaliaram)

8,4 – site Rotten Tomatoes (opinião da crítica)

9,0 – site Rotten Tomatoes (opinião do público)

6,6 – site Metacritics (opinião da crítica)

9,0 – na minha avaliação pessoal

8,2 – na média das avaliações acima


Veja o trailer do filme :


Por fim, Ouça uma pequena amostra ou ouça a trilha sonora inteira desse filme, clicando na imagem abaixo :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*