Novidades

Dica de filme excelente para você ver até da poltrona de sua casa (pela TV – Canal Futura) e relaxar muito no fim de semana e descansar/fugir do tédio, da monotonia, da rotina, do stress e da falta de tempo provocado pelos dias agitados da semana que passou – Veja o filme Chinês “Rua Secreta”

“Mistério é quando o personagem sabe vai acontecer e você não e Suspense é quando você sabe o que vai acontecer e o personagem não”

A Frase inspiradora do dia – de Alfred Hitchcock


Olá ! A minha maior causa na vida e o meu maior propósito com o Blog Do Maluco é contribuir para que você, leitor(a) se sinta uma pessoa ainda melhor do que já é.

Quero muito contribuir para aumentar o seu valor pessoal e profissional.

Quero muito contribuir para que você possa desenvolver o seu potencial ao máximo, publicando durante a semana posts de conteúdo inteligente e relevante sobre como atingir a excelência na gestão da vida, da carreira e das empresas.

Nossos inimigos em comum são o stress, o tédio, a monotonia, a rotina e falta de tempo do dia a dia. Para combatê-los procuro publicar nos fins de semana, dicas que te inspirem a cuidar ainda mais da sua saúde física e mental.

Você uma pessoa cada vez melhor é a grande causa pela qual trabalho na vida.


Minha dica de cinema de hoje vai para um bom filme chinês, bem avaliado pelo público e pela crítica que o assistiu:

Origem : China – Direção : Vivian Qu


Porque eu gostei muito desse filme, a ponto de recomendá-lo :

  • O filme tem toques “Hitchcockquianos” que misturam boas doses de mistério com suspense na medida certa.

  • Representa uma boa forma de viagem virtual ao outro lado do mundo, ao território e cultura/costumes da China contemporânea, com todas as suas tradições, curiosidades e ambiguidades

  • Representa menos do mesmo, com a introdução de nova diretora e novos atores que até então desconhecíamos e que atuam muito bem – agradando pelo fato de podermos ter um ponto de vista fora do eixo do cinema ocidental ao qual estamos tão acostumados

  • O filme aborda em seu tema principal um tema para lá de moderno : o uso da tecnologia e das redes sociais, seus riscos de controles em excesso das pessoas e das populações e até o risco da censura arcaica ao novo ser humano mais tecnológico

  • Possui uma boa linguagem visual narrativa (mais baseados em imagens, vídeos e fotografias do que em longos textos e diálogos) e costura bem temas como mistério, suspense, romance até mesmo política

  • A maneira inteligente que a diretora encontrou para fazer uma crítica política ao governo chinês através de uma história de amor

  • A maneira inteligente que a diretora encontrou para fazer uma crítica ao uso exagerado da tecnologia atual, a partir do fato em que as pessoas começam a seguir umas às outras, até acabarem se perseguindo, literalmente.

  • A forma como o filme monitora emoções pelo GPS (cena que você verá num certo encontro no parque)

  • A demonstração da briga informal pelo poder entre o Estado e seus cidadãos através do domínio conhecimento, uma vez que informação é poder.


  • A História do filme :

Li Qiuming (Yulai Lu) é um jovem engenheiro recém formado que está estagiando numa empresa de cartografia digital.

Orientado por um colega mais experiente, Li realiza as medições num bairro da cidade de Nanjing.

Porém assim que começa seu trabalho, as antenas de sua mente e de seu coração captam uma imagem que ultrapassa as lentes de seu aparelho de precisão e vai além da esquina de uma avenida que ele tem a missão de catalogar.

Seu olhar flecha o rosto e o sorriso de uma moça jovem, Guan Lifen (Wenchao He), que vive num dos prédios da rua onde a sua empresa faz o mapeamento cartográfico.

Perceba como flui o romance entre eles, a forma como Li cria sua estratégia para localizar a moça, a cena da chuva e o truque dos pen drives para promover um encontro romântico e depois veja a dureza com que ele paga pelas consequências de sua ousadia.

A história se desenrola num clima de romance até que, a própria rua (cenário da história) se transforma num grande problema para seus protagonistas.

A rua situa-se no endereço onde os protagonistas passam seus dias e ela é considerada um grande problema, porque por questões estratégicas de segurança, a rua existente na vida real, não pode ser detectada no mundo virtual e por isso é excluída do catálogo que a empresa de mapeamento digital está montando.

A rua, por conter segredos de Estado, foi projetada para ser invisível aos olhos da sociedade oriental, criando um grande paradoxo.

Apesar dos engenheiros a enxergarem e nela andarem, eles não conseguem localizá-la no mapa criado por eles próprios.

Tal paradoxo sem explicação lógica disponível, chama muito a atenção do jovem Li, que curioso começa a investigar, por conta própria, as razões para a invisibilidade geo-digital daquela rua misteriosa.

Entre a existência real e o desaparecimento digital, a rua passa a ser uma obsessão para Li, engenheiro com formação cartesiana, que por isso tem grande dificuldade de aceitar tal fato intrigante.

O que ele não imagina no início de sua investigação é que está prestes a mexer numa caixa de marimbondos, pois ao aceitar trabalhar numa empresa que monitora ruas, acaba sendo ele alvo de espionagem, controle e monitoração pelo governo.

À curiosidade para conhecer a razão da dupla personalidade da rua, adiciona-se o fato de Li ter se apaixonado pela visão da moça, que mexe com seus sentimentos, desperta sua paixão e cria uma confusão entre o seu eu racional de engenheiro e o seu eu emocional de ser humano.

Li, sentindo-se empoderado pelo desejo e pela curiosidade, não sente motivos para recuar diante de perigos que se escondem atrás de todo esse mistério.

O filme tem um começo cativante.

Eu li que a diretora do filme tem, na sua formação cinematográfica, influências do mestre do suspense e do mistério, o grande Alfred Hitchock, de quem pega emprestados alguns clichês que se encaixam como uma luva na história.

De Hitchcock ela herda a habilidade para embaralhar questões relacionadas à culpa humana com questões do olhar humano, formando um mosaico que leva à idealização do amor quase platônico.

As imagens são manejadas com uma precisão quase matemática, criando um efeito interessante de deslocamento da percepção para quem assiste o filme.

Os espectadores são convidados a se envolver deliciosamente na história, de tal forma que, a certa altura dele, se sentem no centro de uma complexa e ao mesmo tempo leve trama misteriosa.

Rua secreta é um filme que vale a pena ser visto, em minha opinião, um filme acima da média, conduzido por uma diretora competente que apresenta oscilações e buracos dentro do seu roteiro, sem contudo deixar isso comprometer o entretenimento agradável que ele proporciona, além das reflexões sobre a vida que vivemos.


Para sua pré-avaliação informo a nota que esse bom filme recebeu nos melhores sites de cinema do mundo, dadas pelas pessoas que o assistiram:

  • 6,3 na opinião do público – site IMDB

  • 6,0 na opinião de público e crítica  – Site Rotten Tomatoes

  • 6,5 em minha opinião pessoal

  • 6,3 na média das notas acima

Veja o trailer do filme :


Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*