Novidades

Artes – Pintura – Interpretação do Quadro – Relógios Moles ou A Persistência da Memória de Salvador Dali – Um dos posts sobre Cultura – Artes mais lido do blog do MaLuCo:) em todos os tempos:

blog2016
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Artes - Pintura - Interpretação do Quadro - Relógios Moles ou A Persistência da Memória de Salvador Dali
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

A Obra acima representada foi denominada de “A Persistência da Memória “.Seu autor foi Salvador Dali, um pintor espanhol(catalão) radicado em Paris e uma das maiores expressões do Surrealismo nas artes.

Dizem que esta obra é uma obra que ficada marcada em nossa memória, com seus relógios “moles” de difícil esquecimento. Segundo o próprio Dali, as formas e as cores do quadro ficam gravadas na memória de que o observa apenas uma única vez.

A interpretação deste quadro mostra relógios que conotam dois significados distintos : – primeiro – a preocupação com a relatividade do tempo e do espaço(ambos maleáveis).Pode-se observar também isto na marcação das horas, que é diferente nos 3 relógios pintados e também na representação da mosca pousada no relógio maior(que figurativamente indica que o tempo voa).

Pode-se notar também um contraste entre o macio e o duro (indicando sensualidade e erotismo) com as formigas representando decadência, atacando um dos relógios como se este fosse um produto orgânico indicando outro sinal da sexualidade inserida na obra, onde estas buscam saciar seus instintos.

Neste seu quadro, Dali também representa a ciência moderna, fazendo referências à teoria da relatividade de Einsten e as teorias de Freud relativas ao inconsciente e aos sonhos.

Como um quadro representante do Surrealismo e típico de Salvador Dalí, seu rosto está presente destacado apenas no fundo preto e as demais cores como o azul do céu e a cor de areia das rochas contrastam com o restante do quadro.

A paisagem de fundo do quadro representa Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali).

Segundo o próprio autor, a inspiração para o quadro dos relógios  moles veio de uma degustação de um queijo camembert que Dali degustava e ao mesmo tempo observava enquanto pintava. 

O quadro Persistência da Memória -1931 (que também foi chamado de Relógios Moles) foi pintado a óleo, aplicado sobre tela em 24 x 33 cm. É possível ser visto no Museu de Arte Moderna de Nova York(desde 1934).

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*