Novidades

Aplique estratégia do Judô para melhorar sua vida

Aplique esta inteligente estratégia do Judô para melhorar sua vida pessoal e profissional e turbinar a sua carreira ainda mais.

Se te empurrarem, puxe!

Se te puxarem, empurre!

De acordo com o livro  [A Estratégia do Judô ] de David B. Yoffie, professor da Harvard Business School, usar a estratégia do judô pode ser uma sacada genial na sua vida.

Basicamente o Judô ensina a não combater força contra força, pois se lutamos contra alguém mais forte e este alguém mais forte nos empurrar, não teremos chance de ganhar a luta o empurrando no sentido contrário.

Da mesma forma se um mais forte te puxar, puxá-lo ao contrário não te dará nenhuma vantagem.

*** O segredo do Judô está em usar a força do oponente contra ele próprio, deixá-lo com mais “raiva” para que ele tente te empurrar com mais força ainda e fazer o movimento contrário ao dele, transformando seu o peso de ponto forte em ponto fraco, pois uma pessoa mais forte ao te empurrar, se receber um puxão, certamente ele tombará  e se colocar o pé na frente, este servirá de alavanca para garantir o tombo do fortão.

O mesmo raciocínio serve para o movimento contrário.

Então use esta estratégia inteligentíssima= se for empurrado pelo seu oponente, puxe-o para seu lado usando a força dele para derrotá-lo.

Se você for puxado empurre e derrube seu adversário com facilidade, usando a própria força dele como sua arma.

A ideia acima foi colocada aqui no post como uma metáfora, não como um incentivo a qualquer tipo de luta física (que deve ser evitada a todo custo sempre):

Ela se aplica ao campo das ideias e das estratégias que você desenvolve na vida – não tenha medo da força dos seus concorrentes – use-as a seu favor.

Transforme em desvantagem a maior vantagem que eles tem contra você – derrote-os usando a própria força deles:

SIMPLESMENTE TORNE SEUS CONCORRENTES IRRELEVANTES 

 

Veja um pequeno resumo do livro a Estratégia do Judô:

Um excelente livro sobre administração e estratégia que li alguns anos atrás.

O nome dele é A Estratégia do Judô onde David B. Yoffie, professor da Harvard Business School, e co-autor do livro Judo Strategy, demonstra como aprendeu com alguns grandes empreendedores mundias a utilizar a estratégia do judô nos negócios.

Basicamente o Judô ensina a não combater força contra força, pois se lutamos contra alguém mais forte e este alguém mais forte nos empurrar, não teremos chance de ganhar a luta o empurrando no sentido contrário. Da mesma forma se um mais forte te puxar, puxá-lo ao contrário não te dará nenhuma vantagem.

O segredo do Judô está em usar a força do oponente contra ele próprio, deixá-lo com mais raiva para que ele tente nos empurrar e fazer o movimento contrário ao dele, transformando seu o peso  de ponto forte em ponto fraco, pois uma pessoa mais forte ao te empurrar, se receber um puxão, certamente ele tombará  e se colocar o pé na frente, este servirá de alavanca para garantir o tombo do fortão. O mesmo raciocínio serve para o movimento contrário.

Em resumo, se empurrado, puxe, se puxado empurre e derrube seu adversário com facilidade.

Ele ensina que podemos superar concorrentes muito mais fortes usando o peso e a força deles contra eles mesmos.

E daí transfere esta técnica de luta para o terreno dos negócios e mostra um case muito interessante :

A Procter & Gamble tentou desbancar um de seus pequenos concorrentes que começou a  aparecer em seu radar, a fábrica de fraldas descartáveis Drypers, A P&G distribuiu muitos cupons de descontos em todo o estado do Texas (onde se localizava a Drypers).

Apesar de ser uma empresa de baixo custo, naquela época, a Drypers ainda estava operando no vermelho. Sentindo-se acuada e sem saída, seus dirigentes imaginaram um golpe de judô para combater o inimigo e combateram seu concorrente anunciando aos seus varejistas e consumidores que ela também aceitaria os cupons de descontos da Procter & Gamble.

Conclusão = quanto mais cupons a P&G distribuía, mais fraldas a Drypers vendia com a estratégia de aceitar os cupons da concorrente em troca dos seus produtos.

Em seis semanas, a Drypers já tinha chegado à sua capacidade máxima de produção, o que a levou a atingir o ponto de equilíbrio. Yoffie ainda acrescenta que a estratégia do judô também pode ser eficaz para empresas poderosas, de grande porte.

Portanto lembre-se: É possível derrotar alguém mais forte do que você, simplesmente não combatendo força contra força, mas sim empregando a inteligência para derrubá-lo :

–Se empurrado, faça seu oponente aplicar mais força no empurrão e o puxe com força.

-Se puxado, faça seu oponente aplicar mais força no puxão e o empurre com força.

Nos dois casos, use o pé na frente do oponente como alavanca!

Deseja contratar o Mauro Condé para realizar palestra na sua empresa?

Clique aqui

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*