Novidades

COMO A MORTE ENSINA A VIVER

“Eu pretendo viver para sempre ou morrer tentando” rs

Frase de Grouxo Marx


Para ilustrar este post eu escolhi a obra de arte – o quadro “O Semeador” de Vincent Van Gogh


Outro dia ouvi o publicitário Marcello Serpa falar sobre sua emocionante despedida da agência Almap, uma grande agência de publicidade onde ele fez história.

Aos 53 anos ele largou tudo para viver a vida sobre as ondas no Havaí e curtir um período sabático.

A decisão foi inspirada num conto de Tolstoi que ele leu aos 30 anos.

Ele afirmou que depois de ler o conto teve uma epifania – uma visão de que quando chegasse na casa dos 50 ele pararia para pensar. Não queria seguir correndo freneticamente sem saber o motivo.

Nesse dia dos mortos, eu decidi publicar uma versão deste conto de Tolstoi escrito em 1880 para que você entenda o motivo da decisão de Serpa e pare pra pensar um pouquinho também na sua vida :


“De quanta terra precisa um homem” – Tolstoi

Era uma vez um fazendeiro que tinha um pequeno pedaço de terra na Rússia e que vivia muito bem com a sua esposa.

De repente, num belo dia, ele recebeu a visita do Diabo em sua casa, que tentou convencê-lo a ser uma pessoa gananciosa e muito ambiciosa.

O Diabo lançou a ideia dele ser mais ambicioso na vida e buscar acumular o máximo de bens, riqueza e terras possível.

Alegando que não estavam interessados e que eram felizes com o pouco que tinham, o fazendeiro e a mulher dispensaram o Diabo.

Este por sua vez, se sentindo desafiado em transformar aquele homem simples, honesto, íntegro e totalmente família num homem ganancioso e muito ambicioso, arquitetou um plano.

O Diabo apareceu disfarçado de comerciante de terras na casa do Fazendeiro e usando um poder de persuasão incrível convenceu o Fazendeiro a se transformar num homem ganancioso e sedento por mais riquezas, mais bens e mais terras.

O Diabo tanto fez que convenceu o fazendeiro a comprar primeiro as terras de seu vizinho e depois as terras dos moradores mais próximos, sempre levando alguma vantagem adicional, até se tornar o maior dono de terras da região.

Tal mudança de comportamento afastou o fazendeiro de sua fiel esposa de longa data e praticamente acabou com seu relacionamento, pois a esposa não aceitava tanta ambição descabida.

Impressionado com a sua façanha e querendo testar ainda mais o fazendeiro, o Diabo apareceu para ele disfarçado de um Grande Chefe da Tribo Na Sibéria e o convenceu a expandir suas terras indo para lá.

Vá para a Sibéria, escolha a partir de um ponto e comece a demarcar o máximo de terras que conseguir – todas que você marcar, passarão a ser suas – mas só que tem uma condição :

– Você precisará voltar impreterivelmente antes do por do sol, sob pena de nada valer a pena.

Ansioso, esfregando as mãos e com os olhos arregalados, o fazendeiro foi para a Sibéria, escolheu um ponto e começou a demarcar as terras, que automaticamente passavam a ser suas como prometeu o Grande Chefe Das Tribos de Lá.

Só que deu meio dia (hora limite para o fazendeiro inciar o seu retorno – para chegar antes do por do sol) e ele munido de sua grande ambição e ganância continuou um pouco mais dizendo – “Eu consigo”.

Depois de perder muito tempo marcando mais terras, ele resolveu voltar e para recuperar o tempo perdido, resolveu voltar correndo, desesperado feito um condenado – correu, correu, correu, correu, correu como nunca na vida e vendo que não chegaria a tempo, resolveu escalar um pequeno morro para tentar achar alguma saída.

Quando chegou lá no topo, ele encontrou com o Diabo, disfarçado de grande chefe da tribo da Sibéria – então ele tentou falar, mas ao mesmo tempo, sentiu uma dor no peito, teve um infarto fulminante e caiu morto sobre a neve.

Diante dele, o Diabo balançou a cabeça, deu um sorrisinho e exclamou :

-Estes Humanos, não tomam jeito !

-Para que querer acumular tanta terra se no final eles só ficam com um espaço de pouco mais de 2m de comprimento?


Para encerrar este post escolhi um vídeo da Geriatra Dra. Ana Cláudia Quintana :

A MORTE ENSINA A VIVER :


E VOCÊ – PARA QUE CORRE TANTO NA VIDA?

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*