Novidades

AS 7 COISAS MAIS INTELIGENTES E RELEVANTES QUE FORAM TEMAS DE ÁUDIOS E PODCASTS DA INTERNET NOS ÚLTIMOS DIAS E QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE SABER :

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
“É praticamente impossível vencer alguém que nunca desiste ! Ele ganha por insistência !”

Frase inspiradora do dia – de Mahatma Gandhi


Você – Uma pessoa melhor e cada vez mais bem sucedida – esta é a causa pela qual trabalhamos apaixonadamente aqui no blog do Maluco:)

Você – Uma pessoa mais bem informada em menos tempo, combatendo nossos inimigos em comum : a falta de tempo, o stress, o tédio e a rotina do dia a dia

Nossa missão é ser cada vez mais relevante e útil e te servir de forma a contribuirmos para o aumento do seu valor pessoal e profissional


Por este motivo, procuramos compartilhar, de forma rápida e resumida tudo aquilo que vemos e ouvimos de relevante, útil e inteligente na internet e que você não pode deixar de saber.

Abaixo compartilhamos em forma de curadoria (mistura de trechos originais com nossos comentários pessoais) os assuntos mais inteligentes e relevantes que ouvimos enquanto escutávamos os melhores Áudios e Podcasts Informativos da Internet nos últimos dias:


Antes, para ilustrar este post escolhi a obra de arte, pintura da artista Juliane Mercante, uma revelação das artes que é  formada em Artes Plásticas e Psicologia Clínica e que acredita na interseção da arte com o bem-estar físico e mental, o que eu concordo integralmente.

A razão de ser das pinturas desta artista casa com um dos tópicos deste post, a necessidade de conseguirmos enfrentar a vida com todos os seu problemas e dificuldades, superando eventuais tristezas e depressões.

Eu acredito que o lado ruim da vida é o que ela tem de bom, por nos ensinar o poder da superação e o valor de cada minuto que vivemos.


COMO SERÁ O SEU TRABALHO EM 2030 :

Um relatório recente do fórum econômico mostrou quais são as tendências para o mercado de trabalho até 2030.

A expectativa é que trabalhos mais operacionais e rotineiros sejam totalmente sugados pelas máquinas e robôs cada vez mais presentes no nosso cotidiano.

Esbarrar com robôs pela frente, seja em que forma for, será algo tão normal como encontrar com outro ser humano.

Em compensação quem trabalha com atividades mais voltadas para o lado intelectual terá seus trabalhos mais reconhecidos e recompensados.

Mas pelo que eu li e ouvi, a grande mudança no trabalho do futuro será que a maioria das pessoas serão chefes de si mesmas ou seja os chefes estão se transformando numa figura em extinção – as razões são basicamente duas :

A oferta de empregos formais tende a diminuir a cada ano, com um aumento das atividades empreendedoras por parte dos antigos trabalhadores de carteira assinada – assim eles se transformarão em seus próprios chefes.

A outra razão é que os trabalhos supervisionados por chefes tendem a diminuir, uma vez que as pessoas passarão as ser mais controladas por painéis inteligentes e automáticos.

Detalhe 2030 parece longe, mas é logo ali.

Prepare-se antes que o futuro chegue e te engula sem você nem perceber – eu recomendo que você estude  e oriente seus amigos, parentes, filhos e netos a se envolverem com atividades que lidem com:

Informática, computação, programação de computadores, robótica, estatística, biotecnologia, nanotecnologia, atividades ligadas ao espaço, trabalho remoto,…

Para finalizar eu te pergunto – se o futuro modifica a sua vida, você está se preparando hoje para o futuro?

acesse o relatório sobre o futuro do trabalho em 2030 através do link abaixo :

http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf

Fonte original do tema abordado acima – Podcast Profissional do Futuro – CBN com Luis Rasquilha


DEPRESSÃO – UM DOS TRANSTORNOS QUE MAIS CRESCEM E MAIS AFASTAM AS PESSOAS DO TRABALHO

Entre 2005 e 2015, o número de pessoas que sofrem com depressão aumentou 18%.

Num Podcast interessante da rádio CBN eu ouvi uma entrevista com a mestre em psicologia médica, Dra. Thaís Rabanea onde ela fez comentários sobre o distúrbio.

Em resumo, ela disse que a depressão tem chamado tanto a atenção da Organização Mundial Da Saúde que eles resolveram colocar o tema em evidência determinando que Depressão será o tema principal por ocasião do Dia Internacional da Saúde, que acontecerá no dia 7 de abril.

O título deste evento será : “Let´s talk” ou “Vamos conversar”.

Durante a entrevista, a médica contou que a depressão é multifatorial e é disparada por uma série de fatores ambientais, físicos, químicos, psicológicos, sócio econômicos permanentes ou temporários.

A conjunção destes fatores pode levar as pessoas a um quadro depressivo.

Entre várias dicas, ela pede para que as pessoas monitorem dois fatores críticos para a depressão :

-O fator Stress – uma percepção de esgotamento de recursos diante do enfrentamento de uma dificuldade ou situação

-O Fator Histórico Familiar 

Ela cita que ambos costumam ser os que mais dão pistas sobre a possibilidade de uma pessoa estar com depressão.

Existem tipos diferentes de depressão, desde as leves, moderas e graves e cada um destes tipos requer um tratamento diferenciado de acordo com os sintomas apresentados.

Como checar se alguém está com depressão? Ela sugere a observação dos seguintes sinais :

-alteração do humor depressivo crescente

-alterações de sono (insônia ou excesso de sono)

-alterações de apetite, cansaço, fadiga

-alterações do nível de concentração

-sentimentos de culpa, agitação psicomotora.

Caso a pessoa ou alguém da família observe alguns destes fatores, elas devem orientar a procura de algum tipo de ajuda, pois sempre nestes casos é possível ajudar muito as pessoas que passam pelo problema.

A médica fala da:

Tríade cognitiva disparadora dos quadros de depressão = baixa auto estima + desamparo + desesperança

Que combinados fazem com que a pessoa desenvolva uma crença pessoal distorcida da percepção de si mesma, principalmente diante de momentos difíceis que podem estar ocorrendo no presente, terem ocorridos no passado ou até serem temidos no futuro.

Procurar ajuda de forma a acompanhar estes sintomas e tentar ajudar seus portadores pode evitar o agravamento perigoso destas situações.

Ela sugere que o uso de terapias é uma das formas mais inteligentes para que a pessoa consiga construir um padrão de funcionamento pessoal e de comportamentos mais adaptativos.

Geralmente esta terapia baseada em terapia cognitiva e comportamental ajuda a pessoa através de uma relação sistemática entre o paciente e o terapeuta baseada num métodos investigativo combinado com técnicas psicológicas, tentando influenciar para melhor os nossos afetos, nossos comportamentos e nossas reações fisiológicas.

Na minha opinião pessoal é praticamente impossível uma pessoa nos dias de hoje conseguir passar a vida inteira sem sentir um pouco de tristeza e depressão de algum grau na vida.

Isto porque viver é ter que encarar problemas e situações desafiadoras diariamente, ainda que nos digam que devemos perseguir uma certa felicidade (vida livre de problemas, o que é uma farsa para mim).

Viver é muito difícil e saber que a vida é difícil já a torna mais fácil, pelo simples fato de sabermos que quando estamos enfrentando algum problema sério na vida, estamos na verdade vivendo.

Como todos temos problemas na maior parte de nossa existência, sempre existirá “alguma coisa pegando” em nossas vidas que se transformará em motivo para sofrimento, tristeza e depressão.

Encarar a realidade cruel da vida que nunca coopera diante de nossas expectativas mais positivas e otimistas é uma forma de viver melhor e contando com a ajuda da pessoa certa na hora certa pode nos ajudar ainda mais.

Devemos sim nos preocupar conosco mesmo e com as pessoas que mais amamos e gostamos na vida – devemos procurar fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudá-las de forma descompromissada e séria ao mesmo tempo.

Sempre que identificarmos em nós mesmos ou nos outros com quem convivemos os seguintes sintomas, precisamos ficar alertas e agir, quando necessário :

Os sintomas novamente destacados são : mudança abrupta ou gradual para um humor mais depressivo, um aumento do pessimismo diante da vida por mais de duas semanas, perda de interesse e prazer pelas coisas e temas que sempre demonstramos gostar muito de fazer e de falar sobre, além de alterações no sono (insônia ou sono em excesso), alterações nos hábitos alimentares, cansaço, fadiga, perda de concentração e ou agitação.

Eu repito – sempre teremos “alguma coisa pegando” em nossas vidas que vão nos causar dores e sofrimentos e nós precisamos aprender a lidar com estas situações difíceis – aprendendo novas técnicas e ferramentas que nos tornem mais fortes para enfrentar os momentos mais difíceis da vida, que infelizmente acontecerão em algum momento.

Voltando à entrevista, a médica cita os benefícios dos remédios, principalmente anti-depressivos, como tratamento paralelo (sempre prescritos por médicos, nunca por conta própria) mas reforça a necessidade de ajuda no aprendizado de formas inteligentes para enfrentarmos a dificuldades nossas de cada dia.

Fonte deste tema – Podcast Consultório CBN


A FORÇA CADA VEZ MAIS CRESCENTE DO VÍDEO NA INTERNET :

Eu ouvi neste podcast que 8 em cada 10 coisas que você usará na internet deverá estar em vídeo.

Ao menos 80% do tráfego da internet no mundo será de vídeos até 2019, de acordo com um levantamento da Cisco.

Hoje este índice já supera os 60%.

O consumo de vídeo está aumentando muito por causa de vários fatores, entre eles maior uso de celulares possantes e mais modernos por parte da população, que prefere ver e ouvir do que ler.

Segundo pesquisa, 90% dos usuários da internet preferem assistir seus vídeos pelo celular e a maioria dos vídeos assistidos está nas plataformas do Youtube principalmente e depois no Facebook.

Entre os que as pessoas mais acessam em vídeo estão os seguintes conteúdos : trailer de filmes, séries, vídeos educativos e de entrevistas.

O grande desafio para as empresas e seus anunciantes é como inovar na publicidade neste canal cada vez mais dominante nos tempos atuais – continuar fazendo propagandas ao velho estilo da TV em vídeos no Youtube não ajudará muito.

É tempo de rever a publicidade em vídeo para atrair os clientes.

Outro dado que me chamou a atenção em relação aos vídeos na internet foi a notícia que eu ouvi de que:


O YOUTUBE ANUNCIOU STREAMING DE TV NOS EUA

Os americanos já começaram a usar o Youtube para ver transmissões diretas e ao vivo ou gravadas de seus jornais, séries e programas favoritos. O custo do Youtube TV hoje gira em torno de US$ 35,00 por pessoa.

Estamos assistindo a chegada do futuro da TV – a TV pela internet, com seus programas transmitidos pelo Youtube.

Este fenômeno está causando o cancelamento de assinaturas de TV a cabo nos Estados Unidos, com os consumidores preferindo as novidades concorrentes como o Youtube TV e o Netflix.

É o futuro da TV sendo acelerado pelas gerações mais jovens que demonstram cada vez mais conseguir viver sem a TV tradicional e cada vez menos sem o computador e a internet.

A TV pela internet não é futuro na minha opinião, é um presente, literalmente falando.


INGRESSOS DE CINEMA VENDEM MAIS E JORNAIS IMPRESSOS VENDEM MENOS

A circulação média dos cinco maiores jornais do Brasil teve uma retração de 6% no último ano (entre eles – Folha de SP, O Globo, Super Notícias de BH, O Estado de SP).

Se por um lado quase todos os jornais estão experimentando queda nas vendas de seus periódicos impressos, por outro alguns jornais têm conseguido aumentar o número de assinantes digitais.

Os jornais precisam ser reinventados novamente – praticamente lemos jornais da mesma forma como nossos avós liam – o modelo de negócios dos jornais precisa ser chacoalhado de forma disruptiva para continuar existindo.

Por outro lado os ingressos de cinema vendidos cresceram cerca de 9% no último ano.

Num país com mais de 200 milhões de habitantes, foram vendidos 184 milhões de entradas para cinema, cerca de um ticket por habitante ativo do país.

Para mim a queda na circulação de jornais e de livros e o aumento da presença das pessoas no cinema são claros sinais da crise dos últimos anos.

Fonte dos temas abordados acima – Podcasts Minuto Meio e Mensagem com Alex.Zaghi Lemos – CBN e Conexão CBN com Débora Freitas


PESQUISA SOBRE A INTERNET REVELA

Somos 3,7 bilhões de pessoas penduradas na internet no mundo inteiro.

Metade (49,6%) destas pessoas estão na Ásia, 17% na Rússia e 10,7% na América Latina.

Existem cerca de 1 bilhão de sites circulando pela internet, cada vez mais ameaçados pela presença crescente das redes sociais.

No último observou-se um crescimento de 17% no uso da Internet via celular, 10% no número de usuários ativos e uma queda no uso da internet via computador, cada vez mais em declínio por causa da crescimento do uso da internet móvel.

Um dado que precisa ser considerado :

Mais da metade (55%) das pessoas que usam internet, antes de fazer suas compras leem resenhas on line sobre os produtos e serviços oferecidos.

O E-commerce mundial está crescendo, o mesmo ocorrendo no Brasil.

O aumento do acesso via VPN também chama a atenção – VPN é quando uma pessoa acessa a internet através do seu país(Brasil, por exemplo) mas com um código de outro (Eua, por exemplo) – por este tipo de conexão privada a pessoa finge estar acessando de outro país para ter acesso de conteúdos apenas veiculados em outros – como é o caso da Netflix.

Fonte deste tema – Podcast Vida Digital com Pedro Dória na CBN


Para encerrar este post escolhemos um vídeo muito motivador e inspirador :

Ele deve ser visto toda vez que você tiver um desafio muito difícil pela frente e tiver vontade de desistir – ele nos ensina o valor da força de vontade e da crença em nós mesmos – atleta de 99 anos bate seu concorrente de 92 em corrida de atletismo :

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*