Novidades

9 DICAS PARA ESPANTAR O TÉDIO, A ROTINA E O STRESS NO SEU FIM DE SEMANA:

“DESCANSAR TAMBÉM É SAÚDE” – PROVÉRBIO ESPANHOL

A obra de arte que escolhi para ilustrar este post é o quadro “O Almoço dos Barqueiros “, óleo sobre tela de Pierre-Auguste Renoir.

Este quadro me sugere um perfeito fim de semana -Nele Renoir procurou retratar um grupo de amigos relaxando num almoço na varanda da Maison Fournaise ao longo do Rio Sena na França.

Perceba a combinação perfeita entre figuras humanas, natureza morta e uma bela paisagem.


Você uma pessoa melhor e mais bem sucedida e super relaxada e descansada, longe do tédio, da rotina e do stress do dia a dia – essa é a causa deste post e deste blog.


O ano tem 365 dias, dos quais você gasta cerca mais de 70% deles trabalhando.

O trabalho é necessário e enobrece só que ao longo do ano, o trabalho também desgasta, gera stress, tédio e cria rotina, o que vai sugando a sua energia de forma lenta e gradual.

Talvez “trabalho” seja uma das palavras que você mais fale na vida e o que você não deve ainda saber é a origem da palavra trabalho – ela vem do Latim “Tripalium” que significa (veja só que ironia:) Castigo rs. Tripalium era uma espécie de estaca usada antigamente e que era fincada no chão para para servir de tronco para o castigo dos escravos na Idade Média.

Se você trabalhar de forma ininterrupta a sua tendência é ficar doente, assim como se você não trabalhar dia nenhum na vida.

De maneira análoga aos aparelhos eletro-eletrônicos seu corpo e sua mente precisam de pausas regulares para carga da bateria física e mental.

Quem não descansa, não relaxa, não tira tempo para descarregar e depois recarregar totalmente a bateria, acaba tendo sérios problemas físicos, mentais e emocionais.

Daí a importância do descanso e durante os 365 dias do ano, você costuma ter 30 dias para sair de férias e mais 52 fins de semana (que correspondem a 104 dias) que em tese deveriam ser usados para o seu descanso.

Só que muitas pessoas se envolvem tanto em verdadeiras camadas sucessivas de stress que acabam, ao final ano, com a sensação de que só trabalharam e acumularam problemas ao longo da vida.

Para você se tornar uma pessoa ainda melhor, eu sugiro que você faça um plano anual de relaxamento físico e descanso assim como faz planos para seus trabalhos e seus estudos.

E para contribuir com este seu plano de “descompressão” eu listo abaixo uma série de sugestões que podem tornar seus fins de semana dias ainda mais agradáveis e prazerosos que se bem aproveitados podem até aumentar a sua produtividade durante toda uma semana de trabalho seguinte:

1-Tire um tempo para ficar sozinho consigo mesmo, num lugar agradável e tranqüilo – use este lugar e este tempo para a simples prática da meditação saudável – esvazie sua mente de todos os problemas e pratique a visualização da sua imagem numa praia, por exemplo, desfrutando de momentos super agradáveis.

2-Tire o fim de semana para dormir mais de forma relaxada, descontraída e revigorante – aproveite a benção que é poder acordar sem o despertador – coloque-o para dormir em outro quarto rs.

3-Procure se alimentar de maneira saudável, inclua mais frutas, verduras, saladas, alimentos de baixo índice glicêmico e prefira os alimentos classificados como mais benéficos para a sua saúde (alimente-se de gorduras, carboidratos e proteínas do bem).

4-Procure se desconectar totalmente do mundo digital, desligue seus equipamentos, computadores e celulares e use seus fins de semana para se conectar ao mundo real – gaste mais tempo convivendo com as pessoas que mais importam para você, faça pequenas viagens – curta a natureza e as atividades sociais ao ar livre.

5-Pratique atividades físicas em seu fim de semana – aproveite este período para ir à academia ou simplesmente fazer uma caminhada, pedalada ou corrida – alongue-se bastante e pratique a musculação de forma orientada.

6Desenvolva ainda mais a sua cultura e elegância, lendo mais livros, vendo mais filmes, peças de teatros, shows e espetáculos, ouvindo mais música, admirando a arte (pintura, escultura, museus, fotografia e filosofia).

E não se esqueça de alimentar a sua mente com o melhor da gastronomia (seja cozinhando para você e seus familiares, visitando bons restaurantes, apreciando boas comidas e bebidas). Faça viagens – que sejam curtas ou longas, nacionais ou internacionais mas use o seu tempo livre para viajar, aprender novas culturas e aumentar suas experiências de vida.

Veja abaixo uma lista que eu preparei (baseada em minhas experiências pessoais ou em outras listas super selecionadas) com itens que você pode usar para compor a sua cesta de programação dos seus dias de relaxamento e descanso e que ao mesmo tempo contribuem para aumentar sua cultura e sua elegância:

Obs-as listas são aleatórias e não foram ordenadas por nenhum critério – o fato do item estar na lista já demonstra que passou por uma seleção.

7-Leia bons livros – Para relaxar, recorra a grandes autores em busca de histórias e de ideias que te possibilitem uma forte, concisa e clara compreensão do mundo.

Veja uma pequena lista com sugestões de livros (a maioria clássicos) para você ler em seus períodos de folga:

Dom Quixote – Cervantes
Robson Crusoé – Daniel Defoe
As Viagens de Gulliver – Jonatham Swift
Oliver Twist – Charles Dickens
A Comédia Humana – Balzac
Guerra e Paz – Tolstoi
Crime e Castigo – Dostoievski
Em busca do tempo perdido – Marcel Proust
Ulisses – James Joyce
O Processo e a Metamorfose – Franz Kafka
1984 – George Orwell
A Montanha Mágica de Thomas Mann
O Estrangeiro – Albert Camus
Cem anos de solidão – García Marquez
O Jogo da amarelinha – Júlio Cortazar
A Caverna – José Saramago
Poemas – Pablo Neruda
Ficções – Jorge Luiz Borges
A hora da estrela – Clarice Lispector
O tempo e o vento – Érico Veríssimo
Dom Casmurro, Quincas Borba, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O alienista – Machado de Assis
Macunaíma – Mário de Andrade
Jorge – Um brasileiro de Osvaldo França Júnior
O Grande Sertão Veredas – Guimarães Rosa
Gabriela, Dona Flor e seus dois maridos, Mar Morto – Jorge Amado
Cartas filosóficas – Voltaire
Elogio da Loucura – Erasmo de Roterdam
O Anti Cristo e Assim Falou Zaratustra de Nietzsche
O Príncipe – Maquiavel
A interpretação dos Sonhos – Freud
A Teoria da Evolução – Charles Darwin
O Choque das Civilizações – Samuel Huntington
História Concisa da Revolução Russa – Richard Pipes
A biografia de Churchill – Roy Jenkins
A biografia de Goya – Robert Hughes
A biografia de Beethoven – Lewis Lockwood
A biografia de Eisten – Abraham Pais
A biografia de Newton – James Gleick

Complete esta lista com outros livros do seu interesse ou da sua preferência ou livros que ganharam vários prêmios do público e da crítica.

8- Escute boas músicas :

Canto Gregoriano
Música do período Renascentista, como : a Missa Pange de Josquin Desprez e Missa Papae Marcelli de Giovanni Pierluigi

Música do período Barroco como : As quatro estações de Vivaldi, Paixão Segundo São João de Schutz, O Messias de Georg Handel, Concertos de Brandeburgo de Bach

Músicas do período Clássico como : -Concerto para Trompete em Mi Bemol de Haydn, -Requiém de Mozart, – Todas as sinfonias de Beethoven

Músicas do período chamado “Romantismo” como: -Ópera – O Barbeiro de Sevilha de Rossini , -Ópera – La Traviatta de Verdi, -Concertos para piano e orquestra de Brahms e Tchaikovsky, O Balé – O Lago dos Cisnes de Tchaikovsky, -A Sagração da Primavera de Stravinsky, -Noturnos – Debussy

Músicas de Jazz como as dos artistas Charlie Parker, Miles Davis, Duke Ellington, Omete Coleman, Louis Armstrong, Charles Mingus, Thelonius Monk e Chet Baker.

MPB como : Paulinho da Viola, Cartola, Dorival Caymmi, Clube da Esquina, Milton Nascimento, Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, bons discos de bossa nova, chorinho e um bom samba.

-Pop – Rock – ouça todos os seus cantores preferidos

9- Veja bons filmes: Nunca passe uma semana da sua vida sem entrar em contato com algum mundo ficcional – bons filmes liberam a sua mente, relaxam seus nervos e te acrescentam coisas boas.

Lista de filmes que podem te ajudar a se tornar uma pessoa ainda melhor :

Cidadão Kane de Orson Wells
Um Corpo que Cai – Alfred Hitchcock
O Poderoso Chefão I, II, III
8 e ½ de Frederico Felini
Cantando na Chuva – Gene Kelly
Lawrence da Arábia – David Lean
2001-Uma Odisséia no Espaço – Stanley Kubrick
A Doce Vida – Fellini
Blade Runner – O Caçador de Androides
Ladrões de Bicicleta – Vittório de Sica
Apocalipse Now – Francis Ford Coppola
Janela Indiscreta – Alfred Hitchcock
Amadeus – Milos Forman
Encouraçado Potemkin – Sergei Eisentein
Bem-Hur-Wlliam Wyler
O Mágico de Oz – Victor Fleming
Psicose – Alfred Hitchcock
Amarcord – Fellini
Era uma vez no oeste – Sérgio Leone
Morte em Veneza – Luchino Visconti
Em busca do ouro – Charles Chaplin
Pulp Fiction – Quentin Tarantino
Manhattan – Woody Allen
Taxi Driver – Martin Scorsese
Último Tango em Paris – Bernardo Bertolucci
No Tempo Das Diligências – John Ford
A Felicidade Não Se Compra – Frank Capra
Sindicato de Ladrões – Elia Kazan
Casablanca – Michael Curtiz
A Ponte do Rio Kwai – David lean
12 Homens e Uma Sentença – Sidney Lumet
Era Uma Vez Na América – Sérgio Leone
O Bebê de Rosemary – Roman Polanski
Touro Indomável – Martin Scorsese
Tubarão – Steven Spielberg
Os Imperdoáveis de Clint Eastwood
Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Balas – Arthur Penn
Um Estranho no Ninho – Milos Forman
O Silêncio dos Inocentes – Jonathan Demme
O Senhor dos Anéis – Peter Jackson
Batman – O Cavaleiro das Trevas – Cristopher Nolan
Os Caçadores da Arca Perdia – Steven Spielberg
Os Intocáveis – Brian De Palma
E o Vento Levou – Victor Fleming
Matrix – L. & A. Wachowski
Clube da Luta – David Fincher
O Segredo de Seus Olhos – Juan Campanella
Diários de Motocicleta – Walter Salles
Sangue Negro – Paul Anderson
Cinema Paradiso – Giuseppe Tornatore
Um Sonho de Liberdade – Frank Darabont
Todos os filmes ganhadores do Oscar de melhor filme, melhor roteiro original ou melhor roteiro adaptado
Inclua os filmes do seu interesse ou da sua preferência

Você uma pessoa melhor, mais relaxada, descansada e com menos stress, menos tédio e menos rotina – essa é a causa deste post !

Como música trilha sonora deste post escolhi a música “Smile” com a excelente Mademoiselle Peyroux, cuja letra sugere a melhor receita para você relaxar no seu fim de semana – simplesmente “SMILE – SORRIA “

Tenha um excelente fim de semana !

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*