Novidades

Bill Gates publicou, outro dia em seu blog e num artigo do jornal New York Times, uma das melhores dicas que ele extraiu de um dos melhores livros que leu nesse século – Eu usei a dica dele para ler o livro e para escrever esse post:

A Felicidade não está onde a gente busca ou

em quem a gente quer ser.

Ele está onde a gente já está e em quem a gente já é.

Aceitar mais quem somos e o que temos é o caminho para melhorar sempre.

A Frase inspiradora do dia – de um amigo, monge budista


Arte de aquietar a mente

Opinião – texto do artigo publicado na coluna sobre excelência em gestão de carreiras, vidas e empresas de  02/10/2018 – Confira num dos Links: http://hoje.vc/21wwq

Mauro Condé*

Outro dia, assistindo ao filme “O Bem-Amado” me deparei com uma cena hilária: O prefeito, que estava uma pilha de nervos, viu o assistente lhe oferecendo um calmante e reagiu:

“-Calmante? Que calmante que nada! Eu preciso é de um enervante!” Rs.

Inspirado por essa cena, acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, utilizando como meio de transporte excelentes livros sobre saúde.

Eles me transportaram para o Brasil dos anos 1970, quando fui recebido pelo precursor da ioga no Brasil, o Professor Hermógenes.

Fui logo pedindo para ele: – Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e que tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.

Ele então me deu o seguinte conselho:

Acrescente à prática da higiene corporal diária a higiene da mente e da alma por meio da meditação. A meditação é a arte de aquietar a mente que produz entre outros, os seguintes benefícios:

  • – Nos coloca em contato com nosso interior e nos ajuda a descobrir quem somos.

  • – É uma das coisas que mais acalma em eventuais péssimos momentos, acalma, de forma natural, mais do que remédios e tranquilizantes.

  • – Auxilia e acelera a cura de todas as outras curas, pois a doença, mais do que um mal, é um sinal de alerta que ativa nossa reação imunológica.

Ele também me ensinou duas formas extras, simples e rápidas de meditar:

1) Respire lenta e profundamente:

– Inspire pelo nariz, contando mentalmente de um até cinco.

– Segure a respiração, contando mentalmente de um até cinco.

– E depois expire pela boca, como se estivesse soprando com muita vontade uma vela de aniversário, contando mentalmente de um até dez.

– Repita algumas vezes essa respiração lenta até desfrutar de um agradável bocejo relaxante.

2) Pare de se levar tanto a sério – ria e sorria sempre – ria e sorria mais.

– Sinta como sorrir para você mesmo relaxa seus músculos e alivia suas tensões e preocupações.

Procure meditar sempre pois, principalmente em momentos difíceis, essa prática vai te ajudar a atravessar o furacão dos problemas.

(*)Palestrante, consultor e fundador do Blog do Maluco.


Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

1-Visual – Aprecie o quadro – a pintura – obra de arte de 1632 – “O Filósofo em Meditação” do grande pintor Holandês – Rembrandt.

Rembrandt: O Filósofo em Meditação, 1632

Perceba o detalhe da espiral da escada simbolizando os degraus do conhecimento.

O lado com luz significa a razão e o lado escuro em forma de concha significa o mistério, o desconhecido – dois caminhos necessários para o pensamento, degrau por degrau, de forma acumulativa.

Veja como o filósofo está com sua cabeça baixa, de olhos fechados e pensativo, bem próximo à janela que emana luz para o ambiente e seus pensamentos.

Eu gosto do contraste entre a luz que penetra a cena vinda de fora e as sombras do interior, aguçadas pelo ponto escuro no alto da escada e no centro da tela.

Perceba outra fonte de luz, o fogo sendo aceso por uma mulher no canto inferior direito da tela, emanando também calor para aquecer o ambiente entre o marrom e o dourado, monocromático.

A mulher se dedica ao trabalho braçal e o filósofo ao pensamento.

Cada linha e cada detalhe desse quadro prende o nosso olhar dentro da genialidade do pintor.


2-Literária

Leia o Livro “21 Lições para o Século 21” :

Citado por Bill Gates como um dos melhores de todos os livros que ele já leu nesse século, ele contém uma das melhores de todas as dicas que ele já leu em uma obra e com a qual eu concordo plenamente :

“Aprenda a Meditar!”

Para Viver Mais e Melhor

Eu acabo de ler esse livro como parte da trilogia do autor de Sapiens e Homo Deus, outras duas obras de arte da literatura moderna que eu também li e gostei muito.

Nesse livro, que conheci pela recomendação de Bill Gates, Yuval explora as grandes questões do presente e o que podemos fazer para melhorá-lo.

Como, por exemplo, podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas, da epidemia de fake news e da ameaça do terrorismo.

O que devemos ensinar aos nossos filhos é um tema interessante do livro.

Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos.

Já no livro “21 lições para o século 21” ele explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.

Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes.

Eu adorei a estruturação de seu argumento sobre a importância cada vez maior da meditação em nossas vidas. Será praticamente impossível viver de maneira saudável sem a higiene mental diária em paralelo à higiene corporal.

Meditar é tão importante quanto escovar os dentes e a meditação deve ser praticada diariamente, em minha opinião.


3-Musical

Clique na imagem abaixo para abrir uma play list com música que visam proporcionar calma e relaxamento intenso :

Dentro do link clique em prévia para ouvir as músicas relaxantes.

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*