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5 COMPORTAMENTOS QUE MAIS AFASTAM AS PESSOAS E COMO EVITÁ-LOS PARA TER SUCESSO

“Discordar sem ser desagradável é um dos maiores segredos da vida”

Frase adaptada de Chris Voss-FBI


O quadro que escolhi para ilustrar o post foi “O Filho Do Homem” de René Magritte, óleo sobre tela de 1946. Ele representa o mistério que todo ser humano esconde por trás de sua face.

Essa pintura mostra um homem em um sobretudo e um chapéu coco, em frente a uma mureta, e atrás dela, o mar e um céu nublado. O rosto do homem está em grande parte escondido por uma maçã verde pairando no ar. No entanto, os olhos do homem podem ser vistos, espreitando sobre a maçã. Outra característica sutil é o braço esquerdo do homem, que parece dobrar para trás, na altura do cotovelo.


Este post foi inspirado num artigo sobre comportamentos tóxicos que li da Kathy Caprino, uma especialista em gestão de carreiras.

Eu gostei do artigo e resolvi escrever sobre a minha visão e a minha experiência relacionada com alguns dos comportamentos que ela cita, acrescentando outros que achei importante dentro da minha experiência em gestão de talentos e mentor de carreiras.

Veja quais são os cinco comportamentos que mais afastam as pessoas e como evitá-los para ter mais sucesso:

1-LEVAR TUDO PARA O LADO PESSOAL

Tem gente que não pode ouvir o outro abrir a boca, que parte logo para cima para se defender, como se qualquer comentário fosse uma ofensa, um ataque pessoal.

Um estudo que li algum tempo atrás me provou que quando o assunto é comunicação, as pessoas tendem a nos usar como “espelhos” para poder falar e colocar para fora aquilo que elas estão pensando ou sentindo – que na maioria das vezes quando as pessoas estão falando com a gente, na verdade estão mais falando com e para elas próprias do que para a gente.

Eu passei a observar melhor as pessoas depois disso e percebi que é a pura verdade – e descobri que um dos comportamentos mais inúteis que podemos ter na vida é levar tudo o que falam conosco para o lado pessoal.

As pessoas quando fazem comentários nem sempre estão tentando nos atacar, elas estão tentando expressar externamente o que as incomoda dentro de suas mentes.

Só que quando abrem a boca e se expressam nos fazem entender que tudo é uma crítica, um ataque que precisa ser levado para o lado pessoal.

Para ter mais sucesso na vida, pare de levar tudo o que ouve para o lado pessoal e economize muito sua raiva e sua angústia.

Ao invés de levar tudo para o lado pessoal, tente ouvir e deixar os comentários fluírem, as coisas passarem – ouça sem sentir necessidade de revidar a cada palavra.

Dê ao outro que está ao seu lado a oportunidade de falar como você como se você fosse um espelho para ele – um espelho para o qual ele precisa se virar e falar o que está sentindo e pensando.

A única coisa que você não pode tolerar de jeito nenhum é uma agressão física.

Expressões verbais mal colocadas ou mal faladas dizem muito mais sobre os sentimentos das pessoas que estão que estão falando do que sobre as pessoas que estão ouvindo.

Portanto, da próxima vez que ouvir algo que soe como um ataque, pare de levar tudo para o lado pessoal e passe a entender o seu papel de espelho para a outra pessoa que está do seu lado – simplesmente relaxe, ouça sem dizer uma palavra, deixe passar o comentário e seja mais feliz.

E por fim use a sabedoria dessa frase a seu favor :

“Quando eu me conheço eu não me aborreço”

Professor Leandro Karnal

2-AGIR DE FORMA EXTREMAMENTE NEGATIVA

O negativo é aquele sujeito que vive dizendo coisas como “ah, eles não vão nos deixar fazer isso nunca” ou “xi, isso já foi tentado várias vezes antes e não funcionou”, entre outros comentários.

Sem querer e até sem saber pessoas negativas acabam azedando o ambiente onde elas se encontram – elas parecem sempre carregar um balde de água fria para jogar nas pessoas e suas ideias.

Para evitar agir como uma pessoa negativa, tente fazer suas colocações da seguinte forma :

Faça uma limpeza no seu armário de expressões que você usa para se comunicar com freqüência. Jogue fora aquelas expressões com conotações negativas e substitua-as por palavras mais positivas ou neutras.

Nunca deixe de falar o que você está pensando ou está sentindo, só que faça isso sem parecer desagradável.
Seja mais otimista, procure ver o lado bom e positivo das coisas.

Seja mais construtivo – se você discordar só por discordar corre um sério risco de ser rotulado como chato. Se você discordar e ao mesmo tempo propuser uma outra solução alternativa, as pessoas vão passar a te admirar mais – nunca discorde somente, apresente propostas, soluções, alternativas.

De vez em quando faça o exercício de pensar nas alternativas que estão sendo discutidas e descubra que muitas vezes, mesmo com todos os problemas, a alternativa que está na mesa pode ser considerada “dos males o menor” – passe a enxergá-la de forma positiva e tente sugerir algo para melhorá-la ainda mais.

3-AGIR COMO VÍTIMA O TEMPO TODO

Pessoas não gostam de estar perto de outras que se portam constantemente como vítimas.

Pessoas com a síndrome de Vítima sugam muito a energia dos outros, acabam sendo cansativas e não acrescentam muito para o grupo do qual faz parte.

O “Vitima” vive culpando os outros pela sua situação – todo mundo é culpado pelo que acontece com ele, menos ele.

A vítima vive culpando os outros pela sua situação, como se sua vida fosse obra de outra pessoa e ela não tivesse nenhuma responsabilidade sobre seus atos.

Viver é um ato de construção – a gente vive para construir a melhor vida possível e nós somos os maiores responsáveis pelo que acontece conosco.

Você é livre para fazer suas escolhas o tempo.

Seja mais o autor da sua própria vida, assuma mais a sua responsabilidade por ela e pare de colocar nas mãos dos outros o rumo da sua própria vida.

Viver é enfrentar problemas o tempo todo, enfrentá-los, agir e reagir e mudar o tempo todo.

Vítimas tem uma enorme crença de que suas vidas são obra e arte de forças externas, uma outra pessoa, uma situação ou uma entidade.

Para não se portar como vítima, comece a encarar as mudanças que você precisa fazer para melhor na sua vida como sua maior responsabilidade.

Foque no Aqui e no Agora. Pense no que só você pode fazer para melhor daqui para frente, sem ficar olhando para trás inutilmente.

O que passou, passou – a vida se constrói daqui para frente e o hoje e o agora são a sua grande chance de mudar.

Faça o exercício do quadro : Coloque dentro de um quadro imaginário todo mundo que você acha que tem culpa pelas coisas que acontecem com você e com a sua vida – depois, uma a uma, vá tirando deste quadro todas as pessoas que você nomeou até que você fique sozinho dentro deste quadro e responda :

Tirando todas as outras pessoas que estavam aqui, o que você e só você pode fazer para mudar a situação para melhor. Você vai se assustar com a sua força para se transformar.

Controle seu destino, não dê permissão para que outros tentem controlá-lo por você.

4-AGIR COMO O SINCERO QUE FALA O QUE QUER, JULGA E EXIGE

Pessoas que se auto denominam Sinceras ao extremo, costumam ser vistas como um problema. Porque elas confundem o fato de se sentirem sinceras e falarem a verdade com permissão para ofender e magoar os outros.

As pessoas até esquecem o que você fala para elas, esquecem o que você faz com elas, mas elas dificilmente perdoam o como você as faz se sentirem.

Evite praticar o sincericídio e sair por ai julgando, criticando e atacando os outros em nome da sua extrema sinceridade.

Ao invés disso, pratique mais a empatia e a compaixão, tentando se colocar no lugar dos outros, entender seus pontos de vista e tentando contribuir para que elas sejam pessoas melhores por conviverem com você.

Aqui também vale a dica – nunca deixe de falar o que você está pensando ou sentindo, mas jamais faça isso de forma desagradável.

5-AGIR COMO O QUEIXOSO CRÔNICO

O queixoso crônico é aquele sujeito que reclama de tudo – da política de férias, da promoção dos outros, dos benefícios, da carga de trabalho (na opinião dele menor para os outros), da posição da mesa, dos métodos de trabalho,…

Essa pessoa é vista como inconveniente, uma influencia desmoralizadora sobre os que são obrigados a conviver com ela.

Para não ser um queixoso crônico, comece por se auto reconhecer mais – você tem muitas qualidades, muitos êxitos – procure listar seus últimos dez trabalhos de sucesso e veja que o que você menos tem é razão para se queixar.

Reconheça-se mais, premie-se por fazer coisas boas e tente se relacionar melhor com as pessoas ao seu redor.

Pare de depender tanto da validação e da aprovação dos outros – quando as pessoas não dão feedback ou não falam nada sobre o que você fez – na maioria das vezes é porque elas gostaram – quando não gostam é que elas falam. As pessoas são assim – o que você faz bem elas nem lembram, o que você faz mal elas não esquecem rs.

Para não ser um queixoso crônico, aceite correr mais riscos e encare a possibilidade de errar e de falhar em algum momento. Não se cobre tanto por isso.

Todo mundo está sujeito a falhas e as pessoas mais bem sucedidas do mundo não são aquelas que nunca falharam, pelo contrário são aquelas que falharam feio, mas que souberam converter seus erros em lições e aprendizados para o sucesso.

A música que escolhi para trilha sonora deste post foi – “Tango do Mal – Eu vou jogar um tango na sua cara de bolero comedido…” de Simone Mazzer

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3583 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

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